Buscar

Exercício Inhame UFRPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Bruno Krichna Santos Turma: SA-1
Professor: Alvaro Carlos Gonçalves Neto
Disciplina: Cultivo de Plantas Alimentícias
Exercício de Fixação
1. Quais as principais diferenças do ponto de vista morfológico e/ou de manejo produtivo entre Inhame São Tomé e Da Costa. 
Inhame São Tomé - A sua planta apresenta um caule em formato retângulo e não há presença de espinhos, as suas folhas tem um aspecto de mais macia e apresenta um pouco de cerosidade quando comparamos com o inhame da costa, essa cerosidade acaba ajudando na proteção contra doenças foliares e essas folhas tem uma forma de coração. A coloração da casca é mais escura e apresenta pilosidade, a sua polpa tende a ser mais clara algo entorno de um branco vivo, seu ciclo é precoce algo entorno de 6 messes, é uma espécie precoce. 
Inhame Da Costa - É uma planta que seu caule tem um formato circular e apresenta espinhos, as suas folhas tem um aspecto coriáceo, tem uma coloração da casca mais clara, na túbera a presença de uma cicatriz proveniente da capação que é um processo que é a colheita da túbera comercial e prepara a planta para produzir a túbera semente que é algo que demora em torno de 3 messes para colher a túbera semente, a coloração da sua polpa tem um tom creme, ou seja, uma polpa um pouco amarelada, seu ciclo para colheita da túbera comercial é algo entorno de 7 messes.  
 
2. Sobre qualidade, quantidade de túberas-sementes gasta (por ha) e plantio de inhame (São Tomé ou Da Costa) disserte. 
Inhame São Tomé. Sobre a qualidade das túberas-sementes é que elas devem ser sadias, ou seja, livres infestações como por exemplo o nematoide que causa a casca preta, qualquer semente que apresente esse nematoide deve ser descartada, para que essa semente não leve esse nematoide para área de cultivo, essas sementes devem passar por um período de repouso que dura em média cerca de 30 dias para que a mesma venha completar a sua maturação, deve ser colocada em um local fresco, sombreado e as sementes devem estar espalhadas. As túberas-semente para o plantio deve apresentar cerca de 150g, levando isso para uma área de 1ha vai ser preciso algo entorno de 250 a 300 arrobas, esse valor vária em função da espessura e peso que o produtor vai utilizar em sua área, existe sementes que não precisam de corte para que se atinja o valor de peso ideal para o plantio, porém existem túberas-sementes que precisam desse corte, pois são maiores, algumas precisam de 2 cortes ou mais, quando é realizado esse corte uma parte da polpa da semente vai ficar exposta, uma prática utilizada por produtores é deixa essas sementes secar ao sol para que ela consiga se cicatrizar a parte da polpa exposta, após essa prática pode levar a semente ao campo, a duração dessa prática demora algo entorno de 1 a 2 dias. No plantio deve-se arar a área se preciso for, depois fazer sulcos ou leiras, depois é colocado no fundo da leira esterco e adicionado um pouco de solo junto com o esterco, depois se fazem a marcação do espaçamento na leira, após o plantio fazer o tutoramento com uma vara para duas plantas, depois pode fechar o leirão, depois de 25 dias começa a brotar. 
3. Você foi chamado para auxiliar na implantação de uma área para cultivo de inhame. Deixe aqui as principais recomendações que julgar relevantes para o sucesso deste empreendimento, no que diz respeito a adubação e irrigação. 
Primeiramente fazer uma análise de solo, dependendo dos resultados, calcular a aplicação de calcário, o pH do solo ideal é algo entorno de 5,5 a 6,0 e a sua saturação de base cerca de 60%. No estado de Pernambuco o uso de adubo químico para cultivo de inhame Da Costa é utilizado uma recomendação do IPA, a aplicação de Nitrogênio ela é padronizada em duas parcelas de 40kg na fundação e 40kg na cobertura, já o fósforo ele é adicionado ao solo apenas na adubação de fundação que pode variar de 20k a 100k de P em função do resultado da análise de solo, já o Potássio ele pode variar tanto na adubação de fundação como na de cobertura, na fundação vária de 20kg a 60kg e na cobertura vária de 10kg a 30kg em função do resultado a análise de solo, a adubação de cobertura é realizada por volta de 80 dias após a primeira adubação, já a adubação orgânica ela é feito com utilização de esterco bovino (10-12t/ha) e esterco de galinha (3-5t/ha) fazer a aplicação 30 dias antes do plantio. Em relação a irrigação em cultivo de inhame de sequeiro deve ser plantado em dezembro, já em cultivo de inhame irrigado a janela de plantio é entre abril e maio, utilizando sistema de aspersão utilizando uma vasão menor ou utilização de gotículas menores assim conseguindo economizar água e consegue diminui o desmanche dos leirões, utilização de turno de rega de 1 ou 2 dias. 
4. Discorra sobre os principais problemas fitossanitários da cultura do inhame e como podemos maneja-los. 
O principal problema do inhame é o nematoide Scutellonema bradys, pelo simples fato que ela pode ocasionar perdas de 100% do plantio, sua forma de propagação dentro das plantações é através de sementes infectadas, os sintomas que a planta apresenta quando está contaminada com esse patógeno é há uma formação de uma casca preta envolta da polpa do inhame, quando é encontrada uma semente com esse sintoma deve ser descartada para não haver uma propagação, o seu manejo é adquirir sementes de boa qualidade, um solo bem drenado tendo em vista que o nematoide se movimento através da solução do solo, rotação de cultura. 
Temos a Antracnose agente causal Colletotrichum gloeosporioides, é uma doença foliar que seu sintoma é a formação de um anel necrosado com um halo amarelado, o seu manejo consiste em um manejo adequado da irrigação e drenagem, utilização de fungicidas registrados. 
Na parte de pragas tem a lagarta da folhagem - São lagartas que ocasiona cortes irregulares e arredondados entre as nervuras do limbo foliar, seu manejo pode ser através de utilização de inseticidas registrados. Tem também a broca do caule que promove a secamento progressivo do ramo inicial acima do solo comprometendo o seu crescimento e pode levar até a morte seu manejo pode ser um controle biológico com Bacillus thuringiensis. Outra praga presente em cultivo é as formigas cortadeiras que causam bastante dano a plantação o seu manejo é através de isca formicidas ou destruição de suas panelas.

Continue navegando