Buscar

2B ATIVIDADE 2 POLÍTICA CAMBIAL E DE RENDAS (1)

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Goiás.
Jaraguá, 26 de janeiro de 2022.
Acadêmico:
Macroeconomia I
POLÍTICA CAMBIAL E POLÍTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
1. O que é política cambial?
Conjunto de ações exercidas pelo banco central destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.
2. Quem regulamenta e fiscaliza a política cambial brasileira?
CMN E BC 
3. Quais são as operações envolvendo trânsito cambial que podem ser realizadas nos Correios?
Os correios é uma agência de fácil acesso, na qual se instala na maioria das cidades do Brasil, nos correio é possível fazer compra e venda de moeda estrangeira, além de permissão para enviar ou receber mercadorias de diversos países. 
4. O que determina a taxa de câmbio? Qual o regime de taxas de câmbio adotado no Brasil? Como ele funciona?
O Brasil usa a política flutuante suja, isso pois o valor do dólar se dá pela oferta e demanda, mas o banco central pode intervir nesse valor com suas políticas vendendo ou comprando dólar ou até mesmo fazendo operações de swift, com a intenção de controlar o valor do dólar. 
5. Como a valorização cambial afeta a vida da sociedade como um todo: empresas que exportam, empresas que importam e consumidores?
Quando há uma alta na taxa de câmbio isso estimula exportações já que a moeda estrangeira se torna mais atraente para comerciantes na hora da venda , produtos importados ficam mais caros pois a demanda continua a mesma porém a exportação fez com que a oferta diminuísse , insumos, a inflação tende a subir, a demanda internacional aumenta, desse modo afeta a todos com uma crise econômica. 
6. Quais são as vantagens e desvantagens do regime de câmbio flutuante?
A vantagem é que o próprio mercado regula as taxas de câmbio, não causando distorções cambiais na economia. A desvantagem do câmbio flutuante é que a valorização excessiva das moedas estrangeiras pode causar inflação, enquanto a desvalorização dessas moedas podem ocasionar diminuição das exportações.
7. O que significa uma desvalorização do real frente ao dólar?
significa o fortalecimento do dólar, ou seja a demanda por dólar é maior, isso acontece por exemplo quando o país importa mais bens do que exporta para pagar seus fornecedores que recebem em dólares. 
8. Quais são as ações do governo para desestimular as importações?
O governo fornece algumas medidas através do Banco Central, por exemplo influenciar na valorização do real dentro do país.
9. Qual a relação da taxa de câmbio e a inflação?
Taxa de câmbio alta: Estimula exportações, produtos importados ficam mais caros, insumos, inflação tende a subir, demanda internacional aumenta. 
 
Taxa de câmbio baixa: estimula importações, produtos e insumos importados mais baratos, inflação diminui, competitividade de produtos nacionais e internacionais, demanda internacional diminui.
10. O que significa um superávit na balança de pagamentos?
 representa que as exportações de um país foram em maior valor que as importações. Ou seja, o país vendeu mais do que comprou, sendo assim, entrou mais dinheiro no país se comparado a quantia que saiu por meio das importações.
O crescimento tem que ser intencional, ninguém melhora por acidente.
John Maxwell

Continue navegando