Buscar

Atividade de Pesquisa 01 (1) Hidráulica e Pneumática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hidráulica e Pneumática
Aluno (a): JULIANE VIEIRA PINHEIRO
Data:02/04/2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
Atividade de pesquisa 01
1 – Quais as Características dos fluidos hidráulicos?
O fluido hidráulico é o elemento fundamental de um sistema hidráulico. Ele é um meio de transmissão de energia e força, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor, caraterizados por serem praticamente incompressivel, por sua viscosidade, antiemulsificação, medida de acidez (ou alcalinidade em raros casos), antioxidação, antiespumante e pelo antidesgastante.
Como os componentes hidráulicos possuem um custo relativamente alto, se faz necessário uma
avaliação minuciosa para escolha correta do óleo hidráulico, visando o máximo rendimento e o minimo de manutenção. Um bom dimensionamento é fundamental para um bom desempenho e durabilidade do sistema.
2 – Pesquise informações de como determinar o diâmetro interno apropriado para uma mangueira aplicada em uma linha de pressão com vazão de 16 GPM.
Utilizando o gráfico do sistema Parker de indicação de bitola por "traço" podemos ligar os 16 GPM (coluna a esquerda) à velocidade de 20 pés por segundo (velocidade máxima recomendada para uma linha de pressão), encontrando na coluna central o diâmetro interno 5/8"
3 - O que significa HIDRÁULICA? Pesquise a respeito.
Hidráulica é o sistema que utiliza fluido como meio de transmitir energia para execução de um trabalho, ela estuda as caracteristicas físicas dos fluidos em seu estado líquido, seja em repouso ou em movimento.
O estudo da hidráulica pode ser dividido em três partes: a hidrostática, que se dedica em compreender
o comportamento dos fluidos em repouso, a hidrocinética, que estuda os fluidos em movimento e
a hidrodinâmica, que leva em consideração as variáveis envolvidas no escoamento dos fluidos, como
forças da gravidade, da pressão, da tensão tangencial, da viscosidade, da compressibilidade e outras.
4 – O que é um Manômetro e quais os tipos existentes aplicados na hidráulica?
É um equipamento utilizado para medir a pressão de gases e liquidos, com diversas aplicações, podem ser utilizados para medir a pressão em máquinas industriais e pneumáticas, e até mesmo a pressão arterial.
Existem diferentes tipos de pressão como também tipos de manômetro, que internamente podem ser basicamente de 3 tipos:
Tubo de Bourdon em "C" (indicado para baixa e alta pressões) de 0,5 a 2500 kgf/cm2 • Tubo de Bourdon em Espiral (indicado para aplicações de baixa pressão) Alta precisão • Tubo em Helicoidal (indicado para aplicações de alta pressão) Robustez.
Um manômetro hidráulico é utilizado para medir a pressão de um sistema de fluido, assegurando que não haja fugas ou mudanças de pressão, que poderiam influenciar adversamente o desempenho do sistema. São frequentemente instalados para ser permanente ( também podem ser adquiridos como unidades portáteis e manuais), e utilizado para a medição e monitorização continua da pressão. Depois de um período de uso (de acordo com prazos pre determinados) esse medidor precisará ser testado para garantir que esta apurando a pressão corretamente, ser calibrado ou reparado se preciso.
5 – Pesquise sobre os tipos de fluído hidráulico e os mais utilizados.
O fluido hidráulico é o elemento vital de um sistema hidráulico industrial, sendo o mais comum à base de petróleo. Temos como fluidos o óleo mineral, fluido sintético, fluidos resistentes ao fogo, água-glicóis, emulsões em água e óleo ou fluidos biodegradáveis.
6 – Na hidráulica qual a finalidade do resfriamento do óleo? Quais os métodos de resfriamento existente?
O superaquecimento em operações no fluido hidráulico é causado por ineficiências. A ineficiências
resultam em perdas de energia na saida, que são convertidas em calor. A temperatura do fluido hidráulico que ultrapassar 82°C é capaz de danificar a maior parte dos selos de vedação e acelerar a degradação do óleo, a operação de qualquer sistema hidráulico acima desta marca deve ser evitada. Quando a temperatura do fluido está muito alta a viscosidade cai abaixo do valor ideal para os componentes hidráulicos. Isto também pode ocorrer abaixo de 82ºC, dependendo da viscosidade do fluido escolhido.
Existem duas maneiras de resolver problemas de superaquecimento em sistemas hidráulicos: diminuir a carga de calor ou aumentar a dissipação de calor (através do reservatório). Para um melhor resfriamento do fluido, é importante que a circulação desse fluido entre retorno e sucção da bomba seja otimizada, forçando o seu resfriamento.
7 – Como é realizada a especificação de bombas hidráulicas?
Deve ser analisada a vazão, pressão e as características do fluido que serão necessários para suprir o sistema, além de avaliar os custos e o regime de trabalho. (bombas manuais, de engrenagem, de parafuso, etc).
8 - O que Cavitação? Cite algumas Causas da formação da cavitação.
Um fluido mal selecionado pode causar fenômenos destrutivos ao equipamento, como a cavitação da
Bomba.
A cavitação é provocada quando, por algum motivo, gera-se uma zona de depressão, ou pressão negativa. Quando isso acorre, o fluido tende a vaporizar formando bolhas de ar. Ao passar da zona de depressão, o fluido volta a ficar submetido à pressão de trabalho e, as bolhas de ar implodem provocando ondas de choque, que provocam desgaste, corrosão e até mesmo destroem pedaços dos rotores, carcaças e tubulações.
Causas da cavitação: Filtro da linha de sucção saturado, respiro do reservatório fechado ou entupido, linha de sucção muito longe, muitas curvas na linha de sucção (perdas de cargas), estrangulamento na linha de sucção, linha de sucção congelada, dimensionamento incorreto da tubulação de sucção, reservatórios "despressurizados", cleo hidráulico de baixa qualidade, óleo de alta viscosidade. excessiva rotação da bomba, conexão de entrada da bomba muito alta em relação ao nivel de óleo no reservatório.
9 – O que é uma A válvula bypass?
É um dispositivo que desvía o fluxo do fluido, permitindo a passagem desse em apenas um sentido, para controlar a pressão.
Exemplo de situação: Se a manutenção do filtro não for feita, a diferencial de pressão através do elemento filtrante aumentará. Um aumento excessivo no diferencial de pressão sobre um filtro, no lado de sucção de um sistema, poderá provocar cavitação na bomba. Para evitar esta situação, uma válvula limitadora de pressão de ação direta, ou simples, é usada para limitar o diferencial de pressão através do filtro de fluxo pleno. Este tipo de válvula limitadora de pressão é geralmente chamado de válvula de bypass.
10 - A contaminação causa problemas nos sistemas hidráulicos porque interfere no fluido. Cite alguns tipos de filtros atuantes em sistemas hidráulicos descrevendo as suas aplicações.
Mediante há a necessidade de manter as impurezas distantes dos componentes para que não aconteça perda de potència ou desgaste. É preciso retirar as impurezas, melhorar o deslizamento das superficies metálicas e agilizar a evaporação térmica, evitando baixa na precisão e incentivando proteção contra corrosão, para isso há os filtros de pressão, retorno e sucção.
Filtros de pressão, estão localizados na saída da bomba, para aguentar uma maior pressão do sistema e, ainda assim, reter particulas que derivaram do filtro de sucção e da bomba, garantindo maior vida útil aos componentes presentes após a linha de pressão. Também fazem a proteção de sistemas ou
componentes criticos e complexos Filtros de retorno estão presentes na linha de retorno dos sistemas, proporcionando a remoção de pequenas partículas presentes no fluido derivadas do sistema por onde o fluido passou antes de seu retorno para o reservatório.
Filtros de sucção são para proteção da bomba eestão presentes na linha de sucção do sistema. Devem ser usados como filtro mais "aberto", mantendo a depressão de sucção baixa.

Continue navegando