Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

3. DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PETROBRAS 
O estudo das relações interpessoais numa empresa precisa identificar como as pessoas se relacionam com a organização e entre elas mesmas. Toda pessoa tem tendência ao individualismo, significando que todos nós queremos ser únicos, homogêneos, singulares e incomparáveis. Contudo, esse isolamento só acontece quando uma pessoa se relaciona com outra, ou seja, quando o indivíduo se relaciona com outras pessoas com a intenção de discriminar a si mesmo. Isso faz surgir comparações. (FIORELLI, 2004). Sabemos também que as pessoas são diferentes umas das outras, e algumas possuem mais aptidão para falar, outras para calcular e assim sucessivamente. O homem nasce com um potencial geneticamente determinado, embora o cérebro ainda seja um mistério que não conhecemos ou compreendemos totalmente. Ainda não conseguimos medir quanto o ser humano pode utilizar o cérebro nem o que determina as aptidões, que são as características inatas que nos fazem diferentes uns dos outros.
“As pessoas são diferentes entre si e dotadas de personalidade própria, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidoras de habilidades e conhecimentos, destrezas e competências.” (CHIAVENATO, 2009, p. 3). Para Chiavenato (2009), o ser humano possui quatro domínios:
Cognitivo: responsável pela aquisição de conhecimentos e pelo desenvolvimento das estruturas mentais que os indivíduos constroem desde a infância. 
Afetivo ou emocional: responsável pelo desenvolvimento das emoções; 
relacional: responsável pelo desenvolvimento das relações, já que o ser humano é eminentemente gregário, ou seja, vive em grupo. 
Biológico: determina o equilíbrio do corpo, que é o sistema físico, e garante-lhe a saúde e a qualidade de vida.
O ambiente, a família, o meio social, enfim, tudo interfere na sua maneira de ser, fazendo que, pouco a pouco, você desenvolva a sua forma de ver e de interpretar o mundo, bem como de relacionar-se com ele. Cada pessoa traz para a organização a sua bagagem psicológica, ou seja, conhecimentos, características, preconceitos e experiências. “A visão de mundo que desenvolveu.” (FIORELLI, 2004, p. 139). As relações interpessoais são para o homem e a mulher tão inerentes quanto a sua própria existência. O ser humano traz consigo marcas e potencialidades desde o seu nascimento e que, dentro de certos limites, são influenciados por diversos fatores que ocorrem ao longo da vida. Isso cria um conjunto de características, algumas herdadas e outras adquiridas, que vão formar a personalidade do indivíduo. Essa personalidade acaba sendo única em cada ser e também é determinante no rumo que cada vida irá tomar, pois afeta as decisões e interações no meio social. (Arten, 2012).
 Nossa personalidade é moldada e influenciada de acordo com os acontecimentos que vivemos durante toda a nossa existência. Os seres humanos são os atores nas relações: acabam por desenvolvê-las conforme suas afinidades e preferências. Dessa maneira, vão gradativamente agrupando-se, participando sempre de novos grupos. Na medida em que amadurecemos, os objetivos que perseguimos e julgamos os melhores numa determinada idade podem mudar, o que influencia as nossas novas preferências e desejos. Mesmo que o modelo básico de motivação seja o mesmo para todas
as pessoas, o resultado pode variar de acordo com a percepção do estímulo, porque motivação varia de pessoa para pessoa, conforme o modo que cada uma entende o estímulo (Arten, 2012).
3.1 Dinâmica das Relações Interpessoais 
Para que uma empresa funcione precisa necessariamente de pessoas e que essas tenham um bom relacionamento entre si, para que comunicação seja efetiva e consiga atingir de forma geral os objetivos propostos pela organização. 
De acordo com o artigo publicado pela Bressan (2018), gestão de pessoas é fundamental dentro de uma instituição, pois, seus resultados dependerão da competência dos colaboradores, ou seja, a empresa necessita de um departamento que cuide da gestão de pessoas visando melhora continua nos processos tanto processuais como também pessoais. 
Para Bressan (2018), para que isso seja possível é necessário seguir alguns passos:
· Garantir que todas as necessidades dos colaboradores e da empresa sejam atendidas;
· Gerir todo o time da empresa com eficiência para evitar e administrar conflitos;
· Construir e gerir a cultura organizacional;
· Aperfeiçoar os processos internos de forma constante;
· Treinar e desenvolver os colaboradores;
· Incentivar os planos de carreira e de desenvolvimento pessoal dos funcionários;
· Prezar pela comunicação clara, ágil e eficiente aos colaboradores.
Portanto, podemos analisar o quanto é importante a gestão de pessoas dentro de uma instituição visto que a organização é feita por pessoas, precisa de um olhar diferenciado para que haja um bom funcionamento e assim possa alcançar seu sucesso. 
Além da necessidade das pessoas precisarem ter um bom relacionamento entre si e um bom trabalho em equipe é extremamente necessário que haja conhecimento dos processos. 
De acordo com Bressan (2018), a comunicação é uma condição fundamental para haja uma harmonia dos processos dentro das organizações. 
Abaixo Bressan (2018) aborda algumas das políticas mais utilizadas pelas grandes empresas, sendo consideradas estratégias de bons relacionamentos e incentivo:
· Reconhecimento
· Incentivo
· Comunicação e Transparência
· Benefícios Corporativos
Qualquer empresa necessita de um bom relacionamento interpessoal entre todos os colaboradores, desde o diretor da empresa até a faxineira para que funcione de forma eficaz trazendo além de benefícios financeiros também pessoais. 
3.2 Relações Interpessoais na Petrobrás
De acordo com o site da Petrobrás ela possui uma política de recursos humanos com alguns princípios valorizando as pessoas seja de forma pessoal e profissional, dando possibilidades de fácil acesso para o diálogo, procurando sempre atender não somente as necessidades do negócio como também dos próprios colaboradores, o trabalho da liderança é realizado de forma ética e transparente. 
Sobre as diretrizes da instituição ela procura estar em alinhamento com os seus processos e colaboradores para que sempre alcance suas metas, desenvolvendo uma técnica única de gestão da companhia por meio de implementação de acordos sustentáveis sempre com transparência em todos os seus processos. 
Podemos analisar que a empresa Petrobrás tem uma grande preocupação como a dinâmica de relações interpessoais da empresa, pois, procura sempre investir em seus colaboradores no próprio site da empresa é demonstrado um pouco do trabalho que é feito internamente para desenvolvimento de pessoas, conforme citado abaixo:
Plano de carreira, proporcionando curso de jovem aprendiz, estágios, cursos e treinamentos, para que assim os funcionários obtenham oportunidade de ascensão na carreira dentro da empresa.
A Petrobrás acredita e defende boas práticas de relações trabalhistas de acordo com a legislação brasileira, prestando igualdade de oportunidades independente de gênero ou diversidade cultural, além disso, procura trabalhar sempre priorizando e respeitando as normas de segurança.
Conforme informado no próprio site da Petrobrás essas e outras iniciativas contribuíram para a empresa de uma forma geral, por meio de uma pesquisa interna onde informa que 85% de índice geral de engajamento com o trabalho na companhia (sendo de 94% em gestores e 83% em não gestores).
A Petrobras é uma empresa que para gerenciar, administrar e operacionalizar suas atividades, grande diversidade e complexidade de métodos, técnicas e processos, consideradas é uma empresa que sempre está em busca de qualificação e treinamento para seus funcionários investe desde programas de treinamentos até formação acadêmica. Já que esses recursos humanos geralmente não estão imediatamente disponíveis no mercado de trabalho, a Petrobras recorre a mecanismos suplementares,próprios ou em associações.
Segundo a Petrobras no ano de 2020 a empresa investiu 34,2 milhões em treinamento, com número de participações de dezembro a janeiro do ano de 2020 foi de 76;79% de seus funcionários, segundo o presidente da Petrobras Roberto Castello Branco O ingresso dos empregados no Brasil é feito por processo de seleção pública, conforme previsão constitucional e plano de cargos e salários vigente, sendo a mesma quantidade de vagas para homens e mulheres, com salário-base iguais para ambos. Tendo em vista que para passar no processo o candidato deve está munido de muito conhecimento, a companhia todos anos realiza reuniões pra saber como anda o desempenho de seus lideres e liderados havendo assim promoções de cargos, vale ressaltar c que todos os processos internos buscam sempre a forma mais democrática entre diretores, chefes de produção, Consultor sênior a liderado etc. 
A trajetória da indústria petrolífera brasileira, observa-se que seus recursos humanos alcançaram avanços consideráveis dê capacitação profissional e tecnológica, com base na experiência acumulada da companhia e com suporte nos programas de desenvolvimento executados, sabemos que ainda falta mais, para melhoria da empresa a nível da Petrobras deve estar atenta ao pontos mais forte que regime o bem estar de seus colabores, e para que seus objetivos continue sempre evoluindo a companhia deve investir em políticas igualitárias para ambos o seu público, interno e seus recursos humanos sempre esteja a frente de todos os conflitos de interesses, para que haja harmonia entre todos os setores. Assim faça com que alcance sempre bons resultados. 
Referencias 
FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores. São Paulo: Atlas, 2004. 
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Acesso 
Autora: Profa. Tatiane Felipe Candido Arten. Dinâmicas das Relações Interpessoais. Apostila EAD Unip. 
BRESSAN, Cindya. A visão contemporânea de gestão de pessoas nas organizações: como será o seu futuro. Blog Ipog.Acesso em 01 de Out.2021.Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/gestao-de-pessoas-nas-organizacoes/ 
https://petrobras.com.br/data/files/3E/F5/95/D1/5DF6B610DB9D79A691B9F0A8/Nossa%20Politica%20de%20RH.pdf   
https://petrobras.com.br/data/files/3E/F5/95/D1/5DF6B610DB9D79A691B9F0A8/Nossa%20Politica%20de%20RH.pdf 
Relatório de Sustentabilidade 2020. Disponível: https://sustentabilidade.petrobras.com.br/#gestao-de-pessoas. Acesso 12 de outubro de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina