Buscar

supervisão educ 07

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		 
	
	1.
	
		 O trabalho de formação continuada na escola, quando bem estruturado, pode ser considerado uma ousadia, pois essa formação deve buscar: 
	
	Certo 
	
	A transformação da consciência do professor.
	
	
	A discussão dos objetos das aulas.
	
	
	Definir as metas da escola.
	
	
	Trabalhar o conhecimento do professor.
	
	
	Construir melhores planos de aula.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 Observe a frase: "A organização dos grupos de estudo não é o único canal para investir na formação, mas é um meio para estudar de forma sistematizada." O que significa dizer: 
	
	
	
	Que essa é a única forma de estudar os problemas do cotidiano da escola.
	
	
	Empreender um processo de formação. 
	Certo 
	
	Que o estudo do grupo vai possibilitar certa organização, trabalhando as questões que estão presentes no cotidiano daqueles professores.
	
	
	Que serão propostos estudos tal e qual na formação inicial. 
	
	
	Organização de competências para levantar lideranças. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 Segundo Placco e Souza (2008) uma das dimensões a serem trabalhadas pelo Supervisor Pedagógico nas reuniões de formação contínua é a Competência pessoal do professor, podemos dizer que esse trabalho envolve: 
	
	
	
	Melhor desempenho acadêmico.
	
	
	O olhar para a vida social do aluno.
	
	
	O desenvolvimento de sua capacidade profissional.
	Certo 
	
	O desenvolvimento do autoconhecimento, de valores, da capacidade de tomar decisões e de resolver problemas, definição de metas, entre outras.
	
	
	A melhoria de técnicas.
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		 A formação de grupos de estudo na escola deve ser assumida pelo Supervisor / Coordenador, de forma sistematizada, na medida em que formador e formandos estão negociando responsabilidades, interesses e contribuições teóricas. Assim, o planejamento e os movimentos de formação dos professores para uma melhor prática docente precisam ser equacionados pelo Supervisor / Coordenador na busca do enfrentamento das dificuldades e obstáculos, bem como das descobertas e construções de respostas aos desafios cotidianos. A construção dessa atitude do Supervisor / Coordenador junto aos professores deve ser marcada I - de forma preventiva; II - pela cumplicidade; III - pela interlocução participativa; IV - pelo diálogo construtivo. Assinale a alternativa correta: 
	
	Certo 
	
	I e II
	
	Certo 
	
	III e IV
	
	Certo 
	
	I, II e III
	
	Certo 
	
	II, III e IV 
	
	Certo 
	
	I, II, III e IV 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 De acordo com Vera Candau (2000): "Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática, está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos". Nesse sentido, é possível se depreender que os professores, em geral, estão chamados a enfrentar questões colocadas pela diversidade de informações que o aluno recebe, pela agilidade dessa informação, pelo interesse despertado pela comunicação via web, pela mutação cultural que hoje ocorre. Para enfrentar tal desafio, o Supervisor Escolar precisa estimular e garantir espaço e tempo de estudo aos professores, valorizando o processo de formação continuada do corpo docente da escola. Nesse sentido, ele deve priorizar, especialmente, a análise de questões sobre: 
	
	
	
	o desenvolvimento da indústria cultural e a produção dos bens/ou produtos culturais.
	
	
	a cultura escolar impregnada pela perspectiva do aluno padrão, do ¿aqui todos são iguais¿
	
	
	a problemática da desvalorização do profissional da educação.
	
	
	os conteúdos disciplinares e os procedimentos de avaliação a serem adotados no contexto escolar. 
	Certo 
	
	o reconhecimento da dimensão histórica e social do conhecimento, da ciência e da tecnologia, e sua necessária articulação na sala de aula 
	
Explicação: 
O Supervisor para exercer com competência o seu papel precisa estar conectado às exigências atuais da produção de conhecimento. Neste sentido, também as tecnologias devem ser aliadas do desenvolvimento de um processo educativo significativo. A educação é um processo contínuo e permanente que exige cada vez mais dos profissionais da educação um compromisso que atenda as exigências de uma sociedade que está evoluindo rapidamente em todos os setores. Isso representa a necessidade da implementação de uma postura renovada envolvendo todos que compõem a estrutura organizacional de um sistema educacional.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 Na formação dos grupos de estudos na escola, Placco e Souza (2008) sugerem algumas dimensões a serem trabalhadas pelo Supervisor pedagógico, são elas: 
	
	
	
	Pluralidade de formas, saberes e consciência.
	
	
	Saberes da ação e saberes plurais.
	Certo 
	
	Competências pessoais, competências sociais e conhecimentos.
	
	
	Visões do vir a ser e técnicas.
	
	
	Reconhecimento e visão.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 3. Compreender a Supervisão Escolar em suas possibilidades de intervenção no processo pedagógico, cujo principal objeto é o processo ensino aprendizagem, implica compreender o papel do Supervisor Escolar principalmente como: 
	
	
	
	Centralizador das ações que garantem qualidade no processo ensino aprendizagem.
	
	
	Responsável em assistir os alunos nas questões que envolvem problemas de relacionamento que interferem no processo ensino aprendizagem. 
	Certo 
	
	Articulador crítico e construtivo do processo educacional e responsável por diretrizes, integração e organização do processo ensino aprendizagem no âmbito escolar o qual inclui: Currículo, programas, planejamento, métodos de ensino, avaliação, e encontros de formação continuada. 
	
	
	Mediador do processo de integração família, escola e comunidade para perceber no processo ensino¬ aprendizagem as inúmeras relações que podem influir para que o aluno aprenda. 
	
	
	Investigador da realidade para oferecer às famílias subsídios que as orientem e as façam compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos.

Mais conteúdos dessa disciplina