Buscar

Planejamento e Contabilidade Tributária - Forum Avaliativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em anexo TEXTO PARA DISCUSSÃO Nº 405, A EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO AO LONGO DO SÉCULO: ANOTAÇÕES E REFLEXÕES PARA FUTURAS REFORMAS, Autor: Ricardo Varsano.
Leia atentamente o artigo abordando o assunto em tela, e complemente contribuindo no Fórum Avaliativo no valor de 5 pontos.
E importante a sua inferência sobre a Evolução do Sistema Brasileiro Tributário faça uma correlação cos principais pontos com a atual
Reforma Tributária no Brasil, proposta pelo Governo Bolsonaro, em apreciação pelo Congresso Nacional. Faça pesquisa do referido projeto disponível nos sites do Governo e de especialistas. 
file:///C:/Users/emmanuela.silva/Downloads/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20do%20Sistema%20Tribut%C3%A1rio%20IPEA%202021.2.pdf
RESPOSTA:
Nosso sistema tributário como conhecemos atualmente, foi implementado pela primeira vez na década de 1960, o intuito era melhorar a arrecadação de impostos e tributos ao governo, mas a verdade é que esse sistema no passado já trazia grandes erros e gerou muitas dívidas ao país, foi um período de evolução, então foi necessário, porém esse acabou por se tornar o grande problema.
O sistema estagnou não se adaptando as mudanças de época e economia e não está trazendo melhorias econômicas ao país. Os tributos recolhidos no Brasil são muito altos e não é de hoje que se sabe disso por isso nosso atual governo solicitou mudanças na forma de se analisar e fazer essas arrecadações.  
Algumas dessas mudanças sugeridas incluem, dentro do Projeto de Lei N° 3887/2020, Fim do Pis/Cofins, que são os tributos federais mais complexos, gerando grande dúvidas e contestações. Visto que mexe com a previdência social, saúde pública entre outros.
Outra implementação foi a criação do CBS, que é o pagamento do tributo sobre o valor agregado, que é o mais alinhado aos IVAs modernos, ou seja, tributos únicos pagos em vários países desenvolvidos. Haverá uma redução de 52 para 9 campos na Nota Fiscal e de 70% das obrigações acessórias. Extinção de vários regimes diferenciados e desonerações que não se justificam melhorarão o impacto distributivo do tributo. Nesse sistema se tem mais transparência na receita das empresas e cada empresa só paga sobre o valor que agrega ao produto ou serviço.
Além das Reformas no Imposto de Renda que vão da queda de IR para empresas, e com o imposto reduzido sobra dinheiro para se investir em gerar empregos. E a Atualização no valor de bens que é reduzir o pagamento de 22% de impostos sobre o valor de venda em uma atualização para 4%. Entre outras mudanças.
É notório que o problema econômico do país não está conectado apenas ao sistema tributário, mas é necessário mudanças e atualização no mesmo. Tornando-o mais equilibrado e igualitário, justo. E com o tempo novas mudanças terão que surgir e continuar a melhorar o sistema do nosso país.
Referencias: https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/reforma-tributaria

Continue navegando