Buscar

ESTUDO DE CASO FASE A I CISTERNAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Também conhecido como cisterna, esse sistema nada mais é que um reservatório onde faz a captação e armazenamento da água da chuva. Ele é um equipamento econômico, sustentável e seguro, sendo utilizado para o reaproveitamento da água no uso doméstico.
Normalmente a cisterna ela é localizada no interior do solo, e funciona da seguinte forma: A água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, onde é eliminado os galhos, folhas e demais sujeiras seguindo para dentro do reservatório. Nele, existe um freio d’água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo. Quando a cisterna está cheia, o excesso de água é descartado através de um cifrão que é ligado direto na tubulação de água pluvial do sistema.
Já para captar o conteúdo do interior da cisterna, com ajuda de uma bomba e conjunto de sucção, a água é levada para caixa de água superior, onde ela passa por outra filtragem para deixar ainda mais limpa.
Ao armazenar a água ela poderá ser utilizada para descargas de banheiros, regadores de jardim, lavagem de pisos ou carros, entre outros usos secundários.
2- O pH como sabemos, ele possui escala de 0 a 14, sendo que o 7 indica um ponto neutro, abaixo de 7 são ácidos e acima de 7 são bases. Por tanto, através da correção do pH conseguimos saber o tipo de coagulante a ser usado no tratamento, para não dosar mais que o necessário, o que poderia baixar o pH da água e prejudicar o processo químico. A etapa de adequação do pH para a coagulação é uma das mais importantes no tratamento da água. E é justamente por isso que a acidez da água interfere no uso da água reaproveitada a partir da captação. No entanto, a influência das condições naturais, 
especialmente os valores de pH, podem gerar resultados incompatíveis com o estado de qualidade de determinado corpo d’água. Outros aspectos são mais importantes como o pH, ele indica a acidez da solução aquosa. Por meio dele é possível identificar o tipo da água, se é mais leve ou mais pesada por conta da quantidade de minerais, isso também depende do lugar onde o recurso foi extraído, como por exemplo, águas de superfície de lagoas, rios, ribeirões e represas. 
3- Prepare a tubulação > 
Furação do reservatório > 
Redutor de Turbulência (O redutor de turbulência faz com que a água entre por baixo do reservatório) > 
Descartador das primeiras águas da chuva (O descartador tem função de eliminar da sua cisterna a primeira água da chuva, sendo uma espécie de desvio, que, ao se encher, permite que o restante da água limpa siga para o reservatório da cisterna). > 
Filtro de folhas (O filtro de folhas tem o papel de reter a sujeira mais grossa proveniente do telhado, como galhos, folhas, insetos, etc). > 
Preparação da saída do sistema (dá vazão ao excesso de água no reservatório). > 
Inspecionador > 
Torneira (Pela torneira que você irá retirar a água que armazenou para usá-la em seu dia a dia). >
Saída do sistema.
Existem cuidados que devemos tomar para que a coleta da água de chuva seja feita com segurança. Antes de entrar na cisterna, a água da chuva que escoa pelo telhado e a calha da sua casa precisa passar por algum tipo de filtro que vai reter as impurezas, como galhos e folhas. É importante também que sua cisterna possua algum sistema para descartar o excesso de água de chuva quando sua cisterna estiver cheia. Para não se preocupar com a proliferação de insetos e contaminação da água da sua cisterna, todas as entradas e saídas devem ser vedadas e revestidas por telas. Lembrando que a água da chuva não pode ser considerada potável, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, nitrato, entre outras impurezas. Por isso, não é própria para o consumo humano, e sim, apenas uso doméstico. 
4- Onde eu moro infelizmente não existe ainda uma lei que obrigue o uso de cisternas. A Química é essencial para as melhorias dos processos de tratamento de água. É por meio de processos físicos e químicos que são retiradas as impurezas da água bruta e o esgoto bruto se torna efluente final e retorna ao rio. Além disso, a Química pode contribuir com o desenvolvimento de novos produtos para o tratamento de água ou esgoto que sejam provenientes de fontes renováveis e que diminuam a perda de materiais, melhoria dos processos de reuso de água, diminuição do consumo de energia e produção de resíduos.
5- As ODS’s são os objetivos de desenvolvimento sustentável com 169 metas. Para que seja de fato sustentável, eles estão visando em implementar cisternas como uso obrigatório em todas as cidades, assim coseguindo fazer a distribuição correta da água sendo viável ambientalmente e socialmente. Então, a água potável renovável que é praticamente escassa, poderia ser utilizada apenas para o consumo humano, e deixando para o uso doméstico somente a água captada das chuvas.

Outros materiais