Buscar

Defesa de Multa - 193 CTB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR DA SUPERINTENDÊNCIA, DE TRÂNSITO DE SALVADOR (TRANSALVADOR) - BAHIA
Auto de Infração de Trânsito (AIT) nº T947800930
Eu, ZEDER REGIS DOS SANTOS, brasileiro, solteiro, portador do RG:844050741 órgão expedidor SSP/BA, inscrito no CPF/MF sob o número 781.808.485-15, número de registro da CNH nº 02817552979, proprietário e condutor do veículo devidamente identificado no Registro e Licenciamento ora acostado, residente e domiciliado no Conjunto Colinas de Periperi , nº 19 Apt.304, Praia Grande, Salvador - Bahia, CEP: 40725-430, vem a honrosa presença de Vossa Senhoria, com fulcro no art. 281, II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do art. 5º, LC da Constituição Federal (CF), Apresentar:
DEFESA DE AUTUAÇÃO DE TRANSITO
Contra o que faz consubstanciado nos motivos de fato e direito que serão explanados a seguir.
DA ATIPICIDADE DA CONDUTA
O Condutor fora autuado por supostamente transitar com o veículo em CICLOVIAS e CICLOFAIXAS, na Praça Gago Coutinho, s/n – São Cristóvão, na data de 21/11/2021, horário desconhecido. A infração de trânsito consta no art.193 do CTB, de natureza gravíssima, implicando na adição de 07 pontos em sua CNH e na austera imposição de uma multa de R$ 880,41(oitocentos e oitenta reais e quarenta e um centavos).
Art. 193 do CTB
Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
Infração - gravíssima; 
Penalidade - multa (três vezes).
Permissa vênia, o Auto de Infração que ora se combate é insubsistente e deve ser julgado inconsistente por Vossa Senhoria.
DA INEXISTÊNCIA DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO
Acredita-se que o veículo estava transitando sobre as ciclovias e ciclofaixas, local destinado para ciclistas, espaço este, destinado exclusivamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas, não sendo permitida a circulação de veículos automotores e regulamentando as áreas não utilizáveis. Ao contrário do quanto narrado, o Condutor não cometeu a transgressão mencionada, o que leva a crer que a intepretação do agente fiscalizador incorreu em erro manifesto.
O Condutor, diferente do alegado, realizou um desvio no tempo estritamente necessário para dar passagem a um veículo que via em alta velocidade na referida localidade, fato que de longe não caracteriza a atividade de transitar sobre a ciclovia/ciclofaixa. O desvio feito pelo condutor em questão de segundos, foi com a única finalidade de dar passagem a um veículo que vinha atrás, além de não ser intencional, o ato foi a medida necessária no momento, para evitar um possível acidente. Portanto, no caso em tela, o ato de DESVIAR é distinto de TRANSITAR nas CICLOVIAS/CICLOFAIXAS.
Vale ressaltar que no momento em que o veículo fez o desvio foi coisa de segundos e não minutos, e este fato só ocorreu em virtude da impudência do condutor do outro veículo que vinha logo atrás em uma velocidade perigosa.
 Ademais, não existe no Auto de Infração foto que comprove a descrição da infração. Sendo feito por agente de fiscalização, deve o mesmo possibilitar instrumento que prove o alegado, para que não se recaia na presunção absoluta de veracidade da sua versão, o que afrontaria severamente o direito constitucional à ampla defesa e ao contraditório do art. 5°, LV, além da segurança jurídica.
À luz disso, o Condutor não pode ser coagido ao pagamento de multa por uma infração cuja tangibilidade no plano dos fatos não se pode saber se deveras ocorreu, haja vista a probabilidade do testemunho incorreto do agente de trânsito.
Desse modo, INEXISTINDO INFRAÇÃO LEGAL, bem como NÃO HAVENDO CLARA COMPROVAÇÃO de que o Condutor teria transitado ilegalmente sobre as marcas de canalização, não há que se falar em lhe aplicar qualquer penalidade. Por essa razão, pugna pelo cancelamento do Auto de Infração em questão, a partir do reconhecimento da atipicidade da conduta, diante do cometimento do desvio momentâneo diante das circunstâncias ao qual foi exposto, e em nada obstruiu a circulação carros. 
DOS REQUERIMENTOS FINAIS
Diante de tudo quanto exposto acima, requer:
a) O recebimento da presente defesa para, ao final, julgá-la procedente, declarando-se a insubsistência do Auto de Infração de Trânsito (AIT) nº T947800930, sustando todos os seus efeitos legais e procedendo-se o seu imediato arquivamento, haja vista a atipicidade da conduta que ocasionou a infração legal que imputam ao Condutor, com o consequente cancelamento da multa e a extinção da pontuação que a infração gerou indevidamente no Prontuário Geral do Recorrente;
b) Requer, por fim, a produção de todas as provas admitidas em Direito, em especial, a juntada posterior de documento que comprove a mora da parada realizada pelo Condutor que poderia configurar o ato de estacionamento, de forma que não pairem mais dúvidas quanto à licitude do AIT afrontado na presente defesa.
A presente defesa vai acompanhada da cópia da Carteira Nacional de Habilitação, cópia do Documento do Veículo (CRLV) e cópia da Notificação de Autuação. 
Termos em que, pede e espera deferimento.
Salvador, 01 de janeiro de 2022
__________________________________________
Zeder Regis Dos Santos
CPF: 781.808.485-15

Continue navegando