Buscar

Importância da Informação Contábil para Tomada de Decisões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade Geral
1. Avaliação - Unidade II
Parte superior do formulário
1
A informação contábil tem a primazia de dar condições aos usuários de resultados oportunos para o processo de tomada de decisões, por isto ela precisa ser confiável, elucidativa e ágil. Nesta condição, quem controla o Patrimônio tem a obrigação de gerar alicerce para decisão, e em um processo de avaliação do ativo, segundo uma estrutura conceitual básica possui uma estreita ligação com:
a. Postulado da Entidade.
b. Convenção da Materialidade;
c. Princípio da Realização da Receita em Confrontação com as Despesas;
d. Princípio do Custo Histórico como Base de Valor;
e. Princípio denominador Comum Monetário;
2
Considera-se usuário da informação contábil todo aquele que precisa de uma informação para subsidiar sua tomada de decisão. Neste processo, tem-se uma visão micro e outra visão macro. Neste parâmetro, pode-se classificar como participante de uma visão macro o usuário identificado na alternativa:
a.Sindicato da organização.
b.Investidor da organização;
c.Colaborador da organização;
d.Administrador da organização;
e.Acionista da organização;
3
Em um exemplo hipotético, um acionista, ao pensar em aumentar a produção e saber quantas unidades são produzidas no mês e quantas são vendidas, e ainda, qual é a lucratividade resultante desta atividade, são informações diárias que a contabilidade pode fornecer. Analise as alternativas e assinale a que apresente a efetividade desta informação no ambiente organizacional.
a.São informações como esta que a organização produz e ajuda no desenvolvimento do estudo da evolução contábil e para a nação produza riquezas;
b.São informações das demonstrações contábeis que a empresa produz e ajuda no desenvolvimento da sociedade gerando riqueza e desenvolvimento;
c.São informações como esta que a contabilidade produz e ajuda no desenvolvimento de uma organização, de uma nação e faz com que o universo produza riquezas.
d.São informações únicas e estanques que a contabilidade gera para o processo de tomada de decisão e conduz a validação dos resultados alcançados em um determinado momento;
e.São informações nem sempre confiáveis, mas que são as únicas que podem revelar o verdadeiro estado de uma organização e ajuda no desenvolvimento de uma organização.
4
Existem alguns usuários na informação contábil, pois estão direta ou indiretamente, envolvidos com os resultados da organização, dentre estes estão: fornecedores, governo, bancos, sindicatos, concorrentes, órgãos de classe, como CFC – Conselho federal de Contabilidade –, CRC – Conselho Regional de Contabilidade –, CFA – Conselho Federal de Administração –, CRA – Conselho Regional de Administração –, entre outros. Indique qual das alternativas classifica da melhor maneira este tipo de usuário da contabilidade.
a.Usuário interno da contabilidade;
b.Usuário neutro da contabilidade.
c.Usuário colaborador da contabilidade;
d.Usuário efetivo da contabilidade;
e.Usuário externo da contabilidade;
5
Os usuários internos da contabilidade são aqueles que estão intimamente ligados aos objetivos e atividades empresariais, corroborando com informações e resultados que influenciam nas decisões administrativas e operacionais na utilização dos recursos necessários ao processo de transformação destes recursos que ocorrem nas organizações. Diante desta contextualização, assinale a alternativa que traz a forma de utilização desta informação contábil.
a.Para planejamento de investimentos, questões relacionadas aos preços dos produtos, bem como, materiais, recurso humano;
b.Para planejar a demanda por determinados produtos no Município e qual seu efeito para a arrecadação;
c.Para planejamento de ações de contenção de fluxo de empréstimos e financiamentos por parte das organizações.
d.Para elaborar planejamento de motivações concorrenciais que elevem o grau de competitividade do mercado;
e.Para elaborar o grau de empregabilidade de determinado segmento de mercado e mover ações de melhoria;
6
Para Iudícibus (1994), o fato de a contabilidade desempenhar ao longo do tempo o mesmo papel que tem a história no desenvolver da vida da humanidade, ou seja, em um passado, um presente e um futuro, a contabilidade através de seus registros é o que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade. Nesta contextualização, a alternativa que expõe a importância do passado da informação contábil para o futuro é:
a.Através da boa informação contábil, que é a que se faz uma análise do passado para realizar uma previsão para o futuro organizacional.
b.Através da informação contábil somente do presente, que é a que se faz uma análise para uma previsão futura da organização.
c.Através da boa informação contábil, em que a empresa distribui os lucros para seus sócios. 
d.Através da boa informação contábil passada, que é a que se faz uma análise do presente.
e.Através da informação contábil, que é a que se faz investimentos de alto risco para o futuro organizacional.
 7
Quando os sócios das organizações integralizam o capital social, transferindo seus bens e/ou direitos pessoais, este bem e/ou direito passa a constituir o Patrimônio da Organização, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Quanto a norma “Parágrafo único O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira...”. Analise as a alternativas e indique a que traz o entendimento correto sobre esta norma.
a.O patrimônio dos acionistas minoritários das organizações se confunde com o patrimônio da Entidade;
b.O patrimônio das organizações é formado de bens, direitos e obrigações;
c.O patrimônio dos acionistas é formado de bens, direitos e obrigações somado ao patrimônio da organização.
d.O patrimônio dos acionistas não se confunde com o patrimônio das organizações;
e.O patrimônio dos sócios se confunde com o das organizações pois este fará parte daquele;
8
Quando se fala em observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade como condição obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Quanto aos aspectos formais, assinale a alternativa que melhor expressa esta afirmação.
a.A informação contábil segue a aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade em qualquer das situações concretas;
b.A informação contábil precisa seguir a operacionalização do dia a dia das organizações sem se preocupar com prazos e dadas;
c.A informação contábil só será utilizada pelo usuário interno da organização e, portanto, não precisa de formalidades legais;
d.A informação contábil apenas revela a essência das transações devendo prevalecer a normativa da organização;
e.A informação contábil seguirá os ditames das normas, todavia as regras da organização possuem primazia.
 9
Segundo o CFC (2009, p. 27), Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Considerando como Entidade toda Organização Pública ou Privada, dentro desta contextualização a alternativa que traz a definição de patrimônio é a:
a.Conjunto de bens e obrigações tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
b.Conjunto de obrigações tangíveis ou intangíveis, onerados, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
c.Conjunto de bens direitos e obrigações tangíveis ou intangíveis, que não expressem valor monetário, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
d.Conjunto de bens, direitos e obrigações, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
e.Conjunto de direitos e obrigações tangíveis ou intangíveis, onerados ou não,adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos e/ou utilizados para as Organizações Privadas e Públicas.
10
Sendo os objetivos da Contabilidade produzir informações para o processo de tomada de decisão e isto deve ser aderente àquilo que o usuário considera como informações importantes para seu processo decisório. Uma boa informação contábil efetiva-se na participação na busca pela verdade literal, e dentro do que estabelece os Princípios que norteiam a Ciência Contábil. Dentro desta premissa, pode-se medir esta importância através:
a.Da verificação dos saldos das Contas do Balanço Patrimonial;
b.Da análise dos dados apresentados na DMPL.
c.Da utilização das Demonstrações Contábeis por parte dos Stakeholders;
d.De Resultados apresentados nas demonstrações Contábeis;
e.Da análise dos dados apresentados na DRE;
Parte inferior do formulário

Continue navegando