Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FOLHA DE PAGAMENTO
Com o advento da globalização, a rapidez com que as informações são transmitidas é algo no mínimo surpreendente quando comparado com períodos não tão remotos assim (por exemplo, as décadas de 1980 e 1990).
Diante de tal evolução tecnológica, o governo está cada vez mais se adaptando e fazendo com as entidades se adaptem à evolução da transmissão de informações, um exemplo disso é o eSocial.
Mas você deve estar se perguntando o que é o eSocial. O eSocial é um sistema em que a prestação de informações para o Governo Federal objetiva fazer com que os processos das entidades sejam mais transparentes e mais fáceis de serem realizados. Esse sistema tem por objetivo unificar todas as informações trabalhistas, e tal mudança faz com que o trabalho dos empresários e dos contadores seja menos moroso e se diminua a frequência dos erros.
Antes do eSocial era preciso encaminhar as informações dos trabalhadores para Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Secretaria da Previdência Social separadamente. Agora com o eSocial as informações são transmitidas de uma só vez.
Segundo o Portal eSocial (2017, on-line )
Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
As vantagens do eSocial são várias, tanto para os empresários quanto para os empregados, entre elas tem-se a integração de processos e a maior garantia ao trabalhador de que os seus direitos estão efetivamente assegurados.
Ressalta-se, caro aluno, que o processo de adequação das entidades ao eSocial ocorre aos poucos, assim como a obrigatoriedade da NFe (você deve se lembrar de que a obrigatoriedade à adesão da NFe foi realizada gradualmente, primeiro para alguns tipos de empresas e depois para todos os outros ramos de atividade).
Portanto, o objetivo do eSocial é a desburocratização do processo de envio de informações trabalhistas, o que diz respeito a obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Mas isso pode acabar com a sonegação? O governo sempre busca maneiras de dar fim à sonegação, e o eSocial, por ser um processo transparente de transmissão de dados para o Estado, faz com que ocorra a diminuição da sonegação.
Vamos Praticar
Com base no texto acima e no conteúdo estudado, realize uma pesquisa com duas pessoas para saber se elas já ouviram falar do eSocial. Descreva quais pontos elas consideram ser os mais importantes sobre o eSocial. Caso não tenham conhecimento sobre as alterações, descreva quais os pontos que você considera ser os mais importantes. Ao final, disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
A pesquisa foi feita e ambas as pessoas consultadas ouviram sim falar do eSocial. Sabem que se trata de um sistema do governo que unificou várias entregas de obrigações trabalhistas.
Os pontos considerados importantes foram a Integração do trabalho e com isso a diminuição do retrabalho. Os processos se tornam autônomos e diminui a centralização das informações. O controle é maior e com isso ocorre a redução dos riscos. Simplifica a entrega de documentos, agiliza as operações e traduz qualidade das informações.
O benefício é amplo, empreendedores, trabalhadores e órgãos fiscalizadores.