Buscar

Av2, resumo do capitulo I (Leitura, Texto e Sentido) do livro KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo Contexto, 2006.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Larissa de Seabra Pereira Bianchi
Av2, resumo do capitulo I (Leitura, Texto e Sentido) do livro KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
O texto se inicia com a colocação do autor sobre a concepção de leitura, pontuando 3 tópicos: foco no autor, foco no texto e foco na interação autor-texto-leitor. No primeiro tópico o autor comenta sobre como o texto é a representação do pensamento do autor, no segundo, ele apresenta a língua como um código (instrumento de comunicação) a ser decodificado pelo leitor, no terceiro é tratado que o sentido do texto é construído na interação texto-sujeito onde os sujeitos são construtores sociais que se constroem e são construídos no texto. O foco principal deste capítulo é entretanto, a interação autor-texto-leitor.
No segundo subcapitulo, o autor traz a história “O Retorno do Patinho Feio” para exemplificar a interação autor-texto-leitor e como fazemos uso de estratégias de leitura naturalmente, sendo estas por exemplo: antecipação, hipótese, inferência, verificação, entre outras. Ou seja, a compreensão de um texto se da a partir das experiencias que tivemos em nossas vidas, cada pessoa é única portanto seu conhecimento é composto de diferentes maneiras. 
O autor é, portanto, uma figura capaz de impor sentidos em um texto e o leitor, decifra os “códigos” de acordo com seu conhecimento prévio. No Capítulo é pontuado a pluralidade de sentidos que um texto pode ter, sendo assim, interpretado de maneiras diferentes por pessoas diferentes, do mesmo modo, o autor/leitor podem usufruir de fatores que podem interferir na interpretação do texto, dificultando/facilitando a leitura como por exemplo um autor que faz uso de expressões/léxico antigo e um leitor que não conhece as expressões/léxico em comparação com um leitor que tem esse conhecimento prévio. 
O texto é um complexo, contando com a participação do autor e o leitor se tornando então um processo intricado entre ambos.

Continue navegando