Buscar

Competência e Procedimentos na Justiça do Trabalho

Prévia do material em texto

Direito Processual Trabalhista – 2021/1– 8º período 
Prof.ª Waléria Demoner Rossoni 
E-mail: wademoner@hotmail.com 
 
Direito Processual Trabalhista – 2021/1– 8º período 
Prof.ª Waléria Demoner Rossoni 
E-mail: wademoner@hotmail.com 
 
Direito Processual Trabalhista – 2021/1– 8º período 
Prof.ª Waléria Demoner Rossoni 
E-mail: wademoner@hotmail.com 
 
Questionário 
 
Responda as perguntas abaixo elencadas de maneira bastante fundamentada, mencionando a fundamentação jurídica, legal e doutrinária pertinente. 
Questão 01: Wellington, trabalhador avulso, está insatisfeito com os repasses que lhe são feitos pelos trabalhos no Porto Castelo Forte, em São Paulo-SP. Pretende ajuizar ação em face do operador portuário e do Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO. Como advogado(a) de Wellington, informe e explique qual será a Justiça competente para o processamento e julgamento da demanda a ser proposta. 
O art. 643 da CLT alude à competência da Justiça do Trabalho, o que remete à Constituição Federal de 1988, que atribui o exercício da jurisdição, atividade estatal voltada à solução de conflitos de interesses e realização concreta dos direitos assegurados pela ordem jurídica ao Poder Judiciário. 
 Ainda que a relação de trabalho não seja empregatícia, a competência é da justiça do trabalho por força de lei.
Art. 643; 3º CLT.
(2)
Questão 02: Analise: 
– Frederico José ajuizou ação trabalhista em face da “BBB Soluções Automotivas Ltda”. 
– Washington também ajuizou ação, mas em face de “Casas Arrumadas Ltda”, uma empresa de prestação de serviços, e do Município de Itaguaçu, no Espírito Santo, para quem prestou serviços, requerendo a responsabilização subsidiária. 
Os respectivos advogados atribuíram o valor correspondente a 20 salários mínimos à causa de Frederico José e de 15 salários mínimos à causa de Washington. 
Em qual rito cada uma das Reclamações Trabalhistas tramitará? Justifique fundamentando sua resposta. 
Apesar de o valor ser inferior a 40 salários mínimos, a ação não pode tramitar perante o rito sumaríssimo, uma vez que o art. 852-A, parágrafo único, da CLT exclui tal procedimento quando for parte ente de direito público, como a União, Estados, DF, Municípios, Autarquias e Fundações Públicas. A ação correrá sob o rito ordinário, porque, em que pese o valor da causa, figura ente de direito público no polo passivo.
 Art. 852-A, parágrafo único da CLT
Questão 03: Ana, Maria Aparecida e Washington trabalharam no restaurante Hortifrango Grelhado Ltda. Todos procuraram o mesmo advogado (Dr.º Moncerrath) para apresentar reclamação trabalhista: Ana diz que não recebeu horas extras, Maria Aparecida (Cida) informa que não recebeu as verbas resilitórias e Washington diz que não recebeu a participação nos lucros. Nesse caso, é possível o ajuizamento de reclamação trabalhista plúrima? Em resposta positiva, quais os pedidos? A Reclamação Trabalhista precisa apresentar pedido líquido e certo? Justifique fundamentando sua resposta. 
 Não é possível o ajuizamento de reclamação plúrima, porque os pedidos são distintos. Reclamatórias Plúrimas, é aquela que tem mais de um sujeito ativo ou passivo na reclamação trabalhista. tem por finalidade atender ao Princípio da Economia e Celeridade Processual. caracteristica básica: causa de pedir e pedidos semelhantes.
 Deve haver identidade de matéria, conforme o Att. 842, CLT.
Conforme o Att. 840; 1 da CLT, o pedido deve ser certo, determinado e indicar o seu valor, portanto, significa que deve ser líquido 
(3)
Questão 04: Carlos ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa “Cordel Ltda”, valendo-se do procedimento sumaríssimo. Contudo, Carlos não liquidou os pedidos. De acordo com a CLT, qual a conduta que o juiz deve tomar? É possível a emenda da exordial? Justifique fundamentando sua resposta. 
 Um doa pedidos a inicial trabalhista do rito sumaríssimo e que o pedido seja certo, determinado e liquido. Ressalte-se que o desatendimento da regra prevista no inciso I do art. 852-B do texto consolidado não abre oportunidade para o autor emendar a petição inicial, seja porque a regra trabalhista é específica e expressa ao cominar a pena de arquivamento do feito e condenar o autor as custas.
Não cabendo a emenda na petição inicial.
Questão 05: Conforme amplamente analisado nas aulas de Direito Processual Trabalhista, leia o caso prático a seguir: 
Ana Karoline trabalhou em favor de uma empresa situada em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Após ser dispensada, mudou-se para o Rio de Janeiro e neste Estado ajuizou reclamação trabalhista contra o ex-empregador, Ponto Amoroso Soluções Automotivas Ltda. Este, após citado em Cachoeiro de Itapemirim-ES, apresentou petição de exceção de incompetência territorial logo no segundo dia. Em decorrência desse fato, o juiz suspendeu o processo e conferiu vista à Ana Karoline. Em seguida, proferiu decisão acolhendo a exceção e determinando a remessa dos autos ao juízo distribuidor de Cachoeiro de Itapemirim-ES, local onde os serviços de Ana Karoline foram prestados e que, no entendimento do magistrado, seria o juízo competente para julgar a reclamação trabalhista. 
Diante do entendimento do Colendo Tribunal Superior do Trabalho, é cabível nesse caso recurso de imediato? Em resposta afirmativa, qual? Justifique apresentando os fundamentos legais, sumulares e jurídicos. 
 Todavia, em três casos, expressos na Súmula 214, do TST, é possível recorrer de decisões interlocutórias de imediato. São eles: 
I) Quando a decisão viola SÚMULA ou OJ do TST; 
II) Quando a decisão é recorrível para o mesmo TRT; 
III) Quando a decisão acolhe exceção de incompetência, remetendo o processo para TRT distinto do juízo que proferiu a decisão.
poderá interpor de imediato Recurso Ordinário no prazo de 8 dias. 
Questão 06: Seu escritório, situado em Colatina, a “Princesa do Norte Capixaba”, foi contratado pela empresa Dois Riachos Produtos Automotivos Ltda. para assisti-la juridicamente em uma audiência. Você foi designado(a) para a audiência. Forneceram-lhe cópia da defesa e dos documentos, e afirmaram que tudo já havia sido juntado aos autos do processo eletrônico. Na hora da audiência, tendo sido aberta esta, bem como os autos eletrônicos do processo, o juiz constatou que a defesa não estava nos autos, mas apenas os documentos. Nesse caso, por previsão expressa da CLT, qual a conduta que você, advogado(a), deverá tomar? Justifique, apresentando os fundamentos legais e jurídicos. 
 
Ocorre que, de acordo com Art. 847 - Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes.
Desta forma deverá aduzir a aduzir defesa oral em 20 minutos. Caso não apresentar a defesa oral o réu se torna revel.
(2)
Questão 07: Em consonância com o entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Colendo Tribunal Superior do Trabalho, analise os itens abaixo, em V (verdadeiro) ou F (falso), justificando as assertivas erradas. 
I – Por previsão da CLT, não compete à Justiça do Trabalho, mas à Justiça Federal, o julgamento de ação anulatória de auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho, uma vez que a primeira é uma justiça especializada. 
Falsa não compete à Justiça do Trabalho, mas à Justiça Federal, o julgamento de ação anulatória de auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho.
  de acordo com o artigo 114, VII da CRFB, a competência é da Justiça do Trabalho sim.
II – É da competência exclusiva da Justiça do Trabalho o julgamento das ações ajuizadas em face da Previdência Social que versem sobre litígios ou medidas cautelares relativos a acidentes do trabalho. 
Falsa nesse caso a competência não é da Justiça do Trabalho, mas da Justiça Comum Estadual, na forma do artigo 109, I, parte final e §3 da CRFB. A competência no caso de acidente do trabalho somente será da Justiça do Trabalho quando a demanda for em face do empregador, conforme artigo 114, VI da CRFB.
(2)
 III – De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça e do Colendo TribunalSuperior do Trabalho, é da competência da Justiça do Trabalho processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal (um advogado, por exemplo) contra cliente. 
Falsa Súmula 363 STJ- Compete à Justiça estadual processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente.
Questão 08: Ana Rodrigues contratou você como advogado(a) para ajuizar ação trabalhista em face do empregador, Restaurante Amado Ltda. Entretanto, na audiência, o juiz constatou que não havia qualquer procuração nos autos. Diante disso, você requereu que fosse efetivado registro em ata de audiência no qual Ana o(a) constituía como procurador(a). Ana, na audiência, anuiu com o requerimento. Nesse caso, pode-se afirmar que o mandato é válido? Em resposta afirmativa, quais os poderes que o(a) advogado(a) possui? Qual o entendimento do Colendo Tribunal Superior do Trabalho? Justifique. 
 
Questão 09: No que concerne a nulidade no Processo do Trabalho, analise os itens abaixo, em V (verdadeiro) ou F (falso), justificando as assertivas erradas.
 I – Por previsão da CLT, declarada a nulidade, por qualquer fundamento que seja, todos os atos processuais posteriores serão nulos. 
Falso Art. 798, CLT - A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam conseqüência. somente se os atos posteriores e os que dele dependam - princípio da utilidade.
– Por previsão da CLT, as partes poderão alegar nulidade enquanto estiver aberta a instrução, mesmo que já tenham tido oportunidade de manifestação nos autos. 
Falso A nulidade deve ser pronunciada pela parte na primeira vez em que tiver de falar em audiência ou nos autos - sob pena de preclusão - princípio da convalidação ou da preclusão. Art. 795, CLT - As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argüi-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos.
Certa III– Por previsão da CLT, só serão considerados atos nulos os atos que alegadamente causarem prejuízo às partes. 
 
Questão 10: Quanto à forma de reclamação e notificação nos dissídios individuais, observe as seguintes afirmativas, justificando as assertivas erradas. 
Certa – Sendo várias as reclamações e havendo identidade de matéria, poderão ser acumuladas num só processo, se se tratar de empregados da mesma empresa ou estabelecimento. 
– Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 10 (dez) dias. 
Falsa CLT. Art. 841. Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 5 dias.
– Nos termos da CLT, em audiência, faculta-se ao empregador fazer-se substituir por preposto, desde que ostente a condição de empregado da reclamada, com exceção das microempresas e empresas de pequeno porte. 
Falsa Art. 843, § 1º da CLT É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.
IV – Com o advento da Reforma Trabalhista (Lei n.º 13.467/2017), a reclamação trabalhista escrita deverá conter pedido certo e determinado, sob pena de arquivamento do processo. 
Falsa Art. 843, § 1º da CLT É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.
Questão 10: Quanto à forma de reclamação e notificação nos dissídios individuais, observe as seguintes afirmativas, justificando as assertivas erradas.
– Sendo várias as reclamações e havendo identidade de matéria, poderão ser acumuladas num só processo, se se tratar de empregados da mesma empresa ou estabelecimento. Correta Art. 842 da CLT. Sendo várias as reclamações e havendo identidade de matéria, poderão ser acumuladas num só processo, se se tratar de empregados da mesma empresa ou estabelecimento.
– Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 10 (dez) dias. Errada CLT. Art. 841. Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 5 dias.
– Nos termos da CLT, em audiência, faculta-se ao empregador fazer-se substituir por preposto, desde que ostente a condição de empregado da reclamada, com exceção das microempresas e empresas de pequeno porte. Errada Art. 843, § 1º da CLT É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.
– Com o advento da Reforma Trabalhista (Lei n.º 13.467/2017), a reclamação trabalhista escrita deverá conter pedido certo e determinado, sob pena de arquivamento do processo. ERRADA. CLT. Art. 840. § 1 Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação das partes, a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. §3. Os pedidos que não atendam ao disposto no § 1 deste artigo serão julgados extintos sem resolução do mérito.
Página 1 de 3 
 
Página 1 de 3 
 
Página 1 de 3

Continue navegando