Buscar

Estudos Disciplinares - 2022.1 - Direito Internacional Público - Módulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED – Direito Internacional Público – 9º/8º semestre – Direito UNIP 
· Módulo 1
1) O sistema internacional universal de proteção à pessoa humana tem como marco inicial: 
Resposta: a) A Declaração Universal dos Direitos Humanos.
2) Analisando as relações internacionais, é correto afirmar: Resposta: d) As relações internacionais são anárquicas, na medida em que inexiste um poder centralizado, uma autoridade central que detenha o controle do poder.
3) Dentre as principais fontes do direito internacional, conforme estabelecido pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional da Justiça, pode-se afirmar que: Resposta: c) As decisões judiciárias e a doutrina dos juristas mais qualificados de diferentes nações, são consideradas fontes auxiliares do Direito Internacional.
4) O sistema plural de uma sociedade de Estados independentes, mediante a igualdade formal entre os Estados, característica do hodierno Direito Internacional, se desenvolve: Resposta: c) Após a Paz de Vestfália em 1648.
5) Sobre a paz de Vestfália é correto afirmar: Resposta: d) Fortaleceu o sistema pluralista de Estados soberanos.
6) A Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos: Resposta: b) Foram essenciais à consagração dos direitos civis e políticos, os chamados direitos de liberdade.
7) As normas de direito internacional peremptorio (Jus Cogens): Resposta: c) Pressupõem uma ordem pública internacional não disponível para os Estados individualmente.
8) O estudo do Direito Internacional refere-se: a) Apenas ao Direito Internacional Público; b) Apenas ao Direito Internacional Privado; c) Apenas às relações entre organismos internacionais; d) Apenas às relações entre Estados; e) Todas as assertivas anteriores estão incorretas. Resposta: e) Todas as assertivas anteriores estão incorretas.
9) O surgimento do Direito Internacional Público data: Resposta: e) da Antiguidade.
10) Doutrinariamente (do ponto de vista dos estudiosos do direito internacional): Resposta: b) No rol das fontes devem ser incluídos os atos unilaterais e as decisões das organizações internacionais;
11) Relativamente à jurisprudência e à equidade, frente ao Direito Internacional Público, é correto afirmar que: Resposta: a) são por ele observadas.
12) De acordo com o Art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do direito internacional os tratados internacionais, ... Resposta: a) O costume internacional, os principios gerais do direito, as decisões judiciárias e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda a possibilidade da Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem.
13) A Corte Internacional de Justiça substituiu qual órgão judiciário internacional? Resposta: d) Corte Permanente de Justiça Internacional;
14) Em razão de sua natureza descentralizada, o direito internacional público desenvolveu-se no sentido de admitir fontes de direito diferentes daquelas admitidas no direito interno. Qual fonte, dentre as listadas a seguir, não pode ser considerada fonte de direito internacional: Resposta: b) Decisões de tribunais constitucionais dos Estados.
15) Comparando-se as instituições do direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país, percebe-se que no direito internacional; Resposta: a) Existem cortes judiciais com jurisdição transnacional;
16) No âmbito do direito internacional, cada vez mais são debatidos temas ligados ao domínio público internacional, conjunto de espaços cujo uso interessa a mais de um Estado ou à sociedade internacional como um todo. Nesse sentido, não é tema de domínio público internacional: Resposta: e) A foz do rio Amazonas.
17) Com relação às fontes do direito internacional nos termos previstos no Estatuto da Corte de Haia: Resposta: c) A Corte Internacional de Justiça pode decidir um litígio ex aequo et bono.
18) Dentre as principais fontes do direito internacional, conforme estabelecido pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, pode-se afirmar que: Resposta: c) O costume internacional é reconhecido como fonte do direito internacional.

Continue navegando