Buscar

Trabalho estudo de caso ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Vital Artur Figueiredo Ribeiro
Turma: Ciências Econômicas
Período: 2°
1- 	Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas? Quais foram os fatores que contribuíram para a desmotivação dos trabalhadores?
Resposta: Fernando teve que lidar com um sistema arcaico de organização e funcionários desmotivados. Um dos fatores para a desmotivação dos funcionários era, a excessiva formalização da empresa era responsável, o que levou a estagnação das vendas, seguidos de prejuízos.
2 - 	Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso? Distinga, entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais.
Resposta: A teoria dos dois fatores, pois a empresa utilizava somente os fatores higiênicos, esquecendo-se do funcionário e sua necessidade e somente se lembrando de supervisão, o que leva a cobranças constantes, outro fator era a falta de comunicação entre todos os setores e todos os funcionários. Após a entrada de Fernando na empresa, os fatores motivacionais foram implementados, motivando a criatividade e a capacidade, melhorando a comunicação, trazendo assim responsabilidades e reconhecimento.
3- 	Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou para as pessoas? E Márcio Utsch? Como a teoria de contingência de Fiedler pode ajudar a compreender a atuação desses dois executivos?
Resposta: Fernando era mais preocupado com as pessoas, pois ele tentava fazer seus funcionários se sentirem bem e motivados para realizar suas funções. Com isso, ele acreditava que as tarefas seriam realizadas com eficácia e a harmonia da empresa seria refletida nos produtos. Já Marcio era preocupado com a tarefa, pois segundo Fernando “Marcio é ágil e agressivo, se sai muito bem diante de desafios”. Além disso, ele é muito disciplinado e rígido com as pessoas com qual trabalha, mesmo sendo do alto escalão. Segundo a teoria contingencial da liderança, a empresa ganha, pois cada um tem o lado da balança. A estratégia de arrumar a empresa no setor dos funcionários, ajudou muito a empresa a se reestruturar, após a empresa passar por uma repaginada, Marcio entra para comandar as tarefas difíceis da empresa, como fazer novos produtos, mudar produtos que já existem no mercado, como por exemplo a havaianas, que agora possuem vários tipos de estampa.

Continue navegando