Buscar

Classificação de Zoonoses e Tuberculose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aplicando-se os conceitos de classificação de zoonoses no contexto da tuberculose, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. 
(1 Ponto)
A tuberculose animal é uma zooantroponose em que o bovino é o hospedeiro específico.
 A tuberculose humana é classificada como antropozoonose direta.
A tuberculose bovina pode ser classificada como uma antroponose direta.
A tuberculose bovina é uma antropozoonose e o ser humano pode se infectar ao ingerir alimentos contaminados advindo de animais infectados.
A tuberculose é uma ciclozoonose direta.
Zoonoses são enfermidades transmitidas naturalmente dos animais ao homem. Apesar dos avanços verificados no seu controle, a incidência de zoonoses permanece alta em todos os países em desenvolvimento. Considerando as principais zoonoses, é correto afirmar que: 
(1 Ponto)
A tuberculose é uma zoonose, que pode ser eliminada pelo leite em casos de viremia e se encontra presente nas secreções respiratórias de animais infectados.
A tuberculose é uma das zoonoses mais difundidas no mundo e pode causar no homem uma infecção intestinal que se caracteriza por um período de incubação de 48 a 72 horas após a infecção. Caracteriza-se também por sintomas respiratórios e febre.
A tuberculose é desencadeada pela infecção de uma bactéria do gênero Mycobcterium.
O período de incubação da tuberculose é desconhecido.
O diagnóstico precoce da tuberculose é realizado por meio da coleta de pulmões de animais suspeitos e submetidos a imunofluorescência indireta e exame histopatológico.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, de abrangência mundial, que afeta seres humanos e outras diversas espécies animais. A principal espécie infectante para os bovinos é o Mycobacterium bovis, o qual é endêmico no Brasil e causa prejuízos econômicos, por redução da produtividade do rebanho e perdas de carcaças no frigorífico. Por se tratar de uma zoonose, nos seres humanos pode causar uma doença clínica e patologicamente indistinguível da infecção por Mycobacterium tuberculosis. Em relação a esta zoonose, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa mais adequada. 
(2 Pontos)
Crianças e idosos são os mais afetados na população, se infectando pelo consumo de leite, e desenvolvendo principalmente a forma pulmonar da doença.
A pasteurização do leite é um dos principais fatores que contribuiu para a disseminação desta zoonose no mundo.
A pasteurização do leite é um dos principais fatores que eleva a incidência desta zoonose no mundo.
As pessoas com deficiência imunológica são afetadas, principalmente por haver associação positiva da tuberculose com a soropositividade ao HIV.
Os tratadores de rebanhos infectados e trabalhadores de indústrias de carne constituem os grupos ocupacionais mais expostos a esta zooantroponose.
Originalmente, a vigilância epidemiológica significava a “observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos”. Sendo a tuberculose uma enfermidade com impacto em saúde animal pública, analise as afirmativas e assinale a alternativa mais adequada. 
(2 Pontos)
A tuberculose animal é uma doença de notificação compulsória imediata na confirmação laboratorial.
A tuberculose animal é uma doença de notificação compulsória imediata mensal.
A principal medida de prevenção, associada a tuberculose em bovinos, é a identificação de potenciais fontes de infecção em um rebanho, a partir da realização de exames sorológicos em animais doentes.
A tuberculose animal é uma doença de notificação compulsória imediata na suspeita.
A tuberculose animal é uma doença de notificação compulsória mensal.
A tuberculose é uma zoonose de importância mundial que, atualmente, representa um problema de saúde no Brasil. É uma doença contemplada em programas sanitários do MAPA, devido ao impacto negativo na economia e na Saúde Pública. Em relação ao diagnóstico desta enfermidade em rebanhos podemos afirmar que, dentre as provas de diagnóstico preconizadas pelo PNCEBT para tuberculose em rebanhos bovinos de corte, mas jamais para rebanhos leiteiros, pode ser utilizada a seguinte sequência: 
(2 Pontos)
Teste cervical comparativo como triagem e Bacteriológico como confirmatório.
Teste cervical simples para triagem e teste cervical comparativo como confirmatório.
Teste da prega caudal para triagem e teste cervical comparativo como confirmatório.
Teste cervical simples para triagem e bacteriologia como confirmatório.
Teste da prega caudal para triagem e bacteriologia como confirmatório.
(Adaptado, UFRB) O PNCEBT instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento — MAPA — em 2001, tem o intuito de combater dois dos principais problemas sanitários brasileiros e com grande impacto econômico. Com relação à prevenção dessas enfermidades, pode-se afirmar: 
 
Afirmação 1: A vacina B19, utilizada para a prevenção da Brucelose e tuberculose Animal e humana, caracteriza-se por ser viva, patogênica para seres humanos e inócua para bovídeos, sendo que a proteção a esses animais está relacionada à imunidade humoral. 
 
Afirmação 2: O controle da Tuberculose se fundamenta no conhecimento da situação sanitária do rebanho, com a identificação das fontes de infecção, que é feita através da implementação de uma rotina de testes tuberculínicos e abate sanitário dos animais reagentes.
(2 Pontos)
Apenas a afirmativa 1 é verdadeira
As duas afirmativas estão corretas
Apenas a afirmativa 2 está verdadeira.
O PNCEBT não aborda sobre prevenção destas doenças.
Nenhuma das afirmativas são verdadeiras

Outros materiais