Buscar

11 - Tics (intolerancia a lactose)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Gabriela Luiza Magro
Período: 1º período - T7 - Turma A
Data de envio: 26/05/2021
1. Qual o motivo da diarréia que ocorre nos pacientes portadores de Intolerância à Lactose após o consumo de derivados do leite? Qual o motivo desta intolerância? Existe algum exame capaz e fazer o diagnóstico deste problema?
O tipo de carboidrato utilizado em uma alimentação varia conforme as escolhas alimentares. A lactose é um deles. É um dissacarídeo muito comum em nossa alimentação, advindo do leite integral de vaca e de seus derivados. Esse dissacarídeo é composto por 2 monossacarídeos: a glicose e a galactose. Porém, para a digestão e absorção completa da lactose, há necessidade de plena atividade das enzimas digestivas. Para isso, o organismo lança mão de duas enzimas, a amilase salivar e a lactase. Os produtos desta digestão (glicose e galactose) são totalmente absorvidos no intestino delgado e vão para corrente sanguínea.
Quando a lactose chega à luz intestinal, deverá ser hidrolizada em monossacarídeos pela lactase, que é uma endoenzima presente na borda em escova da mucosa (células epiteliais de revestimento do intestino). A digestão deste carboidrato ocorre em todo o delgado, porém, sua atividade é grande no jejuno proximal, pequena no duodeno e jejuno distal e praticamente ausente no íleo terminal.
Alguns indivíduos apresentam um distúrbio nesta digestão, denominado de intolerância à lactose, causada pela deficiência, primária ou secundária, da enzima responsável pela hidrólise da lactose, a lactase. Este distúrbio manifesta-se na forma de uma má absorção deste açúcar, a lactose, presente no leite, podendo causar grande desconforto abdominal e diarreia.
Os sintomas e sinais da intolerância à lactose são semelhantes a qualquer outra deficiência enzimática especifica. O adulto apresentará borborigmo, distensão abdominal, flatulência, náuseas, diarréia e cólicas abdominais.
A intolerância pode ser detectada principalmente por exames de sangue, o qual o paciente recebe em jejum uma dose alta de lactase, depois de passados alguns minutos são colhidas amostras (3 amostras em minutos diferentes) de sangue para avaliar os níveis de glicose.  
REFERÊNCIAS
TÉO, Carla Rosane Paz Arruda. Intolerância à lactose: uma breve revisão para o cuidado nutricional. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 6, n. 3, 2002.
QUILICI, Flávio Antonio; MISSIO, Alessandra. Intolerância a lactose. Sociedade Integrada de gastroenterologia. Campinas-SP, 2004.

Outros materiais