Buscar

CRIATIVIDADE TEMA 6

Prévia do material em texto

Iniciado em
	terça, 15 Mar 2022, 10:12
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 15 Mar 2022, 10:13
	Tempo empregado
	43 segundos
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 5,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho publicado no portal HSM Management. 
“Vivemos em uma sociedade do conhecimento que, como nunca, impõe aos indivíduos demandas de aprendizado cada vez mais numerosas, diversificadas e complexas. Nesse contexto, como lidar com os momentos adormecidos de Deleuze e fazer as pessoas “acordarem misteriosamente” o máximo possível? Segundo o filósofo francês, o despertar acontece sempre que algo convoca o aprendiz, provocando-lhe um interesse que ele já tem intrinsecamente. O problema é que não há regras sobre como os professores podem fazer tal convocação, a não ser uma: transformar a aula em emoção. ‘Uma aula é tanto emoção como inteligência. Sem emoção não há nada’, escreve Deleuze”.
MACIEL, Angela. É preciso emocionar-se para aprender. Revista HSM. 2016. Disponível em: <http://www.revistahsm.com.br/educacao-executiva/epreciso-emocionarse-para-aprender/>. Acesso em: 22 mar. 2017.
De acordo com seus conhecimentos, e o conteúdo visto, assinale quais são os ingredientes fundamentais para a criatividade:
Escolha uma opção:
a. Liberdade
b. Liberdade e imaginação
c. Emoção e humor
d. Humor, liberdade e imaginação 
Feedback
Sua resposta está correta.
No processo criativo, as ideias devem surgir livremente, sem críticas, usando conhecimentos adquiridos e a imaginação, para fazer novas combinações. Dessa forma, conseguimos ver problemas já conhecidos de uma maneira nova, usando uma imaginação criativa. Assim, para a criatividade, é necessário valorizarmos o humor, como disposição para aprender, e exercícios de liberdade e autoconfiança, com muita imaginação.
A resposta correta é: Humor, liberdade e imaginação
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir. 
“Um grupo de estudantes de uma escola municipal de Uberaba está aprendendo a ver a matemática por um outro ângulo. Para cativar os alunos com uma das matérias mais temidas na grade escolar, o professor da disciplina, Cristian Souza Cruz, utiliza técnicas atraentes a fim de deixar as aulas mais interessantes. [...] “Eu achei interessante explicar a geometria da matemática com o filtro dos sonhos, porque os alunos podem identificar os polígonos de acordo com os desenhos que vão formando nas linhas”, explicou o professor”.
G1. Professor de Uberaba utiliza método criativo para ensinar matemática. G1.globo.com, 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/11/professor-de-uberaba-utiliza-metodo-criativo-para-ensinar-matematica.html>. Acesso em: 22 mar. 2017. 
Assim, analisando o cenário exposto no trecho enunciado e de acordo com o seu conhecimento, assinale V, para verdadeiro, e F, para falso.
(  ) Cristian mostra que é possível trabalhar o currículo de forma flexível e contextualizada, despertando a criatividade nos alunos.
(  ) Nesse caso, não há um currículo estruturado e com uma metodologia definida, por isso foi possível usar a criatividade.
(  ) Apesar do bom exemplo, a criatividade ainda é pouco utilizada nos ambientes educacionais.
(  ) O professor tem conhecimento das técnicas de criatividade, só não sabe como utilizá-la.  
Agora, assinale a opção com a sequência correta de V ou F:
Escolha uma opção:
a.
V-V-V-F.
b.
V-F-F-F.
c.
V-F-V-F. 
d. V-F-V-V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A falta de formação e conhecimento dos professores, sobre técnicas, procedimentos e metodologias incentivadoras de criatividade faz com que esse ambiente seja desestimulante aos alunos. Porém, Cristian provou que é possível criar um ambiente estimulante.
A resposta correta é:
V-F-V-F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Confira o trecho da matéria publica no portal da Revista Exame, referente a um estudo feito pela Adobe:
“Tanto os educadores quanto os estudantes concordam que a melhor maneira de aprender é criando e fazendo. No levantamento, cerca de 66% dos professores querem preparar melhor os alunos da Geração Z para o mercado de trabalho, oferecendo mais oportunidades de aprendizado prático. [...] Uma parte chave disso é o tipo de currículo tomado por Computadores e Tecnologia e Ciência e Engenharia servindo a classes que exigem criatividade e, ao mesmo tempo, prepararem os alunos para o futuro no mercado de trabalho”.
PIVETTI, Fernando. Dar asas à imaginação pode aumentar o seu salário. Exame.com, 2017.  Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/dar-asas-a-imaginacao-pode-aumentar-o-seu-salario/>. Acesso em 23 mar. 2017.
Com base nos conhecimentos aprendidos sobre Criatividade e Ensino-Aprendizagem, assinale V para verdadeiro, e F, para falso:
(  ) As práticas educacionais atuais seguem o princípio de que, primeiro, é necessário aprender para depois fazer.
(  ) No processo de aprendizagem, a criatividade não é fator primordial.
(  ) O pensamento criativo é possível ser aplicado apenas na graduação em diante, pois antes o aluno não tem maturidade suficiente para lidar com esse processo.
(  ) O estudo demostra que a aprendizagem é um construir constante, por isso a importância de colocar o aluno em frente a novas situações que confrontarão aprendizagens já construídas.
Agora assinale a opção que apresenta a sequência correta de V ou F:
 
Escolha uma opção:
a.
V-V-V-F.
b.
V-V-F-V.
c.
V-F-F-V. 
d. F-V-V-V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Apesar das práticas educacionais atuais seguirem o princípio de que, primeiro, é necessário aprender para depois fazer, a pesquisa deixa claro que é necessário aprender criando e fazendo, assim a aprendizagem é um construir constante.
A resposta correta é:
V-F-F-V.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Confira o trecho da matéria publicada no portal da Revista Crescer.
“A criatividade das crianças não tem fim! Ou será que tem? A resposta é fácil: basta você pensar em si mesmo. Qual foi o momento em que você deixou de ter uma imaginação fértil, livre, cheia de cores e possibilidades? Quando começou a se incomodar por tomar chuva ou a não ter tempo para fazer pequenas coisas que te deixam feliz? Infelizmente, toda aquela curiosidade que tínhamos quando crianças se transformam com o tempo - e com a vida real. E parece que, em parte, perdemos um pouco da alegria de viver.”
DUARTE, Andrezza. Criatividade infantil: o segredo é deixar a criança brincar. Revistacrescer.globo.com, 2017. Disponível em: <http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2017/03/criatividade-infantil-o-segredo-e-deixar-crianca-brincar.html>. Acesso em 30 mar. 2017.
Com base nos seus conhecimentos verifique a opção correta:
Escolha uma opção:
a. A família não possui responsabilidade no processo criativo da criança.
b. Ter uma agenda cheia de atividade possibilita a criança adquirir mais conhecimentos e assim ser mais criativa.
c. Para se ter boas ideias é necessário estar de bem, com bom humor. A agenda com muitas atividades pode acarretar em um certo stress para a criança, limitando sua criatividade. 
d. O processo criativo, apesar de precisas de um ambiente favorável, com liberdade, acontece apenas para quem já possui essa habilidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
O bom humor, ou bem-estar, são ingredientes fundamentais para proporcionar um ambiente adequado para o processo criativo. O prazer fornecerá motivação e energia ao processo criativo, que com liberdade, humor e imaginação serão fundamentais nesse processo. 
A resposta correta é: Para se ter boas ideias é necessário estar de bem, com bom humor. A agenda com muitas atividades pode acarretar em um certo stress para a criança, limitando sua criatividade.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Confira o trecho publicado da opinião de Luciana Allan ao portal da Revista Exame:
“Tudo começa,então, em transformar a escola. Na semana passada participei do Congresso Inova Educa, que convidou professores de escolas públicas e privadas a apresentarem projetos educacionais “fora da caixa”. Fiquei gratamente surpresa e muito empolgada em conhecer vários docentes que, ao invés de lamentar, estão adotando muitas ferramentas tecnológicas já disponíveis para estruturar novos modelos de aprendizagem. São educadores que acordaram para o poder dos gadgets, softwares, apps e games para engajar seus alunos e alcançar níveis elevados de compreensão e análise de conteúdos com a criação de projetos pedagógicos nos quais exerceram o papel de mentores e não de dominadores por serem os únicos a deter o saber”.
ALLAN, Luciana. Como criar uma geração de inovadores? Exame.com. 2015. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/blog/crescer-em-rede/como-criar-uma-geracao-de-inovadores/>. Acesso em 23 mar. 2017.
Assim, analisando o cenário exposto no trecho enunciado e de acordo com o seu conhecimento adquirido, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. O comportamento criativo não pode ser aprendido e estimulado, pois é inerente ao indivíduo que o possui.
b. O processo criativo não pode ser aplicado a qualquer disciplina, pois nem todas é possível estimular os alunos a utilizar a criatividade.
c. Três das habilidades necessárias ao docente criativo são exercer o papel de mentor (e não de dominador), ter pensamento crítico e desenvolver tal pensamento em seus alunos. 
d. Para que haja criatividade no processo de aprendizagem, não é necessário que haja uma integração das estruturas educacionais, docente, aluno e currículo.
Feedback
Sua resposta está correta.
O professor necessita ter o domínio de várias capacidades e habilidades especializadas para conseguir desenvolver um processo criativo de sucesso junto a seus alunos. E para isso são necessárias três habilidades fundamentais: a de ter pensamento crítico e desenvolver tal pensamento em seus alunos, como o próprio enunciado exemplifica, quando fala que é preciso que os docentes exerçam o papel de mentores e não de dominadores, por serem os únicos a deter o saber e principalmente ser o mentor de seus alunos, isso é agir como um mestre, um conselheiro, um grande pensador.
 
A resposta correta é: Três das habilidades necessárias ao docente criativo são exercer o papel de mentor (e não de dominador), ter pensamento crítico e desenvolver tal pensamento em seus alunos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando