Buscar

FLUÊNCIA LEITORA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONHECENDO ESTRATÉGIAS PARA A FLUÊNCIA LEITORA
A fluência em leitura oral é a capacidade de ler com velocidade, precisão e expressão adequada. É uma habilidade essencial na aprendizagem infantil. Saiba como praticá-la, neste artigo.
Um bom leitor é aquele que lê um texto de forma fluida, sem muitas pausas ou tropeços, com a devida compreensão do conteúdo, atenção às pontuações e com inflexão na voz.
A fluência em leitura oral é importante na aprendizagem infantil para que as crianças aprendam a ler sem hesitação ou tropeçando nas palavras, habilidades fundamentais para uma compreensão adequada. 
A fluência de leitura é aferida pelos indicadores de rapidez, precisão e prosódia, que são encontrados em diferentes questionários de leitura elaborados por pesquisadores americanos
.
A velocidade se mede em palavras por minuto (ppm). Existem escalas para aferir a velocidade de leitura esperada em diferentes etapas da trajetória escolar. A elabora nos Estados Unidos, apresenta uma expectativa que varia de 60 a 150 palavras por minuto para crianças do 1º ao 5º ano, com um avanço médio de 20 a 30 palavras por ano, chegando a 180 palavras por volta do 8º ano. Um estudo realizado em Portugal com alunos das séries iniciais do ensino fundamental chegou a indicadores semelhantes (Castro, 2015, p. 68).
A precisão se mede pelo número de acertos e erros. Uma leitura proficiente implica pelo menos 95% de palavras lidas sem erros, tropeços, hesitação ou engasgos. O número de erros afeta a velocidade – quanto mais erros, menor a velocidade. O número de erros também afeta a compreensão.
Erros são problemas de leitura associados a dificuldades de decodificação – seja pelo fato de o leitor não ter adquirido a capacidade de identificação automática das palavras, seja por dificuldades das próprias palavras, como no caso de uma palavra multissilábica ou termos técnicos foneticamente complexos e pouco conhecidos, seja por dificuldades de identificar palavras ou de deficiências em outras habilidades básicas de leitura, tais como ler decodificando, ler silabando, ler saltando palavras e ler trocando palavras.
A prosódia refere-se à qualidade da leitura de textos conectados, e inclui ritmo e entonação adequada à frase e ao tipo de texto. Por exemplo, uma poesia se lê com entonação diferente de um aviso. O ritmo deve refletir as estruturas e relações sintáticas das palavras na frase, bem como a arquitetura do próprio texto.
A prosódia enfatiza o uso apropriado da frase e da expressão.Quando um leitor lê com volume, tom, ênfase, fraseamento e outros elementos da expressão oral, ele evidencia que está lendo e interpretando uma passagem de texto – semelhante ao que fazem os músicos ao interpretar uma pauta musical. A prosódia envolve não apenas os elementos técnicos como entonação e ritmo, mas reflete um sentido que o leitor atribui ao texto.
Como melhorar a fluência em leitura oral
Listamos abaixo algumas atividades para praticar a fluência em leitura oral. 
Leitura em voz alta 
A leitura em voz alta é muito importante, pois ela fornece um modelo de leitura fluente. Vale lembrar que essa é uma prática comum tanto na educação infantil, como no ensino fundamental. 
Mesmo que as crianças ainda não tenham sido alfabetizadas, elas precisam de um modelo frequente de leitura fluente. A leitura em voz alta é uma prática que deve iniciar na educação infantil e permanecer no ensino fundamental, antes, durante e após a alfabetização.
Ouvir e acompanhar gravações de áudio
Praticar a escuta é uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a fluência em leitura oral. Existem muitos livros em formato de áudio, mas muitos professores gravam a si próprios enquanto leem em voz alta para a turma e depois, usam a gravação com seus alunos.
Atividades lúdicas com novas palavras
Quanto mais as crianças conhecem novas palavras, mas aumentam seu vocabulário, o que é essencial para se tornarem leitores fluentes. Jogos e brincadeiras podem ser realizados em sala como atividades lúdicas, enquanto novas palavras são apresentadas aos alunos.
Revezar a leitura em voz alta
Uma maneira fantástica de melhorar a fluência em leitura oral é praticar o revezamento na leitura em voz alta. Os alunos podem escolher um livro que gostem muito, ou mesmo criar uma história em grupo. O mais importante é criar um momento de leitura em voz alta, onde cada um lê uma parte do texto.
Leitura em dupla
Alguns professores praticam a leitura em dupla com seus alunos, principalmente na alfabetização. A atividade funciona assim: os alunos se reúnem em pares e um precisa ler para o outro o texto ou livro escolhido. Elas podem se revezar por frase, parágrafo ou página. É uma forma divertida de praticar a fluência em leitura oral.
Leitura de eco
Com a leitura por eco, o professor apresenta um texto para os alunos de forma que possam acompanhar sua leitura. Pode ser um trecho de livro ou um poema, o importante é que ele seja exibido para a turma, no quadro ou em uma tela. 
Enquanto o professor lê o texto, ele vai apontando para as palavras. Feito isso, pede aos alunos para lerem o que ele acabou de ler e, da mesma forma, aponta para as palavras à medida que as crianças leem o texto.
Leitura coral
A leitura coral é uma atividade parecida com a anterior. No entanto, aqui o professor lê um determinado texto para a turma várias vezes até que os alunos se familiarizem com ele. Em seguida, a classe se junta ao professor para lerem o texto juntos. Rimas infantis, canções e poemas engraçados são fantásticos para leitura coral.
Leituras repetidas
A leitura do eco e a leitura do coral são formas de leituras repetidas. No entanto, aqui os alunos trabalham individualmente. O professor escolhe uma pequena passagem de um texto e pede aos alunos para ler a passagem várias vezes. 
Depois, pede às crianças para cronometrar as leituras e fazer um gráfico com os resultados para ter um registro visual da melhoria. Uma variação dessa atividade é definir um cronômetro para 1-2 minutos e fazer com que os alunos registrem quantas palavras leram a cada leitura, usando um gráfico para mapear o progresso.
Encontrar frases interessantes na leitura oral
Embora incentivemos os leitores iniciantes a apontar cada palavra à medida que leem, queremos que os alunos aprendam a fazer isso de forma independente. Escreva algumas frases interessantes no papel e oriente o aluno para grifá-las ou circulá-las quando elas aparecerem na leitura.
O mais importante é que os professores e os pais incentivem a leitura nas crianças desde que pequenas. A prática regular da leitura oral de diferentes tipos de textos permite aos alunos praticar habilidades fonéticas, fundamentais na alfabetização.
Praticar a fluência em leitura oral, portanto, é essencial para a aprendizagem infantil. Nossas dicas de atividades foram para a sala de aula, mas os pais podem adaptar essas atividades para fazer em casa com seus filhos! 
Se você tem mais dicas, deixe nos comentários e contribua com a discussão!
Referências:
MOUSINHO, Renata; MESQUITA, Fernanda; LEAL, Josi  e  PINHEIRO, Lia. Compreensão, velocidade, fluência e precisão de leitura no segundo ano do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79 [citado  2021-06-14], pp. 48-54 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862009000100007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.

Continue navegando