Buscar

teste 7 gestao escolar

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CEL0372_A7_202002073391_V1
	
	
	
	
		Aluno: JULYANNE SILVA FERNANDES MEGUINS FERREIRA
	Matr.: 202002073391
	Disc.: GESTÃO ESC TEOR E PR 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A organização da política social no Brasil, atualmente, se dá por meio de uma Agenda Social, que contém o PPA - Plano Plurianual. Selecione a única opção, abaixo, que está em desacordo com seus objetivos.
	
	
	
	Reduzir a desigualdade social.
	
	
	Consolidar uma política centralizadora.
	
	
	Ampliação das políticas ligadas à saúde.
	
	
	Buscar a gestão integrada das políticas, promovendo oportunidades.
	
	
	Incentivar a pactuação federativa entre União, estados e municípios.
	
Explicação:
Em linhas gerais, os grandes objetivos da Agenda Social são: reduzir a desigualdade social; consolidar uma política garantidora de direitos; buscar a gestão integrada das políticas, promovendo oportunidades; e incentivar a pactuação federativa entre União, estados e municípios.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A proposta da gestão escolar democrática está voltada para a formação de cidadãos críticos,  sendo alcançados os objetivos a partir da criação de uma ambiência de aprendizagem comprometida com:
	
	
	
	a centralidade no currículo disciplinar e nas avaliações somativas e classificatórias sobre os conteúdos de ensino.
	
	
	a organização dos planos de ensino a partir das determinações do Mec e das secretarias de educação, não sendo necessário articular o conhecimento científico ao conhecimento popular.
	
	
	a mediação/transposição didática disciplinar baseada nas teorias educacionais de ajuste, incentivando-se o diálogo com ambas as lógicas: teoria e pratica, escola e sociedade.
	
	
	o domínio dos recursos tecnológicos pelo docente, visando formar mão de obra para as empresas e atender as demandas exclusivas do mercado de trabalho.
	
	
	a elaboração do projeto político pedagógico, de modo que a direção geral é a responsável por definir o tema do PPP e os procedimentos de ensino a serem adotados pelos docentes.
	
Explicação:
A proposta da gestão democrática escolar é cuidar para que a escola seja reconhecida como um espaço plural, sociocultural, heterogêneo, em que o currículo disciplinar é articulado ao currículo real, vivido.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Acerca do trabalho com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na escola, observe as afirmativas abaixo
1. O Estatuto da Criança e do Adolescente deve, além de respeitado, ser trabalhado curricularmente, para que os alunos, principais interessados em seu conteúdo, comecem desde logo a tomar parte ativa em seu processo de formação para a cidadania.
2. O s conteúdos do Estatuto da Criança e do Adolescente devem constituir uma disciplina obrigatória da Educação Básica, sendo trabalhada, preferencialmente, no Ensino Médio, quando os alunos já terão maturidade para discutir suas principais questões.
3. Também nos processos de formação continuada dos profissionais da escola, a equipe gestora deve incluir elementos do ECA para conhecimento e reposicionamento dos educadores em seu trabalho e em suas relações com os alunos e famílias.
Está(ão) correta(s):
	
	
	
	as afirmativas 1 e 2.
	
	
	as afirmativas 2 e 3.
	
	
	somente a afirmativa 2.
	
	
	as afirmativas 1 e 3.
	
	
	somente a afirmativa 3.
	
Explicação:
A criação de uma disciplina com os  conteúdos do Estatuto da Criança e do Adolescente não garante os direitos assegurados na legislação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No que se referem às críticas  aos defensores da relação direta entre educação e economia, estas não desconhecem a importância da escola para o desenvolvimento econômico de uma nação. Assinale a opção que realça o sentido da relação entre educação e economia defendida pelos pensadores críticos das políticas educacionais.
	
	
	
	Articulação entre escola e economia deve privilegiar a lógica mercantil.
	
	
	Articulação entre escola e economia deve ser pensada tendo a obrigação de preparar para a empregabilidade.
	
	
	Articulação entre escola e economia deve ter como categorias norteadoras a competitividade e a produtividade.
	
	
	Articulação entre economia e gestão escolar é prioridade sobre o pedagógico
	
	
	Articulação entre escola e economia não pode se estabelecer subordinando a escola ao capital.
	
Explicação:
A função da escola é social, diferente da função mercadológica.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo Lück (2010), na gestão democrática participativa:
	
	
	
	atribui-se mais ênfase nas tarefas a serem executadas do que nas pessoas;
	
	
	existem reuniões sempre, porém as decisões não são encaminhadas para novos direcionamentos.
	
	
	a equipe escolar define os objetivos sociopolíticos da escola;
	
	
	o poder é centrado no diretor, destacando-se as relações de subordinação;
	
	
	adota-se um rígido sistema de normas e procedimentos burocráticos no controle das atividades escolares;
	
Explicação:
A comunidade escolar delibera sobre os processos de gestão.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O projeto pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos. Para projeto de tal envergadura, é necessária a parceria de universidades, de entidades de classes, empresários, gestores educacionais e escolares, professores, técnicos e, também, da cúpula dos órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino. Todos têm saberes, experiências e expectativas que não aparecem em questionários e enquetes. É necessário, sobretudo, deixar o aluno falar, manifestar suas angústias, desejos, anseios, o que pode contribuir para a elaboração de um projeto pedagógico situado e contextualizado. (SANTOS, C. R. A gestão educacional e escolar para a modernidade. São Paulo: Cengage Learning, 2008, p. 61.)
Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um Projeto Pedagógico (PP)
 
	
	
	
	deve envolver toda comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudança necessários a uma educação de melhor qualidade.
	
	
	parte da Gestão Escolar que procura envolver professores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar para a solução de problemas específicos levantados.
	
	
	tem como objetivo principal reafirmar valores éticos e morais e propor ações em busca da consolidação desses valores na sociedade.
	
	
	deve partir das angústias, desejos e anseios dos estudantes a serem incluídos no contexto escolar.
	
	
	necessita da participação da universidade e de órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino para mediação dos conflitos existentes entre escola e comunidade escolar.
	
Explicação:
A participação da comunidade escolar é indispensável na elaboração do projeto Pedagógico.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A organização da política social no Brasil, atualmente, se dá por meio de uma Agenda Social, que contém o PPA - Plano Plurianual. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	O acesso a essa Agenda é restrito, bem como aos projetos e programas, principalmente os direcionados à educação, para se evitar vazamento de dados sigilosos.
	
	
	A Agenda Social constitui questões necessárias para a garantia do acesso aos direitos básicos a todos dos cidadãos, como cultura, educação e saúde.
	
	
	Questões relacionados aos povos quilombolas e indígenas ficamde fora da discussão da Agenda, pois essa população tem autonomia plena em relação ao alcance de seus deveres e direitos.
	
	
	A Constituição diz que a igualdade de direito sobressai a equidade, assim, é proibido se discutir questões ligadas à qualquer minoria, como necessidades de povos e comunidades tradicionais.
	
	
	Nessa agenda não podem ser discutidos planos a serem realizados a curto prazo dentro de um governo específico, como a ampliação dos benefícios do Bolsa Família.
	
Explicação:
Em linhas gerais, os grandes objetivos da Agenda Social são: reduzir a desigualdade social; consolidar uma política garantidora de direitos; buscar a gestão integrada das políticas, promovendo oportunidades; e incentivar a pactuação federativa entre União, estados e municípios.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. "Cidadania: direito de ter direito". Logo, em se tratando do direito à formação básica e acesso ao nível superior, estamos nos referindo ao direito do cidadão ao seguinte setor da sociedade:
	
	
	
	Lazer
	
	
	Educação
	
	
	Saúde
	
	
	Transporte
	
	
	Moradia
	
Explicação:
Educação

Continue navegando

Outros materiais