Buscar

AD3-Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF) 
Curso de Administração Pública 
Disciplina: Filosofia e Ética 
Nome do Aluno: André Luiz do Nascimento Maximiano
 Polo: Paracambi
 Matricula: 19213110203
 Questões da Atividade a Distancia 3
1) Segundo Platão, qual a importância do conhecimento do Bem para a conduta ética?
R: Para o Filósofo que ainda, segundo estudiosos ainda demonstrava forte influência de seu mestre Sócrates, começa sua obra literária em forma de diálogos, às vezes fictício ou histórias verídicas. O conhecimento do bem nos faz criar conduta moral para um melhor desenvolvimento humano, esses Bem no sentido de coisas boas e condutas forçam o ser humano a tratar bem os seus pares. Platão acredita que Quanto mais as pessoas adquirem visão e conhecimento de bem, faz os seres chegarem num plano mais elevado, até atingir a forma justa.
2) Como pode ser definida a virtude, segundo Mênon?
R: Para ele a virtude pode ser ensinada, que é possível introduzir nos seres, e nas suas palavras ele diz que “A virtude é, para cada um de nós, com relação a cada trabalho, conforme ação e cada idade, da mesma forma o vício”. Ele responde com exemplos e não o conceito. Mas Sócrates o mostra que virtude é muito maior que conceitos.
3) Por que, para Platão, a virtude não pode ser ensinada?
R: Porque para ele a virtude já está incutida dentro dos seres, depende de como e quando ela vai aflorar, ele entendia que virtude é virtude, independente donde esteja e todas tem um caráter único. Logo, todos os vícios, costumes, assim como virtudes estariam dentro do ser; algo inato e intransferível. 
4) Por que, ainda de acordo com a ideias expostas na República, a razão deve ter, de um ponto de vista ético, privilégios em relação aos demais elementos da natureza humana?
R: Por que a razão predomina sobre as outras, ela te motiva a buscar todos os outros elementos naturais, a saber, fome, sede, prazer, riqueza, defesa própria. Ele usa um texto para explicar o que ele entende sobre justiça e o que é conduta correta, nesse texto que engloba outros temas a respeito da Filosofia.
O texto enfoca um tema que é discutido até hoje sobre Ética, que a ética só existe por medo da punição que sofrem as pessoas por não fazer o que é certo em relação ao senso comum. 
Referências Bibliográficas: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Ética: De Platão a Foucault. Ed Zahar, Rio de Janeiro, 2007.

Outros materiais