Buscar

Desafio Sistematica e Pragmática REV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semântica e Pragmática 
Nome: Maria da Glória Lanne Melo 	 Matrícula: 9651
Curso: Letras Data: 13/09/2021
Escreva as respostas abaixo
Saussure, no início do século XX, foi um revolucionário no conceito da linguística moderna. No livro Curso de Linguística Geral, um compilado elaborado por dois de seus discípulos, consta que Ferdinand de Saussure desenvolveu sua doutrina em quatro dicotomias. Uma delas, a noção de significado e significante.
Para ele, tudo que já é existente e conhecido é representado por um signo linguístico, definido como uma entidade psíquica de duas faces, a combinação do conceito e da imagem acústica, unidos num todo indissolúvel, o significado e o significante.
A imagem sonora, a forma, a parte concreta do signo, suas letras e seus fonemas é o Significante. Os significantes apresentam-se um após o outro, formando uma cadeia, por exemplo, quando se utiliza a escrita para representá-los pela linha espacial de sinais gráficos¹. O conceito, a ideia transmitida pelo signo, a sua parte abstrata é o Significado.
Assim para o significante G-A-L-O:
Ao ouvir a sequência de sons que estruturam esse vocábulo, esses sons se identificam com a lembrança deles que está em nossa memória.
Essa lembrança propicia uma real imagem sonora armazenada no cérebro humano que é o significante do signo galo
O conceito que nos vem à mente é o significado desse signo e também se encontra armazenado em nossa memória.
SIGNO = conceito + imagem acústica
 significado + significante
Portanto para Saussure, o signo linguístico é composto por duas faces básicas: a do significado – relativo ao conceito, isto é, à imagem acústica, e a do significante – caracterizado pela realização material de tal conceito, por meio dos fonemas e letras. 
¹ .Revista Tabuleiro de Letras, PPGEL – Salvador, Vol.: 11; nº. 02, p. 179-192, dezembro de 2017. IS à ideográficas, até a chegada a uma escrita silábica e por conseguinte a uma escrita alfabética SN: 2176-5782

Outros materiais