Buscar

Av2 - Climatologia e Meteorologia

Prévia do material em texto

Av2 - Climatologia e Meteorologia
Pontuação da atividade: 
900 de 1500 
1) 
Três quartos das culturas alimentares do mundo dependem de abelhas e outros polinizadores, o que significa que o sumiço delas põe em xeque a segurança alimentar além de  afetar o equilíbrio dos ecossistemas.
O dano infligido pelas mudanças climáticas aos polinizadores é uma preocupação particular para os cientistas. Uma nova pesquisa, desenvolvida pela Universidade Estadual da Flórida e colaboradores, ajuda a explicar o vínculo entre o clima global em mudança e declínio das populações de abelhas em todo o mundo.
No estudo, publicado na revista Ecology Letters, os pesquisadores descobriram que, assim como o sumiço das abelhas afeta a produção de alimentos, as mudanças climáticas afetam a disponibilidade de flores e alimentos para as próprias abelhas.
A equipe de pesquisa examinou três espécies de abelhas das montanhas rochosas do Colorado, nos EUA, e descobriram que à medida que o clima global muda, os ciclos sazonais delicadamente equilibrados também começam a mudar. Nas montanhas rochosas, isso significa a antecipação do degelo e o prolongamento da estação das flores.
De saída, essas mudanças podem parecer uma benção para as abelhas, afinal uma temporada de floração mais longa proveria mais alimento para as abelhas. No entanto, os pesquisadores descobriram que, à medida que a neve derrete mais cedo e a temporada de floração se estende, o número de dias com pouca disponibilidade de flores aumenta, resultando em uma escassez geral de alimentos, que está relacionada ao declínio populacional das abelhas.
“Quando os pesquisadores pensam sobre os efeitos das flores nas abelhas, eles geralmente consideram a abundância como o fator mais importante, mas descobrimos que a distribuição das flores ao longo de uma temporada foi o mais importante para as abelhas”, disse Jane Ogilvie, principal autora do estudo emnota da Universidade.
“Quanto mais dias com boa disponibilidade de flores, mais abelhas podem forragear e as colônias podem crescer. Agora temos temporadas de florescências mais longas por causa da precipitação do derretimento de neve, mas a abundância floral não mudou em geral. Isso significa que temos mais dias em uma estação com pouca disponibilidade de flores”.
Segundo a pesquisadora, a descoberta contribui para a crescente evidência das graves consequências ecológicas das mudanças climáticas e lança novos desafios para a conservação. Os resultados sugerem, ainda, que os pesquisadores do tema devem considerar como as fontes alimentares de uma espécie podem estar respondendo às mudanças climáticas.
 
Acerca do tema Bioclimatologia e a correlação com o texto apresentado, avalie as assertivas abaixo:
I. Os fenômenos atmosféricos afetam diretamente os estudos da bioclimatologia, visto que as ondas de calor, as ondas de frio e os baixos índices de umidade relativa interferem na rotina metabólica dos organismos vivos.
II. A antecipação do degelo e a prolongação do período de florada ao invés de auxiliar a disponibilidade de alimento às abelhas, promoveu sua escassez.
III. As interações entre os organismos vivos e seu habitat, principalmente como mostrado no caso estudado, são de importância extrema para a manutenção da biodiversidade.
São corretas as informações apresentadas em:
Alternativas:
· a)
III
Alternativa assinalada
· b)
II
· c)
I e II
· d)
I e III
· e)
I, II e III.
2) 
A interação animal e ambiente deve ser considerada quando se busca maior eficiência na exploração pecuária, pois as diferentes respostas do animal às peculiaridades de cada região são determinantes no sucesso da atividade produtiva. Assim, a correta identificação dos fatores que influenciam na vida produtiva do animal, como: o estresse, imposto pelas flutuações estacionais do meio ambiente, permitem ajustes nas práticas de manejo dos sistemas de produção, possibilitando dar-lhes sustentabilidade e viabilidade econômica. Dessa forma, o conhecimento das variáveis climáticas, sua interação com os animais e as respostas comportamentais, fisiológicas e produtivas são preponderantes na adequação do sistema de produção (NEIVA et al., 2004).
NEIVA, J.N.M; TEIXEIRA, M.; TURCO, S.H.N. et al. Efeito do estresse climático sobre os parâmetros produtivos e fisiológicos de ovinos Santas Inês mantidos em confinamento na região litorânea do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira Zootecnia, v.33, n.3, p.668-678, 2004.; 
Assinale a alternativa correta acerca do Estresse Térmico.
Alternativas:
· a)
Estresse térmico trata-se da alteração comportamental ou fisiológica apresentada pelos organismos vivos quando submetidos a temperaturas menores ou maiores das necessárias para suas atividades metabólicas normais, exclusivamente.
· b)
Estresse térmico trata-se do comportamento físico apresentado por populações e comunidades biológicas, quando submetidas somente a umidade do ar relativa, que esteja em desacordo com a necessária para suas atividades rotineiras.
· c)
Os indicadores utilizados para evidenciar o estresse térmico aos quais populações ou indivíduos biológicos possam estar expostos tratam-se da temperatura do ar, umidade do ar e vento.
Alternativa assinalada
· d)
Os fatores climáticos mais importantes para a atestar o estresse climático tratam-se das temperaturas máximas e mínimas às quais os organismos vivos estão expostos, e as ideais para seu funcionamento fisiológico em situações normais.
· e)
O estresse térmico é medido somente pela medição da umidade do ar e ventos aos quais os indivíduos estarão sujeitos, comparando-se com os valores ideais desses parâmetros para que estes funcionem em plenas condições fisiológicas.
3) 
Desastres naturais são conceituados como eventos que resultam de um fenômeno natural extremo ou intenso sobre um sistema social, ou seja, ocasionando prejuízos ou perdas sociais que excedam a capacidade dessa comunidade lidar com essa nova situação.
Portanto, há a diferenciação entre o perigo natural e os desastres naturais. No caso do primeiro não há a obrigatoriedade de incidência de prejuízo sobre a comunidade humana, enquanto no caso do desastre natural ela é uma condicionante.
A classificação dos desastres naturais subdivide-se em desastres climatológicos e desastres climáticos.
 
Associe a primeira coluna (tipo de desastre natural) com a segunda (características e tipologias):
 
	I. Desastres meteorológicos
	A. Eventos causados por processos de curta duração, podendo variar de minutos a dias de incidências.
	 
	B. Eventos ocasionados por processos de longa duração, de variação multisazonal até multidecadal.
	 II. Desastres climatológicos
	C. Estiagens
	 
	D. Tempestades
Assinale a correta associação entre as colunas:
Alternativas:
· a)
A - I, B - II, C - II, D - II.
· b)
A - I, B - II, C - II, D - I.
Alternativa assinalada
· c)
A - II, B - I, C - II, D - I.
· d)
A - II, B - II, C - I, D - I.
· e)
A - I, B - II, C - I, D - I.
4) 
Segundo o IBGE, no Brasil há seis tipos de biomas continentais e um bioma marinho ou aquático. Os biomas terrestres brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
	Amazônia
	Considerado o maior Bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, o bioma Amazônia corresponde a quase metade do território nacional. Abrange os estados brasileiros do: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.
	Cerrado
	O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão. Ele abrange os estados do: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Além disso, ocupa uma pequena área de outros seis estados.
	Caatinga
	A Caatinga ocupa grande parte da região nordeste do país. Ela abrange os estados do: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.
Além disso, há presença desse tipo de bioma em pequenas partes dos estados do Maranhão e de Minas Gerais.
	Mata Atlântica
	A Mata Atlântica ocupa a faixa litorânea de norte à sul do país. Assim, ela englobaa totalidade de três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; grande parte do Paraná e pequenas porções de onze estados.
 
Assinale a alternativa correta acerca dos biomas brasileiros:
Alternativas:
· a)
Os biomas são extremamente sensíveis às mudanças climáticas, relacionadas somente ao aumento da pluviosidade e das temperaturas.
· b)
Não há nenhum tipo de alteração na constituição e funcionamento dos biomas, em razão de sua complexidade e extensão continentais.
· c)
A manutenção da vegetação dos biomas é de suma importância para a preservação dos mesmos, sendo essa bastante afetada pelas mudanças climáticas.
Alternativa assinalada
· d)
Os desastres naturais não interferem na manutenção dos biomas por ocorrerem de forma esparsa e localizada, enquanto os biomas possuem extensão gigantesca.
· e)
A vegetação não é o fator mais importante para a manutenção e preservação dos biomas, sendo a interação entre fauna e flora sua maior riqueza.
5) 
Os Sistemas de Informações Geográficas - SIGs são utilizados para a realização de previsão de desastres naturais como os deslizamentos, queimadas e incêndios, as inundações, as secas e as estiagens.
Considerando um estudo de caso bem sucedido de monitoramento utilizando essas ferramentas, cita-se o O PROCLIMA - Programa de Monitoramento Climático em Tempo Real da Região Nordeste, é uma iniciativa conjunta da Sudene e do Ministério da Integração Nacional, para monitorar a estação chuvosa na Região Nordeste.
O Proclima é executado pelo INPE/CPTEC e pelos Estados da Região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, através dos núcleos e laboratórios estaduais participantes do PMTCRH - Programa de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos. 
Um dos produtos desse programa que é de suma importância para o planejamento de políticas públicas da região Nordeste trata-se do Balanço Hídrico da região, por meio da elaboração de Mapas de Precipitação, de Evaporação e de Água no Solo. Tais documentos apresentam as áreas mais atingidas pela estiagem e podem ser utilizados como ferramentas de planejamento de ações por parte do Poder Público e Organizações Não Governamentais, de modo a auxiliar as populações afetadas.
 
Avalie as assertivas a seguir, em relação ao tema:
I- O SIG é de extrema importância para o monitoramento ambiental, em razão de sua precisão e capacidade de compreensão, até pelo público leigo.
II- Os mapas de Precipitação elaborados pelo PROCLIMA permitem elaborar medidas de canalização ou reservação de águas da chuva nas regiões com maior pluviosidade prevista.
II- Em contrapartida, é possível estabeler ações emergenciais para as áreas onde não haja pluviosidade prevista condizente com o consumo.
São corretas apenas as informações contidas em:
Alternativas:
· a)
I e II.
· b)
I e III.
· c)
II e III.
Alternativa assinalada
· d)
III.
· e)
I, II e III.

Continue navegando

Outros materiais