Buscar

Atividade -Unidade 1

Prévia do material em texto

Literatura Infantil 
Atividade 1 
1-Leia o excerto a seguir. 
“A denominação de gêneros literários, para diferentes grupamentos das obras literárias, fica mais clara se lembrarmos que gênero (do latim genus-eris) significa tempo de nascimento, origem, classe, espécie, geração. E o que se vem fazendo, através dos tempos, é filiar cada obra literária a uma classe ou espécie; ou ainda é mostrar como certo tempo de nascimento e certa origem geram uma nova modalidade literária”.
 
SOARES, A. Gêneros literários. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 7.
 
A respeito dos gêneros literários voltados à infância, os que possuem uma moral explícita e implícita, respectivamente, são:
Resposta correta. O gênero narrativo apresenta muitas subdivisões, as quais, porém, possuem algo em comum: contam uma história. No entanto, sempre há um elemento que diferencia um gênero do outro; a Fábula, por exemplo, possui uma moral da história explícita, já no Conto de Fada a moral é implícita.
· fábulas e crônicas.
· fábula e contos de fada. ( x ) 
· contos fantásticos e crônicas.
· novela e romance.
· apólogo e parábola.
2-
Leia o excerto a seguir.
“A época na qual La Fontaine viveu foi marcada por vários fatos históricos e um período de grande repressão [...] era a transição entre o Renascentismo e o Iluminismo, um período de intensos conflitos políticos, éticos e morais, ou seja, o cenário perfeito para se perceber as mazelas da sociedade francesa e europeia [...]. La Fontaine foi um grande entendedor das fábulas e através delas se consagrou entre os escritores que produziram literaturas universais”.
 
SILVA, M. A. da. La Fontaine: a pretensão moralizante das fábulas. Anais do CENA. v. 1, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 204. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdocena/wp-content/uploads/2014/02/cena3_artigo_17.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.
 
A respeito da trajetória de La Fontaine, pessoal e profissional, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
 
I. La Fontaine debruçou-se também nas escritas de romances, peças teatrais, parábolas etc.
II. Além de escrever suas próprias fábulas, responsabilizou-se por reescrever as fábulas de Esopo.
III. Por meio dos Contos de Fadas, Jean de La Fontaine criticou as mazelas da sociedade, apresentando a miséria e as injustiças do período.
IV. Nas fábulas de La Fontaine, é possível perceber o tom satírico e, ao mesmo tempo, didático.
 
· 
II, III e IV, apenas.
· II e III, apenas.
· I e IV, apenas.
· I, II e III, apenas.
· I, II e IV, apenas. (x)
Resposta correta. Estão corretas as afirmativas I, II e IV. Jean de La Fontaine foi um fabulista da Idade Média, que se dedicou à revisitação das fábulas decomo à form
Resposta correta. Estão corretas as afirmativas I, II e IV. Jean de La Fontaine foi um fabulista da Idade Média, que se dedicou à revisitação das fábulas de Esopo, bem como à formulação de novas fábulas. Dedicou-se também à escrita de outros textos, como peças teatrais, romances etc., mas não escreveu Contos de Fada. O gênero fábula permite que se abordem problemas sociais, expondo as mazelas sociais, mas de forma indireta, por meio de personagens animais, referindo-se ao comportamento do homem, utilizando um tom de sátira.ulação 
3-
Leia o trecho a seguir.
“Somente no século XVIII a literatura das fadas voltada para o público infantil é abandonada pelos adultos, ou melhor, deixadas em segundo plano, e insere-se ao universo da criança, onde destaca-se principalmente, os irmãos Grimm, durante o século XIX”.
 
NEVES, I. P. de O. O gênero conto de fadas como instrumento de aprendizagem e ressignificação do conhecimento. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, v. 1, 2016. p. 6. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_ivanetepiresdeoliveiraneves.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.
 
Considerando o excerto apresentado, como eram os contos populares antes de se tornarem contos de fada? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
· 
De tradição oral, os contos objetivavam alertar o povo sobre situações violentas e possíveis ações, como abandono e assassinato. (correta)
· 
· Os contos populares antes do século XVIII não apresentavam temas violentos, porém a linguagem não era de fácil entendimento.
· Os contos populares sempre foram destinados a crianças, porém, a partir do século XVIII, incluíram as fadas nas histórias.
· Não havia uma distinção entre história para adultos e história para crianças, como nos dias de hoje.
· No século 19, os Irmãos Grimm, famosos compiladores de contos, deixaram as histórias mais aterrorizantes.
Resposta correta. Normalmente, associados ao gênero literário infantil, os contos de fada são, originalmente, destinados a adultos, por apresentarem temas sexuais, violentos, canibalismo, mutilação etc. Ao longo da Idade Média, os contos de tradição oral eram transmitidos com o intuito de controlar e alertar a população a respeito dessas situações temáticas. Assim, até a constituição de uma percepção sobre a criança, não havia uma literatura voltada para esse público.
4-
· Leia o excerto a seguir.
“A tradição oral vem de tempos muito remotos e fazia parte das trocas culturais anteriores ao advento da escrita. Assim, a única forma de as sociedades manterem vivas as suas tradições era com a narração de suas histórias”.
 
PINHEIRO, N. M. L. P. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. p. 11.
 
Considerando o excerto a respeito da transmissão de histórias por meio da oralidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ensinamentos das histórias de tradição oral são destinados ao público do período de seu surgimento.
II. As narrativas orais também são conhecidas como narrativas primordiais.
III. As narrativas orais conservam os valores e as ideologias oriundos do local de seu surgimento.
IV. As narrativas orais podem abordar os problemas do dia a dia, como trabalho, família, poder, dentre outros.
 
Estão corretas: fábulas. 
II e III, apenas.
· II, III e IV, apenas. (X)
· I e IV, apenas.
· I, II e III, apenas.
· I, II e IV, apenas.
Resposta correta. Conhecidas como narrativas primordiais, as histórias de tradição oral são atemporais, seus ensinamentos são muito valorosos no dia de hoje, mesmo conservando os valores e as ideologias da época de sua produção. Como a sociedade é refletida na literatura, nesses textos, é possível perceber os problemas principais do homem.
5-
Leia a citação a seguir.
“A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutura maniqueísta, a fim de demarcar claramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição”.
 
SILVA, A. L. da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, v. 2, n. 2, jul/dez, 2009. p. 137.
 
Dada a citação e considerando a trajetória do desenvolvimento da Literatura Infantil, analise as afirmativas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As Fábulas
e As Aventuras de Telêmaco, escritas por Fénelon, marcam a produção literária direcionada às crianças.
II. ( ) A produção literária voltada ao público infantil ganhou força no século XVIII, a partir do conceito moderno de infância.
III. ( ) Um dos representantes da Literatura Infantil é La Fontaine, produtor de Contos de Fadas.
IV. (  ) As obras de Esopo não eram destinadas a crianças, mas podem ser lidas devido a sua estrutura e função didática.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
· 
 Correta: V, V, F, V
· .
Resposta correta. A produção literáriaé marcada com publicação das fábulas do francês Fénelon. Por possuírem a função moral, que é didática, as fábulas tornam-se atemporais e podem ser lidas por crianças, jovens e adultos, por isso a obra de Esopo é muito utilizada ainda nos dias de hoje. Um dos autores mais importantes de Fábulas é Jean de La Fontaine. Vale pontuar que, após a concepção de criança no século XVII, as produções para esse público começaram a crescer.
6-
Por meio da literatura, seja ela oral ou escrita, podemos penetrar diversos mundos, épocas e sentimentos. Os contos populares, ainda hoje, capturam os mais diferentes leitores, independentemente da época e objetivos pelos quais foram produzidos”.
 
PINHEIRO, N. M. L. P. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. p. 11.
 
Considerando o exposto no excerto apresentado, o objetivo primordial dos contos populares é:
· retratar as desigualdades entre os reinos.
· 
· transmitir ensinamentos por meio da moral da história. ( x)
· 
· diferenciar um conto do outro, conforme o estilo do autor.
· transmitir conceitos de forma lúdica.
· apresentar o mundo fantástico de determinado autor.
 RESPONDER QUESTÃO
Resposta correta. Os contos populares, desde o seu surgimento, por meio da transmissão oral, objetivavam, basicamente, passar ensinamentos por meio de lições morais ao público ouvinte.
7-
Alguns gêneros literários destinam-se, principalmente, aos leitores que estão iniciando a sua aprendizagem, visto que apresentam uma linguagem mais simples, prendem a atenção do leitor e mexem com o seu imaginário.
 
Considerando o exposto, leia o seguinte trecho:
A natureza do(a)_________ se apresenta espiritual, ética e existencial, iniciou-se com os celtas; são histórias em que os protagonistas têm ligação com o sobrenatural, com os mistérios da vida e da morte, e objetivam ajudar os seres humanos a resolverem seus conflitos interiores.
 
O trecho apresentado refere-se a que gênero literário?
· Conto de Fada.
Resposta correta. Originalmente, os contos de fada têm origem celta e eram feitos em forma de grandes poemas. Os contos trazem personagens mágicos, como bruxas, fadas, gigantes, e, por possuírem uma função moralizante, sempre passam uma lição, a qual o homem deve seguir para viver bem em sociedade.
8-
Leia o trecho a seguir.
“[...] por meio do conto de fadas é possível compreendermos os problemas interiores dos seres humanos, e, ampliado ao ambiente escolar permite resgatar o educando, contribuindo para o processo ensino aprendizagem, diminuindo a evasão escolar e os índices de reprodução”.
 
NEVES, I. P. de O. O gênero conto de fadas como instrumento de aprendizagem e ressignificação do conhecimento. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, v. 1, 2016. p. 8. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_ivanetepiresdeoliveiraneves.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.
 
Em sala de aula, os contos de fada contribuem para o desenvolvimento do aluno em diferentes fatores. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir.
 
I. As imagens dos contos de fada contam a história das pessoas, de todos os tempos e lugares.
II. Os contos de fadas auxiliam as crianças a perceberem as lições de moral, bem como a diferenciarem o bem do mal.
III. Os contos de fada colaboram para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, tornando a criança apta a lidar com problemas e situações.
IV. Por meio dos contos de fada, a criança entra em contato com diferentes imagens, que a auxiliam a construir a sua personalidade.
 
Estão corretas:
· I, II, III e IV.
Resposta correta. I, II, III e IV estão corretas. Os contos de fada são fortes aliados do docente em sala de aula, e das crianças também, pois as histórias contribuem para o seu desenvolvimento em todas as esferas: cognitivas, afetivas, psicológicas etc.. I, II, III 8e IV estão corretas. Os contos de fada são fortes aliados do docente em sala de aula, e das crianças também, pois 9as h8tórias contribuem para o seu d
9-
Leia a seguinte citação:
“[...] a gênese da literatura infantil está centrada no processo de adaptação da tradição oral para a escrita, em que os contos folclóricos são as fontes para a produção das primeiras narrativas para criança. [...] a modalidade escrita também é adaptada para a infância, como os clássicos. É necessário adequar em dois níveis, o primeiro em termos de registro lingüístico, do oral para o escrito, [...] e do escrito para o escrito”.
 
CARVALHO, D. B. A. de. Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado? In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE G& Ecirc;NEROS TEXTUAIS, 5., 2009, Caxias do Sul. Anais..., Caxias do Sul, 2009, p. 2.
 
Dado o exposto sobre as adaptações literárias desde a sua gênese, analise as afirmativas apresentadas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Ao transpor os contos de fada, por exemplo, da oralidade para a escrita, o processo de adaptação é efetivado.
II. ( ) No século XIX, a maioria da literatura destinada ao público infantil era adaptada.
III. ( ) A escolha de obras adaptadas de autores canonizados é um recurso eficaz para o processo de ensino-aprendizagem.
IV. ( ) Em sala de aula, é preferível, independente da faixa etária, que os alunos tenham contato com o texto original.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
· V, V, V, F. (x)
Resposta correta. A sequência correta é: V, V, V, F. Desde o surgimento de uma concepção de criança, no século XIX, passou-se a adaptar histórias para as crianças, sejam elas advindas dos contos de fada ou das fábulas. Assim, quando ocorre a transposição da oralidade para a escrita, ocorre um processo de adaptação, visto que há seleção lexical e um cuidado, levando em consideração o público ao qual a obra se destina. Na sala de aula, quando o professor opta pela leitura de uma adaptação de um clássico, não está menosprezando a obra original, porém dando condições, muitas vezes, para que aquela obra/história seja lida, promovendo, assim, o processo de ensino-aprendizagem.
10-
Leia a citação a seguir.
“A literatura vista como ‘pilar’, responsável pelo bem-estar do homem presentifica o tema da finalidade da literatura. Uma delas - a da formação - [...] atribui à literatura a função de humanizar o homem [...]. A obra de arte, uma vez em interação com o receptor, se transforma em objeto estético e tem, então, a capacidade de transformá-lo”.
 
MÜGGE, E. A função formadora da literatura. Revista Línguas & Letras, Unioeste, v. 14, n. 27, 2013. p. 9.
 
Assim, no que se refere à formação propiciada pela Literatura Infantil, assinale a alternativa correta.
· Resposta Correta: Apresenta modelos de comportamento à criança, os quais colaboram para sua integração em sociedade.
, pois as histórias contribuem para o seu desenvolvimento em todas as esferas: cognitivas, afetivas, psicológicas e
 
  
 Dedicou-se também à escrita de outros textos, como peças teatrais, romances etc., mas não escreveu Contos de Fada. O gênero fábula permite que se abordem problemas sociais, expondo as mazelas sociais, mas de forma indireta, por meio de personagens animais, referindo-se ao comportamento do homem,

Continue navegando