Buscar

Crescimento Facial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRESCIMENTO FACIAL
· Conceitos:
Crescimento: aumento de tamanho ou volume, aumento no número de células.
Desenvolvimento: aumento da complexidade ou maturidade das funções; ocorre simultaneamente ao crescimento, como aprender a usar as mãos para escrever ou para levar o talher à boca. 
· Características:
Gradiente cefalocaudal de crescimento: estruturas do corpo humano muito próximas da região encefálica crescem mais precocemente que as estruturas distantes. 
OBS: A cabeça não diminuiu com o tempo, apenas cresceu mais do que as estruturas distantes. 
- Em um feto de 2 meses, a cabeça representa quase 50% de toda a estrutura do corpo humano. 
- Ao nascimento, a cabeça representa 20% da estrutura corpórea, enquanto os membros representam 1/3. 
- Já em um adulto, a cabeça representa 12% da estrutura corpórea, enquanto os membros representam metade dessa estrutura.
- Em um recém-nascido, a calota craniana tem o dobro do tamanho do complexo maxila-mandíbula, enquanto no adulto, ambos têm tamanhos bem parecidos e proporcionais. 
- A calota é uma estrutura mais próxima do encéfalo, por isso cresceu mais precocemente. 
Curva de Scammon: resumo gráfico da tendência de crescimento dos diversos tecidos do corpo humano (o desenvolvimento continua!). 
Tecidos neurais: tendem a crescer muito até os 3 anos de idade, a partir disso, fica estável. 
Tecidos gerais (músculos, ossos, vísceras): crescimento significativo até os 3 anos de idade, dos 3 aos 12 é mais tímido e a partir dos 12 anos começa um crescimento mais acelerado (puberdade – criança cresce). 
Tecidos linfóides: crescimento muito expressivo até os 11 anos de idade, a partir disso fica negativo (ex: involução do timo).
Tecidos genitais: crescimento significativo até os 2/3 anos de idade, dos 3 aos 12 é praticamente nulo e a partir dos 12 é bem grande (puberdade – adquirem características sexuais). 
· Teorias de crescimento craniofacial:
John Hunter (1771): observou mandíbulas secas de indivíduos de 4/5 anos (dentadura decídua completa); ficava intrigado com o espaço entre a distal dos segundos molares decíduos e a borda anterior do ramo da mandíbula, pois achava o espaço muito pequeno para desenvolvimento dos primeiros molares permanentes, que ocorre aos 6 anos de idade e apresentam face mesioclusal muito grande. 
- Provou que, em toda mandíbula, existe muita remodelação óssea (reabsorção e deposição), mas a região onde a remodelação é mais expressiva é no ramo da mandíbula, a qual acontece por muita reabsorção na região anterior do ramo e muita deposição na região posterior e superior; esse processo que abre espaço no corpo da mandíbula para o irrompimento do primeiro molar permanente. 
Sicher (1947): para ele, o crescimento craniofacial ocorre a partir das suturas, que apresentam tecido conjuntivo fibroso na sua composição (cartilagem só nas sincondroses), o qual aumenta em quantidade e promove o afastamento dos ossos; esse afastamento é o crescimento, consolidado pela calcificação das suturas.
Moss (1962) – Teoria da Matriz Funcional: tecido esquelético cresce e se mantém em resposta à presença de tecidos moles ou estruturas anexas; acreditava que, se um indivíduo perdesse o globo ocular, se não receber uma prótese, a órbita iria involuir porque perdeu a sua matriz funcional; o mesmo vale para indivíduos que perdem dentes posteriores e não fazem tratamentos com implante, com o tempo esse osso involuiria e seria reabsorvido, pois dente é matriz funcional da maxila e da mandíbula.
· Conceitos básicos:
Tipos de ossificação: 
 1. Ossificação endocondral: ocorre sobre um molde de tecido cartilaginoso onde há formação de tecido ósseo. Ex: ATM 
 2. Ossificação intramembranosa: a partir de tecido conjuntivo membranoso, células mesenquimatosas indiferenciadas se diferenciam em células mais especializadas, como os osteoblastos, os quais produzem a matriz osteóide que sofre calcificação e vira o tecido ósseo. 
Mecanismos de crescimento ósseo:
 1. Remodelação: aposição óssea na cortical onde há direção do crescimento e reabsorção óssea no lado oposto. Ex: mandíbula, como foi citado pela teoria de Hunter 
Mandíbula: muita deposição na direção posterior e superior e reabsorção na direção anterior; ocorre remodelação em toda a estrutura, porém é mais significativa no ramo;
Maxila: muita reabsorção na região anterior e deposição na região posterior superior, portanto, a remodelação é na direção do crescimento. 
 2. Deslizamento: movimento gradual da área de crescimento provocado pela deposição e reabsorção óssea, ou seja, pela remodelação. 
Mandíbula: o deslizamento é posterior e superior.
Maxila: o deslizamento é posterior e superior. 
 3. Deslocamento: movimento de todo o osso como uma unidade. 
 3.1 Deslocamento primário: deslocamento da maxila/mandíbula devido à remodelação do próprio osso no sentido contrário a esta remodelação
Maxila: ao realizar o movimento posterior e superior (remodelação), a maxila encontra a resistência da base do crânio, que funciona como um anteparo, promovendo o deslocamento ao sentido contrário (anterior e inferior) 
Mandíbula: ao realizar o movimento posterior e superior (remodelação), que é muito significativa no ramo, o côndilo encontra a resistência da fossa mandibular, onde está articulado, a qual funciona como um ponto de resistência e faz a mandíbula se deslocar anterior e inferiormente. 
 3.2. Deslocamento secundário: deslocamento da maxila ou mandíbula devido ao crescimento de outro osso. 
Maxila: está articulada à base do crânio, que tem crescimento no sentido anterior, o que empurra a maxila para anterior e inferior (mesmo sentido que o primário e complementar a este). 
 
Mandíbula: está articulada à fossa mandibular, que também apresenta crescimento anterior, que impulsiona a mandíbula no mesmo sentido do deslocamento primário. 
O crescimento é resultado dos três mecanismos, maxila e mandíbula crescem para frente e para baixo; se fosse considerar apenas os dois primeiros conceitos, seria para trás e para cima. 
· Crescimento da Maxila: 
- Ossificação intramembranosa com aposição de osso nas suturas: dentro das suturas craniofaciais (relação da maxila com zigomático, nasal..) existe tecido conjuntivo fibroso, o qual aumenta de volume e afasta os ossos. 
- Remodelação óssea e deslizamento: todos no sentido posterior e superior.
- Deslocamento: sentido contrário à remodelação e deslizamento por causa da resistência da base do crânio, sendo anterior e inferior. 
· Crescimento da Mandíbula: 
- Ossificação endocondral: guiado pelo molde de cartilagem que existe na ATM
- Ossificação intramembranosa: muito pouco no corpo da mandíbula
- Remodelação óssea e deslizamento: sentido posterior e superior 
- Deslocamento: sentido contrário à remodelação e deslizamento por causa da resistência da fossa mandibular, sendo anterior e inferior.

Outros materiais