Buscar

A dramaturgia como recurso metodologico na educação de jovens e adultos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM LETRAS
A DRAMATURGIA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3º SEGMENTO EJA.
Candidata ao mestrado: Weslanne dos Santos Gomes
Orientador: Prof. Dr. Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
Áreas de Orientação: Dramaturgia
PORTO NACIONAL – TO
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 JUSTIFICATIVA......................................................................................................4
3 OBJETIVO GERAL.................................................................................................5
3.1 Objetivo específico.................................................................................................5
4 METODOLOGIA.....................................................................................................6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................7
6 CRONOGRAMA......................................................................................................9
REFERÊNCIA...........................................................................................................10.
1 INTRODUÇÃO
Trabalhar com a educação de jovens e adultos 3º segmento foi um desafio muito grande em minha vida, pois a realidade a cerca desse público – alvo é bastante diferente dos demais. Esse aluno se torna assíduo a partir do momento em que ele se sente notado e motivado a executar determinadas atividades das diversas disciplinas ao longo da sua vida escolar. 
A educação traz consigo a palavra inovação tornando o processo educativo mais atraente e de fácil acesso, principalmente para alunos que por algum motivo tiveram que abandonar seus estudos e que no momento do retorno, sentem um estranhamento. Essa estranheza poderá dar-se-á por vários motivos, como: dificuldade em aprender determinadas matérias ou o indivíduo ficou por um longo período fora da escola, dentre outras possíveis causas. 
Fazer uso de novos métodos educacionais, como a dramaturgia tornará esse retorno mais tranquilo a esse aluno da EJA, mas trabalhar a dramaturgia no sentido mais amplo e não apenas na disciplina de arte. O enfoque desta pesquisa é esclarecer como utilizar a dramaturgia no processo de ensino – aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no 3º segmento.
A intenção em abordar esse assunto é instigar o senso crítico dos professores para que possam buscar novos parâmetros no processo de ensino – aprendizagem. 
Quando se fala em trabalhar a dramaturgia na escola, a disciplina de arte se sobressai e acabamos por esquecer que a arte engloba todo o âmbito escolar. Nessa perspectiva de interação entre as matérias escolares, surge uma nova linha de pensamento que busca investigar meios para a utilização da dramaturgia como interdisciplinar, visto que a interdisciplinaridade integra diversos conhecimentos sob uma metodologia comum a todos, além de ser um trabalho coletivo entre diversas disciplinas pela busca da integração dos resultados.
	Através da interdisciplinaridade apontaram-se questionamentos que nos conduzirá rumo ao objetivo maior que se apresenta na pergunta de pesquisa: como envolver todas as disciplinas nesse recurso metodológico? Como despertar nesse aluno o interesse pela aprendizagem através da dramaturgia? 
2 JUSTIFICATIVA
Trabalhar a dramaturgia como um projeto interdisciplinar favorece uma discursão e reflexão tanto para alunos quantos para professores, sobre assuntos que envolvam os currículos de todas as disciplinas na escolha do tema da peça teatral, pois ele deverá fazer parte da vida cotidiana desse nosso aluno. 
Esse olhar diferenciado para o nosso público - alvo retrata uma nova forma de ensinar, já que o contexto atual do ensino vem sofrendo bastantes modificações junto com as mudanças no estilo de vida, trabalho e cultura. Para se colocar em prática um projeto que envolva todo o âmbito escolar é necessário escolhe um tema que inspire ainda mais a busca pelo conhecimento. Pensando nessa reflexão a cerca da escolha do tema é observado que o aluno da EJA se envolve mais nos assuntos escolares através de situações que sentem mais intimidade e que retratam a sua experiência de vida e que ele poderá mostrar não somente o seu lado quanto aluno, mas sim deixar transparecer as suas outras habilidades como: pintor, marceneiro, costureira, escritor e ate mesmo ator.
A arte envolvida nesse tipo de projeto busca muito além da aprendizagem de conteúdos pré-estabelecidos, ela busca também, promover a interação entre sociedade e trabalho uma vez que o desenvolvimento obtido preza pelo desenvolvimento de cada aluno como cidadão.
PCN (2003) aponta que a dimensão poética que envolve o conhecimento da arte abre uma nova perspectiva no aluno que é capaz desenvolver a flexibilização na compreensão do mundo.
3 OBJETIVO GERAL
Trabalhar a dramaturgia como recurso metodológico na educação de jovens e adultos do 3º segmento.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Integrar todas as disciplinas do currículo escolar em um projeto de pesquisa que culminará na apresentação de uma peça de teatro;
- Motivar o aluno da EJA a continuar sua vida acadêmica sob a luz de novos saberes;
- Socializar a comunidade escolar na execução do projeto, integrando os alunos de diferentes turmas;
- Correlacionar à experiência pessoal dos alunos através de oficinas definida por áreas de conhecimento para a construção e execução do projeto.
4 METODOLOGIA
Está pesquisa de dará durante um ano letivo com a 1ª, 2ª e 3ª séries da Educação de jovens e adultos no 3º segmento. Escolheram-se estas séries tendo em vista a integração de todas as turmas, onde os alunos serão divididos em oficinas e por área de conhecimento, de acordo com a habilidade de cada estudante. No primeiro semestre acontecerá a primeira oficina, de escrita (os professores de língua portuguesa e arte, junto com os alunos irão fazer o levantamento do tema do espetáculo, pesquisa e escrita da peça teatral). No segundo semestre, com a peça já escrita as outras oficinas se dividirão entre: caracterização (que definirá as roupas dos personagens procurando sempre trabalhar com materiais recicláveis. Sugestão de disciplinas: português, química, biologia, sociologia, história), cenografia (esta equipe, a partir da peça teatral irá criar e montar o cenário para a apresentação da peça – sugestão de disciplinas: matemática, física, geografia), artística (os atores da peça teatral, sugestão de disciplinas arte, educação física), registro (os alunos desta oficina farão todo o registro do processo do projeto utilizando fotos e vídeos para entrevistar os envolvidos, assim como a divulgação deste material que poderá está disponível em um blog, site ou redes sociais. Sugestão de disciplinas: inglês e filosofia).
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos últimos anos a escola é vista não somente como um lugar em que se ensinavam conteúdo que no futuro seriam testados em provas externas. O progresso do conhecimento do aluno era associado à classificação em vestibulares e concursos, mas hoje temos a visão de que a escola ensina esse aluno para a vida, em todos os sentidos. 
O papel do professor nesse processo de aprendizagem é de extrema importância, pois é ele que orienta e direcionam os alunos na execução dos trabalhos propostos, Barbosa (2008, p. 50) diz que é na atuação do professor que o aluno aprende a organizar e descobrir o conhecimento em sua amplitude e que é necessário o profissional da educação entenda a importância do seu posicionamento e compromisso para a melhoria da qualidade do ensino. Um professor motivado é capaz de despertar no aluno que está fora da sala de aula por anos a dar continuidade em seus estudos, trabalhar o emocional do aluno fazendo-o sentir importante e reconhecido em sua singularidade desperta nele um interesse por assunto que antes nem de longe passavam por seus pensamentos, já quea arte deixa transparecer sentimentos, ideias e seus conflitos internos.
Relembrar os alunos do seu universo infantil através de dinâmicas é uma sugestão para ativar sua imaginação e fazê-lo aceitar participar de projetos que fogem aos padrões escolares, Freud propõe buscar na infância os “primeiros traços de atividade imaginativa” (1908/1990, p. 149). Nesse sentido, é possível comparar o brincar infantil (porque a criança diferencia o que é brincadeira do que é realidade em sua vida) com a atividade criativa e que pode ser reajustada ao mundo real de acordo com suas preferências.
Quando se pensa em novos métodos educacionais a disciplina de arte costuma se sobressair, pois geralmente é nela que os alunos mostram o seu lado criativo, então nada mais justo do que pensar nesta matéria como um coringa para a elaboração de novos projetos e como recurso que possa envolver todas as disciplinas em um único objetivo, a aprendizagem. E mesmo que os professores não tenham experiências com a dramaturgia em sala de aula esta vivencia poderá ser enriquecedora e fascinante. Essa ideia fica perceptível no Referencial curricular de Rondônia (2013, p. 250) que diz:
Assim, o sentido do ensino de arte na escola, caracteriza-se por promover no educando a competência para ler o mundo e a sociedade através da apreciação, do fazer e da contextualização do produto artístico. Por meio de sua criatividade, individual ou coletivamente, o educando poderá experimentar e vivenciar as diversas manifestações das diferentes formas de arte, a partir de um olhar atento/crítico em que a sensibilidade é utilizada para pensar, olhar, fazer arte e escrever sobre ela.
Martins (2013) acredita que os professores devem se despir de seus tradicionais atributos e atuar mais como um orientador de arte – educador conduzindo o projeto e refletindo sobre as possibilidades de criação do aluno da EJA e tornando-o um sujeito mais aberto e plural. O teatro na escola pode ser trabalhado como diversos níveis de ensino. De acordo com Costa (2004, p. 94)
O teatro e a ludicidade, enquanto processos que se interpenetram e possibilitam intensa motivação subjetiva, devem ser concebidas como um campo de significativa experiência emocional e intelectual, que pode (e deve) focalizar a diversidade de gênero, de classe e de grupos sociais envolvidos no processo de educação [...].
Entender a dramaturgia como uma metodologia educacional favorece a busca pelo conhecimento libertando o aluno da opressão cultural e econômica que por vezes ele é submetido, pode-se dizer que ela pode libertar e transformar a realidade do estudante e o mais importante é que o currículo da EJA aceita essa adaptação para o modo realidade – cotidiano através de uma proposta pedagógica, segundo o Referencial curricular de Rondônia (2013, p. 13-14)
Os cursos da EJA devem pautar-se pela flexibilidade, tanto de currículo, quanto de tempo e espaço, de forma a atender às funções reparadora, qualificadora e equalizadora, previstas para os alunos jovens, adultos e idosos dessa modalidade de ensino, através de uma proposta pedagógica baseada na pedagogia emancipadora, do diálogo, que compreenda a necessidade de contínuo desenvolvimento de capacidades e competências necessárias para enfrentar as transformações do mundo atual, de modo a permitir percursos individualizados e conteúdos significativos [...].
Fazer uso da dramaturgia em sala de aula significa olhar para o processo educativo como uma nova perspectiva, a partir de instrumentos (escrita, produção e registros) que envolvam habilidades criativas, raciocínio lógico e despertar o lado humano de cada indivíduo. É importante conscientizar-se de que nesse processo a dramaturgia não deverá ser observada somente no resultado final, mas sim todo o envolvimento no processo de execução do projeto que é a apresentação da peça teatral. Nesse sentido, os professores tem um papel crucial na motivação e permanência desse aluno que estava há bastante tempo fora da escola.
6 CRONOGRAMA
	 
	2020
	2021
	2022
	Atividade/mês
	9
	10
	11
	12
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	2
	3
	4
	5
	6
	Elaboração do projeto de pesquisa
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Cursar disciplinas
	x
	x
	x
	x
	 
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Submissão do projeto ao comitê de ética
	 
	 
	 
	 
	x
	x
	x
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Instrumento Pré-teste
	 
	 
	 
	 
	 
	x
	x
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	1ª oficina
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	x
	x
	x
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Demais oficinas
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	x
	x
	x
	x
	 
	 
	 
	 
	 
	Redação Tese
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	x
	x
	x
	 
	 
	Revisão de Tese
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	x
	 
	Defesa
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	x
Referencias 
ARANHA, Maria Lucia de Arruda Aranha. Filosofia da Educação. 1.ed. São Paulo: Moderna, 1993.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2008.
COSTA, Alexandre Santiago da. Teatro - Educação e ludicidade: novas perspectivas em educação. Revista da Faced, n’ 08, 2004.
FREUD, Sigmund. Escritores Criativos e Devaneios. (ESB) vol. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
Guimarães Rosa, “Pirlimpsiquice” in Primeiras estórias, Rio de Janeiro, José Olympio, 1968, pp. 38-48.
MARTINS, Antônio Pereira. O teatro como possibilidade metodológica de ensino e aprendizagem para a educação de jovens e adultos – EJA. Brasília – DF. 2013. Disponível em: < https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5446/1/2013_Antonio%20Pereira%20Martins.pdf>. Acesso em: 08 de agosto de 2020.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da educação e do desporto. 2003. Disponível em: < http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/el425a/pcn-artes.htm>. Acesso em: 08 de agosto de 2020.
RABELO, Carlos Afonso Monteiro. Um estudo metodológico do ensino em dramaturgia: ensaiando para escrever. IV Semana de Integração: XIII Semana de Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) –“Educação e Linguagem: (re)significando o conhecimento”. Inhumas - GO. 2015. 
Referencial Curricular de Rondônia. Educação de jovens e adultos – EJA. Rondônia, 2013. Disponível em: < http://www.seduc.ro.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2013/02/EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-EJA.pdf>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
4

Continue navegando