A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
7b98a3bef7eaa4f703ce139a357a4350 (2)

Pré-visualização | Página 1 de 1

1)Como já é sabido o teorema de Stokes constitui uma generalização do teorema de Green (que trata de integrais sobre contorno fechados, em que se é necessário distinguir entre as duas orientações possíveis do contorno, uma das quais é escolhida como a orientação positiva), para o espaço tridimensional e pode ser utilizado para transformar determinadas integrais curvilíneas em integrais de superfície ou vice-versa.
 
Proposta
Com base no teorema de Stokes ou no processo de cálculo direto (sem o teorema de Stokes), calcule, apresentando os cálculos, o valor da integral:
∬Fn dS
Onde:
 
Fx,y, z=y i+x+y k, u,v=u,v,2-u2-v2
 
Com:
u2+v2≤1
 
Sendo n, a normal apontando para cima.
2) Em muitas situações cotidianas nos deparamos com sequências e sucessões que, na correria, não nos atentamos para a sua importância e beleza. Como vimos nesta unidade, Fibonacci, nome curioso pelo qual o matemático Leonardo Pisano ficou conhecido, é o pai de um dos padrões presente em inúmeros fenômenos da natureza. Podemos verificar na distribuição das pétalas de certas flores, crescimento de algumas plantas, ondas do oceano, e não podemos deixar de citar o número dos elementos de uma família de coelho, que foi onde tudo começou.
As sequências além de desvendarem esses fenômenos, entre outros, também são elementares para o estudo posterior das séries infinitas. A determinação de seu padrão é importante para o seu estudo e compreensão de seus elementos, bem como de sua aplicação.
Para facilitar a resolução de situações problemas envolvendo as sequências foram desenvolvidos métodos e estabelecidos teoremas, considerando que essas sequências são elementares em outros conteúdos e precisaremos recorrer a esses recursos para encurtar caminhos.
 
Proposta - A partir dos seus conhecimentos sobre as sequências, prove que:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.