Buscar

PRERROGATIVAS DOS CONTRATAOS ADMINISTRATIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os contratos realizados pela administração pública deve conforme indica a lei se adequar as finalidades públicas, para que em uma eventual necessidade seja realizada alterações nos contratos para atingir tal fim, a lei de licitações e contratos da administração pública, no seu artigo 58° trata exclusivamente das prerrogativas que a administração pública tem durante o curso do contrato. 
	Essas prerrogativas são conhecidas como cláusulas obrigatórias e exorbitantes. Essas cláusulas sujeitam o contratado à aplicação das penalidades contratualmente previstas, de forma a garantir que o interesse público não esteja à mercê dos interesses particulares.
	Elas admitem que a administração pública pode modificar de forma unilateral o contrato afim de adequá-lo as finalidades do interesse público, desde que respeite os direitos do contratado. Rescindir o contrato conforme ensejado no artigo 79° inciso I, aplicações motivadas de sanções pela inexecução total ou parcial do ajuste, nos casos de serviços essenciais pode ocupar imóveis e bens que sejam vinculados ao objeto do contrato. Em relação a alterações de ordem monetária e econômico-financeiras nas cláusulas, a lei dispõe que só poderão ocorrer mediante acordo de ambas as partes (contratante e contratado), visando sempre o equilíbrio contratual. 
 
2

Outros materiais