Buscar

Questionário Transtorno Globais do Desenvolvimento Aula I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transtornos Globais do Desenvolvimento TGD-Questionário em Aula I
De acordo com a teoria skinneriana, apresentada no texto “ As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola”, o homem age no mundo em decorrência das consequências positivas ou negativas de seu comportamento e, diante disso, não se pode pensar o ser humano simplesmente submetido ao ambiente de forma passiva, pois os mesmos não estão apenas “atentos” ao mundo, mas respondem de forma idiossincrática àquilo que já experenciaram objetiva ou subjetivamente ao longo de sua história. Isso implica afirmar que o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivido ao longo de sua vida. Ao nascer, o ser humano apresenta qualidades biológicas inatas essenciais para agir no ambiente. Inicialmente lança mão do?
Condicionamento respondente
Ao longo da história, a noção de normalidade e patologia vem sendo amplamente discutida. Na antiga Grécia, influenciada pelos pensamentos hipocráticos, tinha-se uma concepção dinâmica acerca da doença. A saúde seria a harmonia e o equilíbrio, enquanto a doença seria a perturbação deste último. Este desequilíbrio, no entanto, não é considerado de todo disfuncional, mas sim como uma tentativa da própria natureza de restaurar a saúde e o equilíbrio anteriores. A doença é, assim, uma reação generalizada com intenção de cura.
Verdadeiro
Julgue o item a seguir a respeito da delimitação conceitual do campo da Psicologia do Desenvolvimento: 
O desenvolvimento humano envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida. Desta forma faz interface com diversas áreas do conhecimento como: a biologia, antropologia, sociologia, educação, medicina entre outras.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Assinale a alternativa que completa corretamente as ideias acerca da Teoria de Jean Piaget
A teoria piagetiana preocupa-se em compreender ___________________e a evolução do conhecimento humano e, diante desse objetivo, procura identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo. Piaget (1978) afirma que há uma diferença ______________entre a lógica infantil (mais simples) e a lógica do adulto (mais complexa), pois os processos de construção da cognição humana se tornam ____________com o passar do tempo.
a) gênese; qualitativa; complexos.
De acordo com as ideias de Winnicott, apresentadas no texto “O normal e o patológico: implicações e Desdobramentos no Desenvolvimento Infantil”, o autor postula três grandes etapas do desenvolvimento, sendo elas:
dependência absoluta, dependência relativa e rumo à independência.

Outros materiais