Buscar

Atividade 1 problemas e dificuldade

Prévia do material em texto

Atividade 1 -
Problemas e Dificuldades de Aprendizagem na Infância
Abordaremos neste texto sobre a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. Existe diferença entre ambas e é de suma importância que o educador saiba a diferenciar uma da outra, para que o aluno possa ter uma intervenção adequada e o professor possar fazer um planejamento que supra as necessidades do aluno.
A dificuldade de aprendizagem está relacionada uma série de fatores e pode se manifestar de diversas formas como: na fala, na escrita e pode ainda trazer fatores extrínsecos. Requer acompanhamento pedagógico e psicológico para não ser confundido com o transtorno de aprendizagem.
Já o transtorno de aprendizagem é um processo mais interno, é uma disfunção neurológica que, afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Ao contrário da dificuldade de aprendizagem, o transtorno específico da aprendizagem é persistente. e pode trazer fatores Intrínsecos.
A perspectiva Intrínseca tem como causa: Danos cerebrais, alteração maturativos, inabilidade no processo de informação que, devido a essas causas, trazem como sintomas como a dificuldade de aprendizado e, está relacionada a alguns transtornos de aprendizagem com por exemplo: Dificuldade seletiva, dislexia, disgrafia, dentre outros.
 A aprendizagem é comprometida por razão neuropsicológica.
Já na abordagem Extrínseca, as causas das dificuldades de aprendizagem de origem ambientais que envolvem os fatores culturais, sociofamiliares e pedagógicos. Tem como consequência o fracasso na aprendizagem, desinteresse, hiperatividade, entre outros. De acordo com SEABRA( 2020.)
(...) o diagnóstico de uma criança que possa ter algum tipo de transtorno / distúrbio de aprendizagem, pode levar algum tempo devido a necessidade de avaliação por muitos especialistas e, o alcance de um consenso entre eles pois, muitos transtornos que não se refletem na aprendizagem podem apresentar um quadro de sintomas muito parecidos,
Os sintomas persistindo pode implicar em um transtorno de aprendizagem que necessitará de um olhar mais específico que resultará em um diagnostico diferenciado e um acompanhamento mais específico de acordo com a necessidade da criança.
Referêcia:
Da Silva Araújo: STORER, Márcia, R Sousa. Problemas e dificuldades de aprendizagem na infância. Maringá-Pr: Unicessumar,1018.2016
SEABRA Magno Aexcon Bezerra Distúrbio e transtorno de aprendizagem: Aspectos teóricos, metodológico e educacionais. Curitiba, Pr, Bagai,2020

Continue navegando