Buscar

Obrigações de dar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
1. As obrigações podem ser positivas ou negativas. As obrigações positivas se subdividem em obrigações de dar e obrigações de fazer. E as obrigações negativas consistem em obrigações e não fazer. Aqui será tratado das obrigações de dar.
Obrigações de dar: modalidades e subdivisões
1. A obrigação de dar tem por objeto a prestação de coisa. Possui 3 modalidades: 
· Atividade de dar: transferindo-se a propriedade da coisa;
· Entregar: transferindo-se a posse da coisa;
· Restituir: quando o credor recupera a posse ou a detenção da coisa entregue ao devedor. 
2. O Código Civil subdivide as obrigações de dar em obrigações de dar coisa certa e obrigações de dar coisa incerta. 
Obrigações de dar coisa certa
1. Nas obrigações de dar coisa certa, o devedor obriga-se a dar, entregar ou restituir coisa específica, certa, determinada. Se contrapõe a obrigação de dar coisa incerta, que será estudada em seguida. 
2. Nessas obrigações segue-se o princípio jurídico de que o acessório segue o principal (matéria estudada em Bens jurídicos). Veja a art. 233:
Art. 233. A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.
Art. 234. Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos.
3. Se a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição (da entrega da coisa), ou pendente condição suspensiva (o negócio encontra-se subordinado a um acontecimento futuro e incerto: o casamento do devedor, por exemplo), fica resolvida a obrigação para ambas as partes, suportando o prejuízo o proprietário da coisa que ainda não a havia alienado.
4. Se a coisa se perder, por culpa do devedor, responderá este pelo equivalente (valor da coisa), mais perdas e danos. Neste caso, suportará a perda o causador do dano, já que terá de indenizar a outra parte. Imagine a hipótese de o devedor, por culpa ou dolo, haver destruído o bem que devia restituir. 
5. Perda é a destruição total da coisa, deterioração é a perda parcial da coisa. Na hipótese de a coisa se deteriorar (ao invés de se perder) segue-se as regras abaixo. 
Art. 235. Deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu.
Art. 236. Sendo culpado o devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização das perdas e danos.
6. Para ficar claro, é importante que se diga que a obrigação de entregar uma coisa só surge depois de o devedor ter recebido um valor (preço), muitas vezes em dinheiro, por aquela coisa. Se o devedor fizer melhoramentos na coisa antes da tradição, poderá exigir um aumento no preço. Se o credor não anuir (concordar) a obrigação pode ser resolvida (o devedor devolverá todos os valores pagos pelo credor). Veja o art. 237.
Art. 237. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o credor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação.
Parágrafo único. Os frutos percebidos são do devedor, cabendo ao credor os pendentes.
7. Conforme estudado em Bens Jurídicos, frutos são utilidades que a coisa principal periodicamente produz, cuja percepção não diminui a sua substância (ex.: a soja, a maçã, o bezerro, os juros, o aluguel). Percepção (percebido) significa colhido ou produzido.
8. O art. 238 se refere a obrigação de dar na modalidade restituir. Isso significa que o devedor está na posse de um bem que pertence ao credor (proprietário). Um possui o direito de posse e o outro o direito de propriedade. Isso ocorre, por exemplo, quando o devedor aluga uma coisa. Nessa situação a coisa pode eventualmente perecer (se perder) ou ser deteriorada. 
Art. 238. Se a obrigação for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradição, sofrerá o credor a perda, e a obrigação se resolverá, ressalvados os seus direitos até o dia da perda.
9. Quando o legislador diz que estão ressalvados os direitos do credor até o dia da perda, se refere, a situações como a do seguinte exemplo: uma coisa depositada gerou frutos até a sua perda, sem atuação ou despesa do depositário, que inclusive tinha ciência de que as utilidades pertenceriam ao credor. Este terá direito sobre elas até o momento da destruição fortuita da coisa principal.
Art. 239. Se a coisa se perder por culpa do devedor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos.
10. Como assim “perdas e danos”? Imagine a hipótese em que um indivíduo (o devedor) aluga um carro. O carro se perde antes da tradição por culpa do devedor. Imagine que o credor alugaria esse carro para uma outra pessoa no dia seguinte. A perda do carro, incorreria em um prejuízo, pois o credor não poderia mais alugá-lo. O devedor deverá indenizar o credor por esse prejuízo. 
Art. 240. Se a coisa restituível se deteriorar sem culpa do devedor, recebê-la-á o credor, tal qual se ache, sem direito a indenização; se por culpa do devedor, observar-se-á o disposto no art. 239.
Art. 241. Se, no caso do art. 238, sobrevier melhoramento ou acréscimo à coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrará o credor, desobrigado de indenização.
Art. 242. Se para o melhoramento, ou aumento, empregou o devedor trabalho ou dispêndio, o caso se regulará pelas normas deste Código atinentes às benfeitorias realizadas pelo possuidor de boa-fé ou de má-fé.
Parágrafo único. Quanto aos frutos percebidos, observar-se-á, do mesmo modo, o disposto neste Código, acerca do possuidor de boa-fé ou de má-fé.
11. Se os acréscimos se referem a benfeitorias necessárias ou úteis (isso foi estudado em Bens Jurídicos) o devedor de boa fé terá direito a ser indenizado, podendo inclusive reter a coisa restituível, até que lhe seja pago o valor devido.
12. Estando de má-fé, o devedor só terá direito a reclamar a indenização pelos acréscimos necessários, sem possibilidade de retenção da coisa. 
Obrigações de dar coisa incerta
1. A coisa incerta é aquela indicada apenas pelo gênero e pela quantidade, sem que se especifique a qualidade. 
Art. 243. A coisa incerta será indicada, ao menos, pelo gênero e pela quantidade.
Art. 244. Nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrário não resultar do título da obrigação; mas não poderá dar a coisa pior, nem será obrigado a prestar a melhor.
2. Pelo art. 244, vê-se que a prestação indeterminada deverá se converter em prestação determinada, quando o devedor ou o credor escolher o tipo de produto a ser entregue, no momento do pagamento. A conversão da coisa certa em incerta é chamada de concentração (concentração do débito ou concentração da prestação devida).
3. Se a escolha couber ao devedor, este não poderá escolher a pior (nem é obrigado a escolher a melhor) – é o chamado princípio do meio termo.
Art. 245. Cientificado da escolha o credor, vigorará o disposto na Seção antecedente.
Art. 246. Antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.
4. Art. 246: o gênero nunca perece (genus nunquam perit).
Referências:
GAGLIANO, Pablo Stolze. FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil, volume 2. 21 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020

Outros materiais