Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA BIOFISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
ANDERSON GABRIEL PEREIRA DE SOUSA
01440957
FARMÁCIA
 A principal função do coração consiste em bombear sangue, o que exige a geração de uma força contrátil do coração. (REECE, 2016; HALL, 2017). Essa força é decorrente do potencial de ação cardíaco, ou seja, para a realização de uma atividade mecânica há exigência de atividade elétrica (KLEIN, 2014).
 O potencial de ação do miocárdio é composto por dois componentes que podem ser separados e cada resposta pode propagar-se de forma isolada. Esses dois componentes são chamados de rápidos e lentos, sendo que o componente rápido se assemelha muito ao potencial de ação encontrado nos nervos. Assim, a sua despolarização depende da entrada de sódio pelos canais rápidos de sódio. Já os componentes lentos representam a resposta elétrica características das células do miocárdio. Sua taxa de despolarização é muito menor quando comparada ao componente rápido e a sua velocidade de propagação no tecido muscular cardíaco é muito menor. 
 ECG é a sigla para Eletrocardiograma, exame muito solicitado na área de saúde. Sua finalidade é detectar certos transtornos do coração, como arritmias, aumento das cavidades cardíacas, infarto do miocárdio, patologias da coronária, entre outros. Existe um equipamento específico para isso: o aparelho de ECG, que também existe na versão portátil. 
 O eletrocardiograma possibilita a avaliação elétrica da atividade do coração em repouso. A cada batimento, é produzida eletricidade que é transmitida à pele e captada por eletrodos. Quando a pessoa entra em óbito (uma parada cardíaca, por exemplo), aparece somente uma linha reta na tela do computador, pois a atividade elétrica cessou. 
 A bradicardia representa um contingente baixo de batimentos cardíacos, um número reduzido dos batimentos. Considerando uma pessoa adulta, a frequência cardíaca varia entre 50 a 90 batimentos por minuto. Logo, a bradicardia seria quando estes batimentos permanecem estacionados abaixo de 50 batimentos por minuto. A taquicardia já seria a situação oposta: quando os batimentos cardíacos ultrapassam e permanecem acima de 90 por minuto

Continue navegando