Buscar

masaaki imai -

Prévia do material em texto

Masaaki Imai realiza discursos sobre tópicos relacionados com KAIZEN, Lean e Melhoria Contínua em eventos e conferências públicas ou privadas em qualquer parte do mundo.
Masaaki Imai visita a sua empresa e conduz um Gemba Walk, observa, aconselha e compartilha a sua experiência com todos os presentes. É uma oportunidade de aprendizagem para as equipes de gestão e uma iniciativa que tem impacto significativo na motivação interna.
Livros escritos por Masaaki Imai: 
•	2012: "Gemba KAIZEN: A Commonsense Approach to a Continuous Improvement Strategy, 2ª Edição" (McGraw Hill)
•	1997: "Gemba KAIZEN: A Commonsense, Low-cost Approach to Management" (McGraw Hill)
•	1986: "KAIZEN: The Key to Japan’s Competitive Success" (McGraw Hill)
•	1975: "Never Take Yes for an Answer: An Inside Look at Japanese Business"
Masaaki Imai
M asaaki Imai nasceu em Tóquio em 1930. Em 1955, ele se formou na Universidade de Tóquio, onde também formou trabalhos em relações internacionais. Em 1962, ele fundou a Cambridge Corp., uma empresa internacional de gerenciamento e recrutamento de executivos. Como consultor, ele ajudou mais de 200 empresas estrangeiras e de joint-venture no Japão em áreas como recrutamento, desenvolvimento executivo, gestão de pessoas e estudos organizacionais. De 1976 a 1986, Imai atuou como presidente da Federação Japonesa de Associações de Agências de Recrutamento e Emprego.
Em 1986, a Imai estabeleceu o Instituto Kaizen para ajudar as empresas ocidentais a introduzir conceitos, sistemas e ferramentas kaizen . Nesse mesmo ano, ele publicou seu livro sobre administração japonesa, Kaizen: A Chave do Sucesso Competitivo do Japão . Desde então, este livro mais vendido foi traduzido para 14 idiomas.
O novo livro de Imai, Gemba Kaizen: A Commonsense, Abordagem de baixo custo à administração , foi publicado pela McGraw-Hill em maio. Nesta entrevista com ele, discutimos o impacto do conceito de kaizen nos negócios dos EUA, o recém-introduzido conceito de gemba , o sistema de gerenciamento JIT, pontos fortes e fracos nos negócios dos EUA e o estado atual dos negócios japoneses.
 
Já se passaram mais de dez anos desde que seu primeiro livro, Kaizen , introduziu o conceito de kaizen nas empresas americanas. 
Um dos pensamentos de Imai sobre dentro das grandes empresas: Um enorme desperdício de recursos pode ser percebido na maneira como um produto é projetado, fabricado e vendido. A competição por qualidade e custo está se intensificando. Assim, melhorar a qualidade e reduzir custos é a única opção de sobrevivência. Freqüentemente, os gerentes consideram a redução de custos sinônimo de redução de custos. A redução de custos deve resultar de uma melhor gestão de custos. O ponto principal é como criar um sistema de gerenciamento que possa reduzir custos e alcançar boa qualidade.
JIT, o que significa e como funciona para Imai.
Imai: Muitas vezes me deparei com um entendimento restrito do JIT, que se concentra apenas em questões de entrega de suprimentos. Na verdade, o JIT é muito mais amplo. Ele deve abranger toda a cadeia de valor, desde a origem da matéria-prima até o usuário final - e deve ser implementado em todas as etapas dessa cadeia de valor. E como o JIT remove o desperdício (lembrando que o estoque excessivo não utilizado é considerado desperdício), todo processo na cadeia de valor precisa ser flexível e capaz de responder dentro do tempo que leva para o cliente fazer um pedido. Isso é verdade JIT.
Além disso, o JIT exige que todos os processos e recursos estejam alinhados e respondam às flutuações do cliente. Exige que o equipamento esteja pronto para produzir sem falhas, e é por isso que a manutenção produtiva total é uma parte crucial do JIT e exige que cada produto seja da mais alta qualidade.
E, finalmente, JIT significa mudar a maneira como os funcionários pensam sobre seu trabalho. Todos na empresa devem estar buscando uma maneira melhor de fazer seu trabalho o tempo todo, constantemente eliminando muda (atividades que não agregam valor) e agilizando os processos de trabalho, e os gerentes devem estabelecer uma meta desafiadora para motivar os funcionários.
Referencias: 
https://www.toolshero.com/toolsheroes/masaaki-imai/
https://www.qualitydigest.com/june97/html/imai.html
https://br.kaizen.com/about-us.html

Continue navegando