Buscar

avaliação I

Prévia do material em texto

1
O direito coletivo do trabalho possui, além das normas internas, um regramento jurídico internacional emanado, principalmente, das convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Entretanto, o Brasil não ratificou uma das principais convenções da OIT, pois ela vai ao encontro de normas constitucionais brasileiras. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a referida convenção:
A
Convenção nº 98.
B
Convenção nº 150.
C
Convenção nº 192.
D
Convenção nº 87.
2
As relações profissionais entre empresas e empregados necessitam de harmonia, direitos e obrigações entre as partes. A Reforma Trabalhista que ocorreu no ordenamento jurídico brasileiro implementou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho, por meio da Lei 13.467.
Em que ano isso aconteceu?
A
2020.
B
2017.
C
2007.
D
2021.
3
A realização da greve é um mecanismo utilizado pelos trabalhadores de diferentes partes do mundo para alcançar melhorias em sua situação de trabalho, como em questões de segurança, benefícios trabalhistas ou salariais. Sobre a greve, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A paralisação pode ser total ou parcial e em caráter individual, o que não poderá significar a dispensa por justa causa.
B
As greves eram eventos raros no século XIX, principalmente porque eram ilegais.
C
No Brasil, para que haja o exercício da greve, é obrigatória a participação do sindicato da categoria, uma vez que é atribuição dele a defesa dos interesses individuais e coletivos dos trabalhadores que fazem parte dele.
D
A greve é um direito do trabalhador. Se for decretada não abusiva, a paralisação é justa, devendo haver o pagamento dos salários aos trabalhadores.
4
O contexto que se apresentava para que, futuramente, se fizesse necessária a criação da OIT, era o da Revolução Industrial, momento no qual as indústrias começaram a atrair as pessoas para os centros industriais, em busca de trabalho; porém, esse trabalho era extremamente precário, uma vez que não havia nem a presença dos sindicatos, que ainda não haviam sido criados, nem tampouco um órgão como a OIT que fosse responsável por criar regras e garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores. 
Assim, após o fim da guerra, o que ocorreu?
A
Uma segunda guerra, dos operários e trabalhadores rurais.
B
A assinatura da Conferência de Paz em Versalhes.
C
A assinatura da Lei Áurea.
D
A queda financeira das empresas fabris.
5
A Reforma Trabalhista que ocorreu no ordenamento jurídico brasileiro no ano de 2017 implementou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho, por meio da Lei 13.467/2017. Os empregadores podem adequar melhor os contratos de trabalho para as necessidades da empresa e isso poderá ser acordado com a participação dos sindicatos das categorias. 
Referente a isso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Convenção coletiva.
B
Reforma trabalhista.
C
Teletrabalho.
D
CLT.
6
De acordo com Alvarenga (2007, p. 63), a Organização Internacional do Trabalho adotou, em junho do ano de 1998, a declaração relativa aos princípios e direitos fundamentais ao trabalho e seu seguimento. Esses direitos fundamentais fazem objeto de convenções internacionais reconhecidas como fundamentais. Com relação aos princípios fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre os princípios temos a questão da eliminação de todas as formas de trabalho forçado.
(    ) Esses princípios são submetidos apenas aos estados que ratifiquem as convenções em questão.
(    ) Estes princípios constituem um verdadeiro alicerce social fundamental mínimo no nível internacional.
(    ) A OIT determina que esses princípios sejam respeitados por todos os Estados membros, mesmo que não tenham ratificado a convenção a eles correspondentes. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. Revista eletrônica: acórdãos, sentenças, ementas, artigos e informações. Porto Alegre, RS, v. 3, n. 38, p. 56-71, jan. 2007. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12178/80598. Acesso em: 12 out. 2018.
A
V - F - V - V.
B
F - V - V - V.
C
F - V - F - V.
D
V - V - F - F.
7
A Lei 13.467/2017, que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho, estipulou uma nova ordem de preferência entre o que é estipulado por meio de lei e o que é estipulado por meio de negociações coletivas; e foi além, determinou também uma ordem de preferência dentre as formas de negociação coletiva, ou seja, entre acordos e convenções coletivas. A respeito disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As convenções coletivas sempre prevalecerão sobre os acordos coletivos.
(    ) Podem ser pactuadas horas extras diárias, em acordo coletivo, em número superior a duas horas.
(   ) A adesão ao Programa Seguro-emprego pode ser objeto de negociação coletiva.
(    ) Em negociação coletiva poderá haver estipulação de horário noturno equivalente ao horário diurno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - F - V - F.
C
F - V - F - F.
D
V - F - V - F.
8
Acordo coletivo é um instrumento de caráter normativo resultado de negociação pacífica entre uma empresa e uma entidade sindical dos trabalhadores. A convenção coletiva, por sua vez, resulta de negociação pacífica que atinge a categoria e ocorre entre uma entidade sindical dos empregadores e uma entidade sindical dos trabalhadores. Desse modo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que pode ser negociado no acordo coletivo e convenção coletiva:
A
Normas de identificação profissional, inclusive as anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
B
Licença-maternidade com a duração mínima de cento e vinte dias.
C
Adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE), de que trata a Lei nº 13.189, de 19 de novembro de 2015.
D
Salário-mínimo.
Revisar Conteúdo do Livro
9
Há direitos que são difusos, coletivos e individuais homogêneos.
Como eles são conhecidos?
A
Direitos Precavidos.
B
Direito Sindicalista.
C
Direitos Transindividuais.
D
Direito Previdenciário.
10
O Direito Coletivo do Trabalho, assim considerado em sentido amplo, envolve os chamados direitos transindividuais, que se subdividem em: direito difuso, coletivo e individuais homogêneos. De acordo com o seu conhecimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direitos Difusos.
II- Direitos Coletivos.
III- Direitos Individuais Homogêneos.
(    ) São aqueles que, embora também transindividuais, pressupõem a existência de uma relação jurídica base anterior e, por esse motivo, são de fácil individualização, já que são pertencentes a uma categoria específica de pessoas.
(    ) São aqueles que, por serem transindividuais, pertencem à coletividade, mas têm a particularidade de serem indivisíveis e impossíveis de individualizar.
(    ) São aqueles que decorrem de uma origem comum. São plenamente divisíveis e unidos na mesma relação para fortalecer os interesses daqueles que os defendem. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II.
B
III - II - I.
C
II - III - I.
D
II - I - III.

Continue navegando