Buscar

AD2-Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF) 
Curso de Administração Pública 
Disciplina: Filosofia e Ética 
Nome do Aluno: André Luiz do Nascimento Maximiano
 Polo: Paracambi
 Matricula: 19213110203
 Questões da Atividade a Distancia 2
1) Quais os objetivos da metafísica, segundo Aristóteles?
R: Para Aristóteles a natureza e os todos os seres possuem essências, tudo é real e verdadeiro, existindo a pluralidade dos seres e a mudança é constante, seus antecessores pensam no ser como uma forma imperfeita de um ser perfeito, mas Aristóteles afirma que o ser da natureza tem a sua essência própria e que é possível que exista uma ciência sobre ela, a física. A metafísica que Aristóteles defende, tem por finalidade de que nelas as verdades primeiras os princípios universais e toda e qualquer realidade são conhecidos direta ou indiretamente pelo pensamento ou por intuição intelectual, e que há vários tipos de modalidades ou essências, a saber, A essência dos seres físicos ou naturais, cujo modo de ser se caracteriza por nascer, viver, mudar, reproduzir e desaparecer; dos seres matemáticos que não existem em si mesmos, mas existem como formas das coisas naturais, dos seres humanos, que além de ter características dos seres físicos ou naturais, são unicamente racionais e a essência do ser eterno, do divino, do perfeito e superior a tudo que existe e entendemos.
2) Quais as diferenças entre primeiros princípios e causas primeiras?
R: Os Primeiros Princípios que também pode ser chamada de Filosofia Primeira estuda as essências sem “separar” as essências, pois para Parmênides e Platão, pensavam de forma que as diferentes ciências seja pesquisada por suas respectivas ciências, Já as Causas Primeiras ou Metafísica estuda o “Ser Enquanto Ser”, ela entende que ser na sua totalidade se divide em partes do Ser que nos dá margem e abertura para três estudos: A do Ser Divino – O Ser perfeito. Os seres ou Essências Existentes e os da Características gerais de todos os Seres. 
3) Distinga entre matéria e forma, potência e ato, essência e acidente?
R: Dentro das causas primeiras, que explicam sobre a essência que para os Filósofos não é só o porquê, mas também o que e como é uma coisa e como ela é, aparecem às causas dos questionamentos e respostas a respeito da essência, e como ela se define. As causas Material, Formal, Eficiente e Final, nos mostram as características da Matéria, que é o componente de tudo que existe na natureza, e que pode se transformar, a Forma, é o que evidencia e determina a matéria, aquilo que ela representa o caminho da transformação da matéria. Potência é o que está dentro da matéria e no seu caminho da transformação que pode ser tornar a existir. Ato é o resultado de toda a potência que está contida na matéria, e porque não dizer que a certo modo é o produto final ou a consequência da potência. Essência é o que não muda independente de ser matéria ou forma, é o conjunto de características que a tornam aquilo que ela é. Acidente é o atributo que a essência pode ter ou não ter sem deixar de seu ser próprio.
4) O que é substância?
R: Também chamado de Sujeito, é a parte ou o suporte onde se realizam a matéria-potência, a forma-ato, sobre o qual atuam as quatro causas (material - matéria, Formal - aquilo que ela representa, Eficiente - quem deu origem e Final - qual é a finalidade). Aristóteles usa dois modos para explicar a substancia, a saber, Primeiro e Segundo Sentido. O primeiro é o real, o palpável, aquilo que existe. E no segundo sentido são as questões universais, os pensamentos que existe nos seres, o imaterial que podem ser entendidos e mensurado pelo pensamento. 
5) Que é estudar “o Ser enquanto Ser”?
R: É Entender que o Ser é maior do que simplesmente a matéria representa, de como o Ser ele é, o que o Ser é e como se transforma. É entender como o Ser passou a existir, a individualidade de cada um, o que pensa, como se transforma, de onde vem e para onde vai e como chegamos até aqui? Porque chegamos a esse ponto? Podemos melhorar ou vamos regredir no sentido de desaprender algo? Vários questionamentos, pois a Filosofia primeira nos via como cópia mal feita ou mal representada de algo perfeito, e através de Aristóteles, podemos entender que o Ser é maior e mais complexo do que se imaginava.
Referências Bibliográficas: CHAUÍ, Marilene. Convite à Filosofia. Ed Tática, São Paulo, 2002.
PORFÍLIO, Francisco. Metafísica de Aristóteles - Brasil Escola (9m:17s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4cZLlVt13WM. Acesso em 08 ago. 2019.

Continue navegando