Buscar

Contextos historicos da enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enfermagem como profissão: Os desafios atuais
 Este material apresenta o contexto histórico da enfermagem e os avanços através de duas pioneiras, sendo elas Florence Nightingale e Ana Neri.
A enfermagem não foi fundada por Florence Nightingale, mas foi ela que trouxe um grande destaque para a profissão e foi a inspiração para o símbolo da enfermagem a lâmpada de óleo . Florence, de nacionalidade britânica, foi a fundadora da Enfermagem moderna. Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, que se destacou durante a guerra da Crimeia. Devido a seus esforços, Florence fundou uma escola de enfermagem em Londres, o curso tinha duração de cerca de 1 ano e as aulas eram administradas por médicos e os conteúdos tinham exposição teórica e práticas para a profissionalização dos futuros enfermeiros, alguns fundamentos da escola de Florence focaram nos atendimentos aos pobres. Além do seu trabalho na Guerra da Crimeia e na criação da escola de enfermagem, Florence foi uma referência na saúde pública. 
Outra referência de saúde pública que trouxe destaques e modernização para a profissão de enfermagem, foi a Ana Néri, a primeira enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil e também conhecida como a mãe dos brasileiros. Ana Neri prestou serviços voluntários em hospitais, na Guerra do Paraguai e como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar. Apesar da falta de condições, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Néri chamou a atenção, por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais onde passou. Ana montou uma enfermaria-modelo em Assunção, capital paraguaia, sitiada pelo exército brasileiro.
As contribuições dessas duas mulheres para Enfermagem mundial, dentro de suas realidades, são inestimáveis. Elas ajudaram a impulsionar ainda mais o desenvolvimento dessa área da saúde. Graças também ao avanço de novas tecnologias e da criação de áreas específicas dentro da Enfermagem (obstetrícia, saúde da mulher, do idoso, do recém-nascido, cuidados mentais e psiquiátricos) pode-se aprimorar a assistência aos pacientes, entendendo e respeitando as suas necessidades. Aos poucos, começaram a ser criadas instituições que regulam a profissão e ajudam na padronização de alguns procedimentos, diagnósticos e linguagens próprias.
referências: https://upis.br/blog/historia-da-enfermagem/#:~:text=Ela%20passou%20a%20se%20dedicar,e%20pr%C3%A1ticas%20ministradas%20por%20m%C3%A9dicos

Continue navegando