Buscar

ATIVIDADE SOBRE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA EM BIOÉTICA

Prévia do material em texto

Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas (FSAA)
Curso: Fisioterapia (6º/10º).
Docente: Marilene Gonçalves.
Disciplina: Bioética e Deontologia em Fisioterapia.
Discente: Lavínia Beatriz Carmo de Almeida.
Data: 05/03/2022
NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA EM BIOÉTICA
Um dos pontos abordados no artigo foi a necessidade de formação do fisioterapeuta em bioética, sendo notória a ausência de dados sobre o nível de desenvolvimento moral na Fisioterapia. Dessa forma, o artigo sugere a criação de uma disciplina específica de bioética, sendo uma disciplina que discuta os princípios da bioética e os dilemas éticos da profissão, assim, permitindo aos alunos estabelecer melhor a relação com os problemas enfrentados.
Entretanto, a proposta de criar uma matéria específica de Bioética distancia do que a literatura moderna defende, que é a união dos conteúdos de bioética com os da deontologia sem considerar a distinção entre as duas áreas.
Além disso, é defendida a tese em que as discussões da bioética devem ser realizadas em toda a formação acadêmica dos profissionais da saúde. Para que assim, ofereça ao aluno situações em que ele possa refletir e desenvolver os valores humanos em sua prática profissional, visando dotar ao fisioterapeuta habilidades e competências que respeitem os limites éticos/bioéticos dos indivíduos e da coletividade.
REFERÊNCIA: LORENZO, Cláudio Fortes Garcia; BUENO, Gláucia Teles Araújo. A interface entre bioética e fisioterapia nos artigos brasileiros indexados. Fisioterapia em Movimento, v. 26, p. 763-775, 2013.

Continue navegando