Buscar

atividade 1 relacoes etnico raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Relações Étnicas Raciais
Professora: Dra. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno(a): RGM: Polo: 
Atividade/ Portfólio 01 – AULAS 01, 02 , 03 e 04 ( VALOR 2,5 PONTOS)
1- Pesquise e descreva com no mínimo 20 linhas sobre: 
O perfil da Discriminação no Brasil.
No Brasil tem se a falsa ilusão de não se existir nenhum tipo de discriminação, pode-se dizer ilusão, pois como na definição de discriminação indireta; onde esta internamente relacionada com situações aparentemente neutras, mais ainda sim se criam desigualdades em relação a outrem; Podemos ver inúmeros exemplos.
Como em uma resposta ao vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão no ano de 2020 por Leandro Carnal, historiador, citando várias pesquisas onde pode-se verificar que sim; em atitudes como negros sendo acompanhados pelos guardas em shoppings, lojas, mercados por serem vistos como prováveis ladrões ou delinquentes. Em outras atitudes sofridas por pessoas negras podemos citar os maiores índices de averiguações por policiais incluindo maior violência sofrida por eles.
Um exemplo de racismo as escuras; temos logo após a abolição da escravidão, negros ficaram a margem da pobreza sem trabalho assalariado e a falta de estudo; com a chegada da república seria devido a constituição federal seu direito ao voto excluído, quem não tivesse renda durante o século 19 e quem fosse analfabeto até 1988. As leis Brasileiras podem, por serem poucas ainda, dar a falsa impressão que por aqui temos pouco casos de racismo, uma vez que outros países possuem um número maior de leis que beneficiam e resguardam negros e demais minorias sociais, porém sim temos muitos casos e muitas vezes são ignorados pela maioria por acharem normal tal brincadeira…tal afirmação… tal suspeita… enfim, compreendamos que a conscientização de todos como indivíduo e logo após como sociedade fara a diferença nas escolas, nos livros, nas leis, para um Brasil melhor.
2- Apresente um paralelo entre as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 para apontar as contribuições dessas normativas ao currículo das escolas brasileiras e o que elas representam na contribuição ao debate para a formação de professores e ainda para diminuir o preconceito e racismo na sociedade.
As duas leis vieram para, numa tentativa de reparar o tratamento de exclusão dos povos africanos e mais tarde dos indígenas ao longo do tempo pelo Brasil colonia; Incluindo-se com essas duas leis no ensino brasileiro as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação da população brasileira.
 
3- Na sua interpretação textual, o que significa: “Tratar os diferentes enquanto iguais”? 
 Esta frase estabelece uma forma de proteção à diversidade, bem como na inclusão de indivíduos dentro da nossa sociedade, sem qualquer distinção de diferença entre qualquer pessoa. Como no caso dos povos africanos e indígenas que durante muitos seculos foram excluídos da sociedade brasileira por acreditar serem etnias inferiores, ou excluídos pela religião; conforme no período colonial o Brasil ter sido educado pela igreja católica obrigando o cristianismo a ser aderido pelos povos africanos e os indígenas terem sido catequizado esquecendo suas raízes religiosas.
4- O quê são políticas de Ação Afirmativas? Qual a sua opinião pessoal sobre essas políticas e argumente? 
São programas voltados para o acesso de membros de minorias raciais,étnicas, sexuais ou religiosas a escolas, contratos públicos e postos de trabalho. Guimarães (999, p.153).
Ou conforme Joaquim B. Gomes definiu: “Um conjunto de politicas públicas e privadas de carácter compulsório, facultativo ou voluntário, concebidas com vistas ao combate a discriminação racial, de gênero, por deficiência física e de origem nacional, bem como para corrigir ou mitigar os efeitos presentes da discriminação praticada no passado, tendo por objetivo a concretização do ideal de efetiva igualdade de acesso a bens fundamentais como educação e o emprego.
Acredito não ser um exagero como muitos pensam, conforme estudos apontam negros e índios possuem menos condições sociais para chegarem a faculdade por exemplo, e mesmos chegando na faculdade não conseguem se manterem financeiramente durante o estagio haja visto que ganharam bolsa e terão seu estagio numa carga horária de 8 horas diárias e sem ajuda financeira dos seus pais onde eles não possuem condições financeiras para muitas vezes manterem suas necessidades básicas, porém em sua maioria a população branca vem de famílias de classe média ou alta podendo ajudar seus filhos no seu tempo de estagio da faculdade; Aos cargos públicos também, como as mulheres nos cargos políticos ainda serem discriminadas por uma raiz ainda histórica inconsciente nos homens do início da república machista. Essas ações afirmativas por vezes ainda são poucas, porém acredito que já vem a ser um bom começo para um Brasil melhor.
5- Descreva sobre a origem dos diversos grupos humanos e identifique as duas teorias que são estudadas na Antropologia para explicar a origem dos diversos grupos humanos.
Existem divergências segundo a antropologia para a origem dos diversos grupos humanos , duas dessas Teorias são: 
A Teoria Policêntrica; fundada por Weindenreich, onde este afirma que a formação do homem atual teria se realizado em vários territórios independentes e em sua base desta teoria está o fato de existirem semelhanças entre os vários grupos humanos atuais e os representantes de grupos que existiram no passado, dos quais ainda existem fósseis, conforte esta teoria; os atuais grupos humanos são descendentes dos grupos que existiam no passado, e como tal, são diferentes uns dos outros, com um passado evolutivo diferente, em território diferente.
A segunda teoria é a Teoria Monocêntrica; contraria a primeira, sugere que o homem atual surgiu em um território único, que se pensa ser uma região entre a Ásia central, a Meridional e o Nordeste Africano. Afirma se que nestas regiões teriam ocorrido cruzamentos genéticos entre os vários hominídeos existentes, com isto contribuindo para o enriquecimento do patrimônio genético para mais tarde se formarem várias populações que devido a evolução teriam dado origem aos vários grupos humanos atuais.
OBS – Todas as atividades deverão ser desenvolvidas com base em elaboração própria (trazendo citações de tudo que foi copiado no Guia Didático e outras fontes e apresentar as referências).
Referência: LIMA, Terezinha Bazé de. Relações Étnico-Raciais na educação e Educação Indígena. Terezinha Bazé de lima. Dourados: UNIGRAN,2021.
Leandro Karnal contra o 
racismo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p7p4b51u0Y0

Continue navegando