Buscar

Av2 - Lic - Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Lic - Educação Inclusiva
1)De acordo com as orientações do Ministério da Educação "As crianças com deficiências múltiplas podem necessitar de mais tempo para adquirir mecanismos de adaptação às novas situações, mas com uma boa mediação de professores e pais poderão criar estratégias de ação e pensamento; assim, poderão autorregular com ajuda seu comportamento e desenvolver a autonomia pessoal, social e intelectual" (BRASIL, 2006, p. 21).
Fonte: BRASIL, Saberes e Práticas da Inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização – surdocegueira/múltipla deficiência sensorial. MEC/SEESP, 2006.
Escolha a alternativa que condiz com o paradigma de inclusão escolar de alunos com deficiência múltipla, conforme orientações do MEC.
Alternativas:
· a)O professor precisa desenvolver um currículo especial para alunos com deficiência múltipla, o qual deve ir além de ajustes nos objetivos, incluindo novos conteúdos e atividades exclusivas à capacidade do aluno. 
· b)Os alunos com deficiência múltipla se desenvolvem ou aprendem espontaneamente como as demais crianças, sendo assim, não há necessidade de estimulação precoce para o desenvolvimento e aprendizagem desses alunos.
· c)O professor de uma criança com deficiência múltipla precisa estar ciente das dificuldades e limitações da criança, pois em algumas associações de deficiência ela pode não se beneficiar da classe regular, mas sim do atendimento educacional especializado (AEE).
· d)As escolas que têm obtido êxito no processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla, adotam como compromisso, o respeito à diversidade e diferenças individuais, a adaptação do currículo e a modificação dos recursos metodológicos e do meio Alternativa assinalada. 
· e)O impacto que a deficiência múltipla causa na vida da pessoa é tão intenso que pouco importa a idade em que esta é acometida pela deficiência, as características e comprometimentos são os mesmos.
2)Leia a frase:
Quando o assunto é a ________ escolar de crianças com alguma síndrome, como por exemplo, a síndrome de Down, é fundamental que elas vivenciem um bom programa de intervenção e/ou _________, os quais podem oferecer a elas ganhos no desenvolvimento _________ e cognitivo, na aquisição da linguagem, na comunicação e expressão, aspectos fundamentais para a __________.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas.
Alternativas:
· a)segregação - medicalização - intelectual - inclusão.
· b)inclusão - estimulação precoce - motor - educação.Alternativa assinalada
· c)educação - atendimento educacional - moral - vida.
· d)integração - preparação - linguístico - escola.
· e)aprendizagem - desenvolvimento - psicomotor - criança.
3)Alunos superdotados constituem um grupo heterogêneo em termos de interesses, níveis de habilidades, desenvolvimento emocional, social e físico. Sendo assim, para desenvolver uma prática pedagógica que considere as necessidades educacionais desse aluno é preciso:
( ) Entender que a habilidade superior da criança pode ser decorrente de estimulação intensa, passando a ser semelhante a de outros colegas com o tempo, daí a importância de acompanhar e registrar o desenvolvimento e os interesses do aluno.
( ) Ficar atento à possível falta de sincronia entre desenvolvimento intelectual e afetivo ou físico, o que explica, por exemplo, que algumas crianças dominem leitura e escrita, mas não tenham habilidade motora para segurar o lápis.
( ) Saber que dentre as características da criança superdotada estão boa memória, curiosidade aguçada, aprendizagem rápida em determinadas áreas, vocabulário avançado, capacidade de abstração, originalidade para resolver situações-problemas.
( ) Desenvolver estratégias de ensino, planejando um novo currículo escolar que se adeque as necessidades e características do aluno.
Classifique as afirmações em Verdadeiro (V) ou Falso (F). Escolha a alternativa que apresenta a ordem correta das afirmações:
Alternativas:
· a)F – V – V – V.  
· b)F – F – F – V.
· c)F – V – V – F.
· d)V – V – F – F.
· e)V – V – V – F.Alternativa assinalada
4)Considere a seguinte situação: 
Maria é professora de língua portuguesa de uma turma de oitavo ano e tem, dentre seus alunos, Paulo que possui deficiência intelectual e física. Paulo se comunica verbalmente, mas usa um computador para formar frases e até textos, uma vez que tem as mãos atrofiadas e não consegue escrever, mas consegue digitar com teclado adaptado.
A partir dessa situação, avalie as alternativas e escolha aquela em que Maria faz adaptação curricular, visando as necessidades do aluno e a perspectiva da inclusão.
Alternativas:
· a)
A professora evita pedir para a turma para produzir textos, uma vez que Paulo não consegue escrever.
· b)A professora traz para a sala de aula diversos recursos visuais com a intenção de despertar o interesse de Paulo.
· c)A professora não precisa fazer nenhuma adaptação para Paulo, pois com o computador ele pode fazer todas as atividades.
· d)A professora pode discutir o tema da aula verbalmente com Paulo e pedir que ele produza o texto no computador.Alternativa assinalada
· e)A professora não deve se preocupar com adaptações curriculares, as quais são de responsabilidade do atendimento educacional especializado.
5)Lucas nasceu com deficiência física, tem membros inferiores atrofiados. Frequentou a escola regular e o atendimento educacional especializado durante toda sua escolarização. Ele concluirá o ensino médio profissionalizante nesse ano e já está à procura de seu primeiro emprego. Ao contar para seus amigos que irá participar de uma entrevista para trabalhar em uma empresa de telemarketing, seus amigos riram e disseram pra ele não criar expectativas, pois pessoas como ele não trabalham. No entanto, há a Lei 8.213 de 1991, conhecida como Lei de Cotas, que determina a porcentagem de vagas destinada aos profissionais com deficiência, para empresas com mais de 100 funcionários.
Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta sobre a porcentagem de vagas para profissionais com deficiência nas empresas com mais de 100 funcionários.
Alternativas:
· a)50%.
· b)De 20% a 30%.
· c)De 10% a 20%.
· d)De 5% a 10%.
· e)De 2% a 5%.Alternativa assinalada

Continue navegando