Buscar

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) – Questionário
Pergunta 1
No que tange ao financiamento do SUS, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que fixou percentuais mínimos da Receita Corrente Líquida (RCL) que os estados e municípios devem aplicar na Saúde, além de estabelecer o cálculo que definirá o investimento mínimo realizado pela União no setor.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre financiamento do SUS, assinale a alternativa correta:
Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 15% da RCL em saúde; enquanto os estados 12%. 
Pergunta 2
Os Conselhos de Saúde são criados por leis da esfera de governos a que estão submetidas, e sua norma de funcionamento segue regimento interno. O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, permanente e não subordinado ao poder executivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre participação e controle social, assinale a alternativa correta:
O governo não tem poder de veto na escolha dos conselheiros.
Pergunta 3
A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, regulamenta a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde através dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde. A mesma lei trata das transferências intergovernamentais de recursos e estabelece uma regra que mobilizou todos os entes da federação a criarem os Conselhos de Saúde.
Fonte: BRASIL. Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 31 dez.1990.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Conselhos de Saúde, assinale a alternativa correta:
Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que a existência formal deles é critério para recebimento dos recursos repassados de forma regular e automática. 
Pergunta 4
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde brasileiro público e universal. Foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, que é considerada a lei orgânica de saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta sobre essa lei:
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, da organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.
Pergunta 5
É a Lei Orgânica de Saúde, também conhecida como Lei do Sistema Único de Saúde, que regula em todo o território nacional as ações e serviços de saúde, seguindo os princípios organizativos e doutrinários. 
Fonte: BRASIL. Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 20 set. 1990.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei Orgânica de Saúde, pode-se afirmar que essa é a principal lei de saúde no Brasil, pois:
regulamenta e define os objetivos e atribuições do SUS. 
Pergunta 6
O Sistema Único de Saúde é o maior sistema de saúde universal do mundo e pode ser considerado uma conquista do povo brasileiro. A saúde como direito da população e dever do Estado foi estabelecida na Constituição Federal de 1988 e regulamentada na Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, que define também os objetivos do SUS. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca dos objetivos do SUS, analise as afirmativas a seguir:
I. Um dos objetivos do SUS é identificar e divulgar fatores condicionantes e determinantes de saúde.
II. A formulação das políticas de saúde é um dos objetivos do SUS.
III. Um objetivo do SUS consiste em prestar assistência através de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
IV. O SUS deve ser organizado de acordo com os três princípios doutrinários, que são: descentralização, regionalização, hierarquização e equidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
Pergunta 7
Todo os conselhos de saúde são constituídos de forma paritária, com distribuição percentual pré-definida de conselheiros representantes dos usuários, do governo/prestadores de serviço e dos profissionais da saúde, garantindo, assim, uma reunião justa e com representatividade adequada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conselhos de saúde, assinale a alternativa correta sobre a proporção adequada de cada tipo de representante que um Conselho deve possuir:
50% de representantes dos usuários; 25% de representantes dos profissionais de saúde; 25% de representantes do governo/prestadores de serviço. 
Pergunta 8
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, garante a participação da comunidade no SUS através dos Conselhos e das Conferências de Saúde (CNS). As Conferências Nacionais de Saúde ocorrem desde 1941, porém, com uma conformação diferente da atual. Na época, consistia em um encontro técnico de gestores e autoridades.
Fonte: BRASIL. Lei 8142 de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 31 dez.1990.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as conferências nacionais de saúde, assinale a alternativa correta: 
A 8ª CNS foi um marco na história da saúde coletiva no Brasil. 
Pergunta 9
A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação e controle social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. É a norma que torna explícita a forma com que a sociedade participará da gestão do SUS. 
Fonte: BRASIL. Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 31 dez.1990.
De acordo com o texto e com o conteúdo estudado, assinale a alternativa que disserta sobre as instâncias definidas na Lei nº 8.142/1990 para o controle social no Sistema Único de Saúde:
Conferência de Saúde e Conselho de saúde. 
Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“O reconhecimento dos municípios como entes federativos com grande peso e responsabilidade em várias áreas da política pública representa um traço peculiar do federalismo brasileiro, que o distingue de todos os outros regimes federativos no mundo.”
Fonte: MATTA, G. C.; PONTES, A. L. M. (org.). Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV; Fiocruz, 2007. Disponível em http://www6.ensp.fiocruz.br/repositorio/sites/default/files/arquivos/Configura%C3%A7%C3%A3oInstitucional.pdf. Acesso em: 3 maio 2021.
Com base na informação e no conteúdo estudado sobre as ações de controle e participação social, pode-se afirmar que são competências do Distrito federal:
as mesmas atribuições reservadas aos estados e município

Continue navegando