Buscar

(contextualizada de Anatomia Aplicada a Enfermagem) Ana Reis Baia

Prévia do material em texto

Paciente sexo Masculino, 43 anos após um acidente automobilístico com traumatismo craniano aparente, é socorrido por uma equipe de saúde neste momento é percebido que: O paciente Abre os olhos por comando verbal, encontrasse desorientado, tendo como resposta motora uma flexão anormal e Reação pupilar é incompleta na qual apenas pupila direita se contrai ao passar um facho de luz.
 
Agora vamos lá!
 
· O paciente do caso citado, se encontra em qual nível na escala de Glasgow?
Abertura ocular + Resposta verbal + Resposta motora – Reatividade Pupilar
3 + 4 + 3 – 1 = 9 
O paciente encontra-se em nível moderado de acordo com a escala de Glasgow.
· Existe diferença para mensurar nível de consciência em crianças recém nascida e adultos? Descreva essa diferença.
O nível de consciência pode afetar pacientes de qualquer faixa etária e pode se manifestar de forma variada, desde desorientação temporo-espacial até um estado de coma profundo. 
Para os adultos é utilizado o comando por voz, movimentar o braço, a mão, abrir os olhos etc.
Já para recém-nascido não atende a comandos de voz.
· No caso do trauma ósseos da calota craniana, como ocorre a regeneração (remodelamento ósseo) desta estrutura?
A remodelação óssea é um processo contínuo no qual tecido ósseo maduro é removido (um processo denominado ressorção óssea) e novo tecido é formado (em um processo chamado de ossificação). Esses processos controlam o formato e a substituição de ossos após danos como fraturas, mas também controlam micro lesões, que ocorrem durante atividades normais.
· Devido ao trauma, foi observado a formação de um aneurisma na artéria comunicante anterior do polígono de willis. Qual a relação do trauma com a formação do aneurisma?
Os aneurismas são causados pelo afinamento ou abaulamento das paredes arteriais. Isso pode acontecer por herança genética ou outras doenças associadas que alguém possa possuir. A hemorragia subaracnóidea pode resultar de um aneurisma preexistente - pessoas com a parede da artéria fraca, pela pressão normal do sangue, podem formar uma pequena bexiga que fica pendurada na parede do vaso e a medida que cresce pode se romper. Sendo assim, o trauma pode levar ao rompimento.
· Foi observado uma lesão na região primária do movimento voluntário do paciente. Qual giro do telencéfalo foi possivelmente afetado?
Giro pré-central: localizado entre os sulcos pré-central (anteriormente) e central (posteriormente).

Continue navegando