Buscar

Resoluo do Caso N1 - LOGÍSTICA HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O primeiro passo é a utilização de um sistema de controle de estoque e distribuição, para facilitar a compra, melhorar o estoque e a distribuição e evitar desperdício. Ou usar sistemas como IGF (inventário gerido pelo fornecedor), um sistema pelo qual o fornecedor assume total responsabilidade de gerenciar os níveis de estoque do varejista, tomando decisões de reposição periódica sem relação a quantidades de pedidos, ao modo de entrega e ao tempo de reabastecimento.
A utilização de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), aliado a um indicador de gestão como; SIPAGEH - Sistema de Indicadores Padronizados para Gestão Hospitalar; PROAHSA – Programa Assistencial Hospitalar e da Saúde ou CQH – Controle de Qualidade de Assistência Hospitalar. Tem sido utilizados para mensurar o desempenho de inúmeras atividades produtivas na área da saúde, especialmente em logística. São fortes aliados do setor, isso por conta do aumento da necessidade de coletar, tabular e analisar dados, a fim de identificar desvios e racionalizar processos, otimizar tempo e reduzir custos.
Segundo Paulus Jr. (2005, p. 34-35) defende que os principais objetivos do setor de suprimentos de materiais e medicamentos de um hospital são:
- manutenção da continuidade e qualidade do atendimento;
- baixo custo de aquisição;
- alta rotatividade e controle dos estoques;
- qualidade dos itens adquiridos;
- maximização do retorno sobre o investimento;
- otimização dos recursos envolvidos no abastecimento.
Outro fator de extrema importância, é o treinamento e aprimoração dos funcionários, assim eles podem utilizar materiais, medicamentos e aparelhos da melhor maneira possível, evitando perdas e desperdício dos mesmos.
A utilização do PDCA, é uma forma de garantir controle de processos que as atividades e tarefas na empresa estão sendo conduzidas da melhor forma e entregues com qualidade. Onde o PDCA é um método iterativo utilizado de forma contínua para controlar a qualidade nos processos. Dessa forma, a empresa consegue ter um gerenciamento mais eficiente e simples. Ou seja, a empresa consegue agilizar seus processos e reduzir o custo, tendo uma qualidade sempre maior em seus resultados.
Concluindo, a utilização de um sistema de controle, uso de indicadores, treinamento de funcionários e ferramentas de auxílio na tomada de decisões, são de extrema importância para o melhor desempenho da logística hospitalar, evitando desperdício e minimizando os custos.
Referências
Disponível em:<https://student.ulife.com.br/ Roteiro de Estudos> Acesso em: 08/02/2021
Disponível em:<https://www.sankhya.com.br/erp/> Acesso em: 09/02/2021
Disponível em:<https://www.remessaonline.com.br/blog/o-que-e-pdca/> Acesso em: 09/02/2021

Continue navegando