Buscar

Avaliação I SINDICALISMO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação I – SINDICALISMO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA
Peso da Avaliação1,50 Qtd. de Questões10 Acertos/Erros10/0 Nota10,00
1 Na disciplina de Sindicalismo e Negociação Coletiva você estudou, entre outros assuntos, sobre um dos direitos fundamentais de todo trabalhador: a greve. Esse assunto é tão importante que merece ser revisado com quatro termos tratados durante toda a disciplina: Acordos Coletivos; Convenções Coletivas; Comissão de Representantes dos Empregados; e Plano de Contingência.
Qual foi criada para normatizar a liberdade sindical e a proteção ao direito de sindicalização, formada por apenas 21 artigos que contêm normas para a garantia da não interferência das autoridades públicas nas associações sindicais?
A Convenção nº 98 de 1949.
B Convenção nº 87 de 1948.
C Convenção nº 154 de 1981.
D Convenção nº 151 de 1978.
2 Era o contexto que se apresentava para que, futuramente, se fizesse necessária a criação da OIT, momento no qual as indústrias começaram a atrair as pessoas para os centros industriais, em busca de trabalho; porém, esse trabalho era extremamente precário, uma vez que não havia nem a presença dos sindicatos, que ainda não haviam sido criados, nem tampouco um órgão como a OIT que fosse responsável por criar regras e garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores.
Do que estamos falando?
A Revolução dos Trabalhadores.
B Revolução Industrial.
C Revolução Francesa.
D Revolução Operária.
3 Quando falamos em relações individuais ou coletivas, duas questões devem ser pensadas. A primeira é com relação ao interesse que envolve as reivindicações, e a segunda é a norma que é gerada. Com relação a esses dois conceitos, podemos afirmar que:
A A relação coletiva gera interesse de natureza transindividual e inclui os individuais homogêneos, coletivo no sentido estrito e o difuso.
B Para se ter o interesse não é necessário que este surja a partir de uma necessidade do indivíduo ou grupo.
C O interesse está relacionado a pessoas que estão em determinada classe em uma posição social heterogênea.
D Os grupos de interesse dos trabalhadores são também conhecidos como associação comercial.
4 Na classificação das relações coletivas de trabalho, as relações sindicais são aquelas que contam com a presença de um representante dos interesses coletivos.
Quem é esse representante?
A Patrão.
B Governo.
C Comunidade acadêmica.
D Sindicato.
5 Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, surge a ONU – Organização das Nações Unidas. A OIT passa a integrar a ONU, recebendo alguns ajustes durante a 29ª Conferência Internacional do Trabalho, na cidade de Montreal, em 1946. A OIT, então, dividia-se em duas vertentes: a humanista e a política. De acordo com as características das duas vertentes, associe os itens, utilizando o código a seguir. 
 I- Humanista.
 II- Política.
 (    ) Necessidade de criação de um órgão capaz de tornar internacionais as normas referentes aos direitos trabalhistas.
 (    ) Buscava a correção das condições de trabalho nas indústrias.
 (    ) Intervenção do Estado nas relações tanto sociais como políticas e econômicas.
 (    ) A atuação dos sindicatos influenciaria determinadas ações da OIT.
 
Assinale a afirmativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - I - II - II. 
B II - II - I - I.
C I - II - II - I.
D II - I - II - I.
6 Na disciplina de Sindicalismo e Negociações Coletivas você estudou, entre outros assuntos, sobre as relações coletivas de trabalho no âmbito internacional. É importantíssimo que você seja capaz de conhecer a estrutura e as funções dos órgãos da Organização Mundial do Trabalho (OIT).
Qual é responsável pela centralização e distribuição das informações referentes à regulamentação internacional da condição dos trabalhadores, bem como atuar no auxílio aos Estados-membros para a concretização das diretrizes definidas no âmbito da OIT?
A Repartição Internacional do Trabalho.
B Conselho de Administração.
C Conferência Geral dos Representantes dos Estados-membros.
D Organização das Nações Unidas.
7 O Direito Coletivo do Trabalho envolve os chamados direitos transindividuais, que são subdivididos em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. A classificação e a diferenciação de cada um está previsto no artigo 81 do Código de Defesa do Consumidor. Sobre estes direitos transindividuais, analise as sentenças a seguir: I- Tanto nos direitos difusos como os direitos coletivos, caracterizam-se pela indivisibilidade ou difícil divisibilidade dos interesses. II- Para ser considerados como direitos difusos, além de pertencer a um grande número de pessoas, deve ser impossível dividir e de definir exatamente os destinatários. III- A grande maioria das negociações coletivas e relações sindicais estará relacionada aos direitos coletivos, uma vez que dizem respeito aos interesses de um grupo específico de pessoas. IV- O Direito individual homogêneo é o único que não se aplica âmbito do direito sindical e das negociações coletivas. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.
8
8 A criação e o surgimento da OIT se deram no início do século XX, mais precisamente no ano de 1919, embora influenciada por fatos que remontam desde o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial e a concentração cada vez maior das pessoas nas cidades, em volta dos centros industriais que abrigavam as fábricas, locais de grande agrupamento de pessoas conectadas por vínculos de trabalho – e as injustas condições laborativas que lhes eram impostas. Com relação à OIT, assinale a alternativa CORRETA:
A A intenção da criação da OIT dividia-se em duas vertentes: a humanista e a política.
B A criação da OIT visava - e assim permanece até hoje - a uma universalização de caráter heterogêneo das condições e relações de trabalho.
C A política buscava a correção das condições de trabalho nas indústrias, uma vez que as circunstâncias eram pífias e insalubres para a vida dos trabalhadores – já que os empregadores eram pertencentes à classe burguesa.
D A humanística se demonstrou pela necessidade de criação de um órgão capaz de tornar internacionais as normas referentes aos direitos trabalhistas, notadamente no que tange à intervenção do Estado nas relações tanto sociais como políticas e econômicas.
9 Recentemente, em 2017, houve a reforma trabalhista, que promoveu várias mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Com relação às horas extras, antes da reforma, a duração normal do trabalho poderia ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de duas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA sobre como ficou definida a questãop das horas extras após a reforma:
A A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
B A duração semanal do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de quatro, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
C A duração semanal do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
D A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de quatro, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
10 As relações coletivas de trabalho são aquelas que envolvem um grupo de pessoas de forma diferente da relação individual de trabalho que se dá entre empregado e empregador, ou seja, para que se possa falar em relação coletiva de trabalho, deve-se estar diante de relações que envolvam os sindicatos das categorias profissionaisou econômicas, ou mesmo relações que envolvam a coletividade de empregados de uma empresa e os seus empregadores. Tendo como base os estudos sobre as relações coletivas do trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) A eleição de representantes de empregados dentro de uma empresa será obrigatória quando, na empresa, houver um número maior do que 100 empregados.
(    ) Uma empresa que veicule propostas de emprego discriminatórias na internet ou em jornais de grande circulação estará diretamente afetando interesses difusos, uma vez que não se pode determinar a quem essas propostas atingirão, e os sindicatos poderão atuar na defesa desses interesses.
 (    ) São interesses individuais homogêneos, capazes de ensejar a participação dos sindicatos de trabalhadores na defesa dos mesmos, aqueles que decorrem de um acidente de trabalho que atinge diversos trabalhadores da mesma empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B F - V - F.
C F - V - V.
D V - F - F.

Continue navegando