Buscar

CCT0752 - Teste de conhecimento - Aula_5

Prévia do material em texto

1.
		O bem não durável tem a característica de:
	
	
	
	não poder ser adquirido por pessoa jurídica
	
	
	não poder ser adquirido por pessoa física
	
	
	se extinguir com o uso
	
	
	não é passível de garantia
	
	
	não se extinguir com o uso
	
Explicação:
A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange questão de produtos duráveis e não duráveis - Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor ¿ Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. - Tendo em vista o prazo menor de duração, a resposta correta é: se extinguir com o uso.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Mércia, ao comprar um perfume em uma loja virtual, recebe em sua casa o produto, dentro do prazo estipulado pelo fornecedor, mas percebe que o tamanho do frasco é menor do que foi exposto na foto da publicidade do site, pretendendo devolvê-lo. Qual o prazo que Mércia tem para devolver o produto:
	
	
	
	de 8 dias contados do ato do recebimento do produto
	
	
	de 9 dias contados do ato do recebimento do produto
	
	
	de 10 dias contados do ato do recebimento do produto
	
	
	de 7 dias contados do ato do recebimento do produto
	
	
	de 15 dias contados do ato do recebimento do produto
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Tício assiste a uma publicidade na TV de um atleta que, após correr em um parque, abre facilmente a tampa de um iogurte, com um leve toque, e bebe com satisfação. Ao adquirir o mesmo iogurte, tem uma imensa dificuldade em abri-lo, tendo que furá-lo para poder beber o líquido. Esta publicidade pode ser considerada:
	
	
	
	publicidade abusiva
	
	
	publicidade enganosa
	
	
	publicidade composta
	
	
	publicidade subliminar
	
	
	publicidade pura
	
Explicação:
A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange a publicidade -  Art. 6º São direitos básicos do consumidor:   IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;  Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.  § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. - Assim, a resposta correta é: publicidade enganosa.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O objeto da relação de consumo é sempre um produto ou serviço. Produto, segundo o Código de Defesa de Consumidor é qualquer bem, seja ele móvel ou imóvel, material ou imaterial. O fato do Código de Defesa do Consumidor define o produto como imaterial. Dentre as opções abaixo, assinale os exemplos que se enquadra nesta definição:
	
	
	
	Objetos abstratos.
	
	
	Amostras grátis.
	
	
	Carro, sofá e mesa.
	
	
	Alimentos, remédios e cosméticos.
	
	
	Conhecimento, música e vídeos.
	
Explicação:
Item A.
Explicação:Os bens imateriais são os bens que não são palpáveis, que não ocupam lugar no espaço. Assim, a resposta correta é: Conhecimento, música e vídeos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Mércia, ao se dirigir a uma loja de departamentos, cujo o slogan é "quer pagar quanto?", escolhe um produto que custa R$ 1.000,00, cobrou a aplicação do slogan, o que lhe foi recusado pelo vendedor. Esta publicidade é considerada:
	
	
	
	pura
	
	
	abusiva
	
	
	verdadeira
	
	
	enganosa
	
	
	complexa
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Tício, que presta serviços como profissional liberal é considerado, na relação de consumo, como:
	
	
	
	consumidor
	
	
	transportador
	
	
	importador
	
	
	comerciante
	
	
	fornecedor
	
Explicação:
A pergunta nos remete a que posição teria um profissional liberal dentro de uma relação de consumo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação consumerista ¿ lei 8078 ¿ na definição de fornecedor: Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços - tendo em vista a questão da prestação de serviço, a resposta correta é: fornecedor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Analise as afirmativas abaixo:
a) o produto entregue como amostra grátis está submetido a todas as exigências ligadas à qualidade e garantia
b) o produto entregue como amostra grátis não está submetido as exigências legais de garantia
c) o produto entregue como amostra grátis não está submetido à proteção contra vícios ou defeitos
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	a opção I é falsa
	
	
	as opções II e III estão corretas
	
	
	a opção II está correta
	
	
	a opção III está correta
	
	
	a opção I está correta
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante:
	
	
	
	solicitação do comerciante sem remuneração
	
	
	remuneração
	
	
	solicitação do ente despersonalizado sem remuneração
	
	
	solicitação do fornecedor sem remuneração
	
	
	solicitação do consumidor sem remuneração

Continue navegando