Buscar

MAPA CONCEITUAL Psicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: ..............................................	MAPA CONCEITUAL
RU: .....................
1- O déficit de atenção é uma questão de desatenção, na qual a criança não consegue manter o foco em uma coisa e mesmo que esteja quieta, tentando aprender a sua atenção não está naquele lugar.
2- A discalculia é a dificuldade de aprender tudo o que está relacionado com questões numéricas como operações, conceitos e aplicação da matemática.
3- Conhecida como disgrafia, a dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades de linguagem escrita é um transtorno específico que muitas vezes acompanha a dislexia.
4- A hiperatividade é caracterizada pela falta de atenção: a pessoa não consegue ficar parada, tende a ser muito agitada, gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e em poucas vezes tem atenção em tudo o que faz.
5- A dislexia é uma falha no processamento da habilidade da leitura e escrita durante o desenvolvimento, também pode se dizer que é um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito. Há três tipos de dislexia, são elas: visual, fonológica e mista.
Os principais tipos de distúrbios da aprendizagem são a dislexia, disgrafia, discauculia, TDAH (transtorno de déficit de aprendizagem e hiperatividade), disortografia, disartria, dislalia, disfemia, acalculia, afasia, apraxia. 
Nos dias de hoje, os distúrbios de aprendizagem que são muito comuns, como exemplo o déficit de atenção, dislexia, hiperatividade, disgrafia e discalculia são alguns dos problemas que crianças podem ter na vida acadêmica.
A origem do transtorno de aprendizagem está ligada no aspecto biológico, por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento. É interessante dizer que a origem inclui também uma interação de fatores genéticos, ambientais e epigenéticos, o que influencia a capacidade do cérebro para processar ou perceber as informações, tanto verbais como as não-verbais.
As dificuldades de aprendizagem ou de ensino são mais intensas quando necessitam de uma aquisição e uma utilização da audição, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático no seu cotidiano ou no ambiente escolar, tratando-se de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional.
Os distúrbios de aprendizagem acontecem com aquelas crianças que não conseguem aprender o conteúdo teórico, mas apresentam inteligência normal, e que não demonstram desfavorecimento físico emocional e social, com capacidade para aprenderem.
Os transtornos de aprendizagem podem ser considerados como uma inabilidade específica que esteja ligada às habilidades de escrita, de leitura ou de matemática, em alunos que apresentam resultados comparado ao esperado para o nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva.
AS DIFICULDADES, OS DISTÚRBIOS, OS PROBLEMAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Continue navegando