Buscar

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR

Prévia do material em texto

GISLAINE GOMES RODRIGUES 
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI: SEMANA CULTURAL VIRTUAL
pedagogia-4° semestre
Viçosa
2021
GISLAINE GOMES RODRIGUES 
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI: SEMANA CULTURAL VIRTUAL
Trabalho interdisciplinar individual apresentado à Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas do 4º período do curso de Pedagogia.
Viçosa
2021
SUMÁRIO
1.LEITURAS OBRIGATÓRIAS.................................................................................5
2.PROJETO POLITICO PEDAGOGICO...................................................................6
3.ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA 
BNCC.......................................................................................................................8
3.ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMNISTRATVA E PEDAGÓGICA.........................................................................10
5.CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS..................................................................................................................11
6.PLANOS DE AULA...............................................................................................13
7.CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................16
8.REFERENCIAS.....................................................................................................17
INTRODUÇÃO
 Atualmente, o cenário da Educação Escolar vem apresentando inúmeros fatores condicionantes para que os alunos demostrem desmotivação e falta de interesse pelo ensino e aprendizagem. Podemos citar a forma convencional de ensino, o mundo hoje gira em torno de tecnologias e várias situações muito diferentes de 20 anos atrás. É preciso inovar e associar as disciplinas com a realidade do momento. Além disso, no último ano com a Pandemia a situação do ensino ficou mais fragilizada, pois além de aderir as tecnologias foi necessário adaptar em tempo recorde o ensino interativo à distância. 
Diante disso, com a busca pela melhoria da qualidade de ensino e engajamento dos alunos, surge a necessidade de encontrar novos recursos, teorias e métodos que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino. Neste sentido, a interdisciplinaridade surge como um meio de possibilitar essa melhoria, vinculando as diversas disciplinas em torno de uma única temática. O foco está em provocar os alunos por meio de temáticas interdisciplinares ou apresentar problemas que levam a necessidade de diálogo entre diferentes componentes curriculares, como enfatizado por Fazenda (2016, p. 92). 
De acordo com a autora, quando proporciona aos alunos uma atividade que envolva a interdisciplinaridade, as dúvidas, as questões levantadas, a troca em volta do tema torna o ensino e a aprendizagem muito mais dinâmico e interativo.
Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um projeto para a realização de uma Semana Cultural Virtual, com o objetivo de oferecer aos alunos o contato com diferentes expressões artísticas, viabilizando uma reflexão cultural, artística e social a partir das apresentações realizadas, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares remotas.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
desenvolvimento
 Na educação a interdicisplinaridade pode ser definida como uma interação de diferentes disciplinas, tanto na prática quanto na teoria. Diante disso, o ambiente escolar pode ser considerado o local no qual possa proporcionar aos alunos diversas formas de aprendizado, adotando na organização curricular vivências, ritmos, culturas e interesses diferentes. 
 A partir disso, a proposta do trabalho é realizar uma Semana Cultural Virtual, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com diferentes expressões artísticas, viabilizando uma reflexão cultural, artística e social a partir das apresentações realizadas, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares remotas. 
	Essa proposta, foi pensada com intuito de aumentar o envolvimento dos alunos com as aulas remotas, pois diante da pandemia a Educação Básica passou por várias adaptações para que a informação chegasse até os alunos. Uma das metodologias adotas foi ERE (Ensino Remoto Emergencial) para todos os níveis de ensino. Tal metodologia passou e ainda passa por diversos desafios, pois o envolvimento dos alunos é um dos pontos que precisa ser trabalhado. Esse aspecto ainda continua sendo o maior desafio dos docentes, pois adaptar tudo que era aplicado no ambiente escolar para ser passado em aulas remotas, onde cada aluno possui uma rotina diferente e um ambiente diferente é o maior desafio, sem dúvida, para a Educação. 
	Diane disso, as ferramentas que pode ser considerada um braço direito nesse cenário são as tecnologias. Elas precisam ser utilizadas, adaptadas para que favoreça todo o processo de ensino e aprendizagem. E o grande desafio é continuar proporcionando para os alunos o que é direito: brincar, explorar, conhecer, conviver e principalmente interagir e participar. 
	Por isso, foi proposto o desafio de elaborar uma Semana Cultural Virtual, no qual envolva o conteúdo de todas as disciplinas (Interdisciplinaridade) e alcance o objetivo de proporcionar aos alunos maior envolvimentos nas atividades remotas. Para isso, vamos contar com os seguintes recursos: computadores, internet, celulares, gamificação. Para uso desses recursos foi pensado e analisado o acesso de cada aluno envolvido no processo de ensino e aprendizagem.
Inicialmente, vamos definir o tema da Semana Cultural Virtual:
Tema proposto: Brasil: diversidade cultural
	SEMANA CULTURAL VIRTUAL
	TEMA: BRASIL: DIVERSIDADE CULTURAL
	Disciplinas Envolvidas: 
Educação e Artes; 
Aprendizagem da Língua Portuguesa; 
Aprendizagem de Ciências Naturais ; 
Literatura Infanto Juvenil e; 
Aprendizagem da Geografia e História.
	Público alvo: 4° ano do Ensino Fundamental 
	Justificativa: O intuito desse plano de aula interdisciplinar é mostrar para os alunos a diversidade cultural e geográfica do Brasil. Elaborando um estudo mais aprofundado de cada região do país.
	Objetivo Geral: Mostrar para os alunos todas as regiões que o Brasil está dividido, aspectos físicos, humanos, econômicos, culturais e geográfico. Além disso, estimular o respeito as diversidades.
	Objetivos Específicos: 
Orientar e estimular a pesquisa via internet;
Ensinar sobre as diferentes culturas existentes no Brasil, por meio de materiais disponibilizados na plataforma online;
Estimular a conscientização sobre o respeito às diversidades;
Entender a divisão das regiões
Identificar aspectos gastronômico, econômico, artístico e histórico de cada região.
	Metodologias:
Educação e Artes: Promover dança e musicalidade de cada região. Os alunos irão gravar um vídeo dançando, cantando ou apresentando a cultura de cada região.
Aprendizagem da Língua Portuguesa: Entender o sotaque de cada região e trazer elementos que em cada região tem um nome diferente. Os alunos irão elaborar um teatro virtual.
Aprendizagem de Ciências Naturais: Mostrar as aspectos sociais e econômicos de cada região. Para isso, será disponibilizado um jogo onde aborda assuntos importantes da economia do Brasil.
Literatura Infanto Juvenil: Abordar a literatura que representa cada região do Brasil. Os alunos irão gravar vídeos lendo ou contando as histórias selecionadas.
Aprendizagem da Geografia e História: Abordar o clima, vegetação e história de cada região. Cada aluno irá mostrar e explicar um prato típico escolhido por ele. Além disso, teremos uma live que contará brevemente a história de cada região.
	Avaliação:
O intuito é avaliar a participação e interação dos alunos. Para isso, iremos analisar os trabalhos propostos.
	CRONOGRAMA
	
SEGUNDA
	· Abertura oficial do evento 
· Live de apresentação do projeto – Semana Cultural Virtual
· Os alunos irão participarcom comentários sobre a sua região
· Apresentação do grupo de dança cultura Local.
	
TERÇA
	· Apresentação dos vídeos recebidos dos alunos.
· Vídeos mostrando os sotaques de cada região. 
· Jogo de adivinha. Elementos com diferentes nomes 
	
QUARTA
	· Live sobre educação financeira. Mostrando como funciona a economia em cada região.
· Jogos sobre economia
	QUINTA
	· Apresentação das literaturas
· Teatro
	
SEXTA
	· Apresentação dos pratos típicos
· Resultados dos jogos da semana 
· Encerramento da Semana Cultural Virtual
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após realizar o trabalho e encarar o desafio de promover uma atividade totalmente interativa e 100% online, foi possível notar como a pandemia mexeu com a forma de promover a Educação. O processo de ensino e aprendizagem precisou ser adaptado de forma rápida e nem docentes, nem alunos e nem sistema de ensino estava preparado para isso. Mas, é diante das dificuldades que encontramos formas de adaptação.
Esse trabalho mostrou que é possível levar ensino e aprendizagem a distância. O fator determinante para se obter um resultado positivo foram os esforços de ambas partes, docentes, alunos e pais. 
Diante disso, posso concluir que o desafio é grande, mas estamos aptos as mudanças. Muitos falam em um novo normal. Entendo que a Educação não será a mesma depois da Pandemia. 
 
rEFERÊNCIAS
LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838. Acesso em: 04 jun. 2021.
BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015. Disponível em: http://revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/issue/view/12. Acesso em: 30 maio 2021.
SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo. Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre diferentes países. Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 22 jan. 2021.

Continue navegando