Buscar

DESAFIO 3 - Subáreas da Linguística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO 3
SUBÁREAS DA LINGUÍSTICA
A Linguística é considerada uma ciência, pois descreve e explica fatos de uma ou mais línguas, ou seja, o linguista é capaz de comparar línguas e identificar seus princípios de funcionamento, suas semelhanças e diferenças. O linguista é, portanto, um cientista, pois não julga pronúncias, vocabulários, etc.; ele apenas estuda os fenômenos, os descreve e tenta explicá-los. Para tanto, os fatos podem ser observados quanto ao seu funcionamento em um dado momento (sincronia) e suas transformações podem ser estudadas em uma perspectiva diacrônica.
Imagine a seguinte situação: 
Você é professor de português dos anos finais do Ensino Fundamental e gostaria que seus alunos tivessem um espírito investigativo, isto é, que agissem como os linguistas: cientistas que estudam os fenômenos e os descrevem sem julgamento.
Pensando nisso, você deve elaborar uma proposta de atividade que leve os alunos a atuarem como um linguista, ou seja, como um cientista. Para tanto, proponha uma estratégia em que os alunos devam analisar, com fundamentação científica, o vocabulário utilizado por eles e seus familiares nas redes sociais.
RESPOSTA:
Seleção de textos nas redes sociais, lista de palavras mais usadas.
Explicação: Selecionar publicações pessoais e dos familiares em redes sociais, catalogar as palavras mais usadas, explicar o contexto em que foram aplicadas, questionar aos familiares o significado que dão a tais palavras, buscar o sentido no dicionário e depois estabelecer uma comparação entre o sentido atribuído pelo dicionário e pelos usos pessoais e familiares.
Padrão de resposta esperado
Uma possibilidade de atividade relacionada é:
Solicitar que o aluno analise o vocabulário utilizado por ele e seus familiares nas redes sociais. Para isso, o aluno deve escolher um corpus de análise (p. ex., mensagens publicadas em um grupo no WhatsApp), elaborar uma metodologia e comparar: a escrita na rede social é semelhante à oralidade ou à escrita? Há semelhanças/diferenças na linguagem de pessoas de diferentes gerações?
Solicitar que o aluno pesquise as referências sobre variedade linguística e internetês e elabore:
- um plano de pesquisa (com o tema da pesquisa, o problema a ser investigado)
- um projeto (com os objetivos, a justificativa, as hipóteses e a metodologia)
- um relatório com os resultados (explique o percurso da pesquisa e se as hipóteses se confirmaram)  
Ao final das atividades, é importante também fazer um momento com a turma para que os alunos comentem e discutam as descobertas realizadas.

Continue navegando