Buscar

Terapia Cognitivo-Comportamental e Idosos

Prévia do material em texto

CURSO: Saúde do Idoso
Disciplina: Terapia Cognitivo-Comportamental e Idosos
NOME DO ALUNO: Roberta Abreu de Oliveira Balieiro
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Pensando nos aspectos e características relacionadas ao processo de envelhecimento, elabore um texto, de 15 a 20 linhas, que mencione sobre as estratégias cognitivas e comportamentais nessa circunstância. 
REDAÇÃO:
O envelhecimento traz consigo diversas particularidades, como diminuição das habilidades cognitivas e motoras, o que pode afetar diretamente a socialização. 
Segundo Lobo et al.(2012, p. 116), há um envelhecimento que envolve prejuízo não patológico, de funções cognitivas, psicológicas e de humor. E há um processo de envelhecimento patológico, que influencia diretamente o desenvolvimento humano, com doenças cardiológicas sanguíneas, ossos e articulações, entre outros impactos mais. 
Assim como a fase adulta, a infância e adolescência, a velhice tem características especificas que se referem ao comportamento humano e ao desenvolvimento, conforme a faixa etária. Visto que é um processo de aprendizagem por meio de adaptações com relação a novas situações, pois a cada momento é necessário passar por uma ressignificação em diversos contextos que envolvem a execução de atividades motoras e exercícios relacionados a cognição.
Dessa forma, deve-se procurar entender que todo processo de desenvolvimento relacionado á velhice, bem como as esferas biopsicossocial, com ou sem ausência de patologias, fazem parte de uma dinâmica de maturação e construção, o que envolve desenvolvimento particular em uma esfera social.

Continue navegando