Buscar

Relações entre microrganismos e hospedeiros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual 
Relações microrganismos e hospedeiros 
Prova
1
Objetiva mostrar as relações entre os organismos e fornecer uma maneira de identifica-los é uma ciência indispensável. Qual é a denominação dessa ciência que classifica os microrganismos? 
A) Domínios.
B) Reinos.
C) Taxonomia.
D) Filo.
2
A Giardia lamblia é um protozoário que habita o trato gastrointestinal, que causa com frequência à diarreia dos viajantes e nas infecções pesadas podem acarretar má absorção na mucosa intestinal. No que diz respeito a sua transmissão, analise as sentenças a seguir: 
I- Ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados com fezes. II- Ingestão de trofozoitas em água ou alimentos contaminados com fezes. 
III- Através de alimentos contaminados por manipuladores parasitados. 
IV- Através de contato direto com fezes e urina de ratos.
 V- Através de vetores como moscas e baratas Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estã ocorretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças I, III e V estão corretas.
3
As bactérias do tipo cocos se dividem para se reproduzir e as células podem permanecer ligadas uma nas outras, tendo como denominação de arranjos. Sobre os arranjos bacteriano dos cocos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Estreptococos.
B) Diplococos. 
C) Sarcinas. 
D) Cocobacilos. 
4
(ENADE, 2016) Um nutricionista realizou pesquisa em um restaurante e constatou a presença de bactérias patogênicas em produtos cárneos in natura, fora dos padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação vigente. Foi considerada a possibilidade de essas bactérias estarem relacionadas com a ocorrência de surtos alimentares. A partir dessa situação e considerando que um plano de controle de qualidade desses produtos deve atentar para fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem no metabolismo dos microrganismos, assinale a alternativa CORRETA:
A) O pH elevado da carne in natura inibe o crescimento das bactérias patogênicas nesse produto.
B) A atividade de água elevada da carne in natura favorece o crescimento das bactérias patogênicas nesse produto.
C) O resfriamento da carne in natura elimina as bactérias patogênicas desse produto.
D) A alta umidade relativa do ar reduz o crescimento das bactérias patogênicas na carne in natura.
5
A doença de Chagas apresenta um curso clínico bifásico: fase aguda e fase crônica. Na fase aguda, as manifestações clínicas mais comuns são: febre prolongadas e recorrentes, cefaleia, mialgias, astenia, edema de face ou membros inferiores, rash cutâneo, hipertrofia dos linfonodos, hepatomegalia, esplenomegalia, ascite, vômito, edema bipalpebral unilateral. 
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) O agente etiológico da doença de Chagas é o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. 
( ) Os vetores da doença de Chagas são Triatomídeos hematófagos que, dependendo da espécie podem viver em meio silvestre, no peridomicílio ou no intradomicílio. 
( ) A transmissão da doença de Chagas é vetorial, através da picada do triatomídeo hematófago, sendo o seu controle por inseticidas e investigação entomológica. 
( ) Cuidados de higiene são importantes na produção de origem animal consumidos crus, como carnes de origem bovina e suína, para prevenção da doença de Chagas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - F.
B) F - F - V - V.
C) V - V - F - F.
D) F - V - F - V.
6
De forma geral, os vírus penetram nos organismos pelo contato com as células nas superfícies do corpo. Os sítios de entrada comumente utilizados por vírus incluem as mucosas dos sistemas respiratório e urogenital, a conjuntiva, o trato gastrointestinal e a pele. Sobre as doenças causadas por vírus, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Caxumba.
B) AIDS (SIDA).
C) Gripe.
D) Botulismo.
7
Os fungos são organismos eucariontes que diferem das bactérias em várias características fundamentais. Das mais de 100 mil espécies conhecidas de fungos, apenas cerca de 200 são patogênicas aos seres humanos e aos animais. No entanto, mesmo havendo poucas espécies patogênicas, a incidência de infecções fúngicas está aumentando com o passar dos anos. Os fungos também são benéficos, sendo importantes na cadeia alimentar. 
Sobre o grupo dos fungos, analise as sentenças a seguir: 
I- As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros.
II- Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como as que estão contaminadas com o vírus HIV. 
III- Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros. Um exemplo de substância tóxica é a aflatoxina do Aspergillus flavus, que é carcinogênica e tem estado presente em hepatomas (câncer no fígado). Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) Somente a sentença I está correta.
8
São síndromes constituídas de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhadas ou não de febre, porém não se limitam a sintomas digestivos, podendo ocorrer manifestações extraintestinais. São atribuídas à ingestão de alimentos ou água contaminados, podendo ser causadas por agentes físicos, químicos ou biológicos, sendo este último grupo representado pelos parasitas, vírus e, em especial, as bactérias, que podem atuar diretamente sobre o organismo do indivíduo ou através da produção de toxinas. Qual nome damos a essas séries de eventos?
A) Doenças transmitidas por bactérias.
B) Doenças transmitidas por fungos.
C) Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).
D) Doenças transmitidas por microrganismos.
9
O rotavírus atinge pessoas de todas as idades em todas as partes do mundo. Entretanto, esse vírus vem sendo considerado, em todo o mundo, o principal responsável por diarreia em crianças menores de cinco anos. As práticas higiênicas tradicionais e universais, tão importantes na profilaxia da gastroenterite por outros patógenos, parecem não ter grande impacto na incidência da infecção pelo rotavírus. Nesse sentido, além de ser necessária a observação de normas rígidas de higiene, várias medidas são preconizadas para a sua prevenção. 
A respeito da prevenção contra o rotavírus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Deve-se utilizar antibióticos de modo a minimizar os efeitos do rotavírus. 
( ) Lavagem de mãos, controle da água e dos alimentos, destino adequado dos dejetos e do esgoto são de fundamental importância na prevenção à infecção por rotavírus.
( ) A prevenção e manejo das doenças virais são baseados em vacinação e medicamentos antivirais, que são, em geral, apenas 60% efetivos.
 ( ) Devem-se adotar medidas rígidas de higiene e vacinação. No Brasil, a vacina foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a sua aplicação rotineira iniciou-se em março de 2006. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - V.
B) V - F - F - F.
C) F - V - V - V.
D) F - F - V - F.
10
O caramujo gigante africano (Achatina fulica) foi introduzido no Brasil em meados dos anos 1980 para ser usado como alimento. Entretanto, foi descoberto posteriormente que este molusco pode ser vetor de nematoides que podem causar sérias doenças. Além da questão sanitária, este animal causa um desequilíbrio em nossos ecossistemas devido ao seu sucesso reprodutivo e de adaptação ao nosso ambiente. No litoral do Paraná, devido à grande população deste caramujo, pode ser considerado como praga. Em contrapartida, são cada vez mais raros os registros de ocorrência de caramujos do gênero Megalobulimus, típicos de nossa região. Várias ações educativas têm sido desenvolvidas para eliminação da espécie exótica,entretanto é importante conhecer as diferenças entre as espécies, no intuito de evitar que a população elimine a espécie nativa. A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I- O caramujo africano está dizimando o nativo por transmitir o nematóide causador da doença. II- A diminuição da ocorrência do Megalobulimus em nada está relacionada a infestação do Achatina fulica, uma vez que são espécies que não competem pelo mesmo nicho ecológico. III- Os nematóides são um grupo de protozoários que podem causar, entre outras doenças, a meningite e a malária. IV- Os impactos ecológicos causados pelo Achatina fulica fazem com que esta espécie exótica seja considerada também como uma espécie invasora. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) Somente a afirmativa IV está correta.
11
O nutricionista da Universidade Estadual de Kansas Amber D. Howells e alguns colaboradores pesquisaram porque pessoas que trabalham em restaurantes por vezes não seguem as diretrizes da correta higiene alimentar. Observaram que o treinamento pode aumentar o conhecimento sobre segurança alimentar, mas que nem sempre isso muda a prática. A culpa, para os trabalhadores, é do tempo apertado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- As pessoas poderão contrair infecções intestinais decorrentes das bactérias presentes nas mãos dos funcionários que trabalham com comida. 
II- As pessoas poderão contrair verminoses pela presença de ovos de vermes nos alimentos mal lavados. 
III- As pessoas terão diarreia amebiana causada pela presença de protozoários nos alimentos. 
IV- As pessoas desenvolverão a nova gripe suína pelo cozimento inadequado de alimentos originados da carne de porco. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/julioabramczyk/2020/03/maos-limpas-previnem-doencas.shtml. Acesso em: 24 jul. 2020.
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças III e IV estão corretas.

Continue navegando