Buscar

Epicondilite Medial: Músculos e Movimentos Relacionados

Prévia do material em texto

Armando, 48 anos, queixa-se de dor na região medial do cotovelo, que é exacerbada durante o arremesso da bola de beisebol. Também relata sensibilidade no epicôndilo medial. Ele procurou um ortopedista que observou no exame físico piora da dor na pronação resistida do antebraço e na flexão resistida do punho. O exame de imagem recente demonstrou presença de neuropatia ulnar. A partir destes dados, o ortopedista diagnosticou epicondilite medial.
 
O tratamento foi realizado com analgésico e anti-inflamatório não esteroidal. O médico encaminhou Armando para a fisioterapia e recomendou ao educador físico que o treina que ele modifique a mecânica dos gestos esportivos realizados por Armando, de maneira a minimizar o estresse repetitivo. O médico também explicou para Armando que os elementos estressantes das atividades de alto nível também podem ser aliviados com a alteração da frequência, da intensidade ou da duração da prática e que somente quando o processo inflamatório for controlado ele deve progredir aos exercícios resistidos realizados durante os treinos.
A partir da situação apresentada, cite quais músculos tem origem no epicôndilo medial do úmero. Leia com atenção o texto e cite quais músculos originados no epicôdilo medial do úmero estão relacionados com os movimentos avaliados pelo médico.
A epicondilite medial é causada principalmente pela realização de movimentos repetitivos, de forma que há uso excessivo da musculatura local e microtraumas no tendão.
Os músculos são: pronador redondo, flexor radial do carpo, epicondilo medial, palmar longo, flexor ulnar do carpo, flexor superficial dos dedos.
Bibiografia:
https://www.tuasaude.com/epicondilite-medial/
https://drarturutino.com.br/informacoes-uteis-aos-pacientes/epicondilite-medial/
https://maurogracitelli.com/blog/epicondilite-medial

Continue navegando