Buscar

Direito Tributário e Empresarial 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1As fontes do direito tributário são formais e materiais. As fontes materiais são os fatos do mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária, já as formais são os atos normativos que introduzem regras tributárias no sistema. Sobre as fontes do Direito Tributário, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Constituição Federal. II- Lei Complementar. III- Lei Ordinária. IV- Decretos Regulamentares. ( ) Tem como principal objetivo a regulamentação da lei, fixando os pontos básicos, assim como promover o detalhamento do respectivo assunto. ( ) Além de regulamentar as limitações constitucionais à força tributária do Estado, também estabelece as normas gerais em matéria de legislação tributária. ( ) É a principal fonte do direito tributário, constituindo a base de sustentação de todo o sistema tributário. ( ) É responsável pela criação de tributos ou a sua extinção, assim como definição de fato gerador da obrigação tributária principal, fixação da alíquota do tributo e da sua base de cálculo, dentre outros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - IV - III - II.
B
I - III - II - IV.
C
III - II - IV - I.
D
IV - II - I - III.
2A Constituição Federal não cria tributos, apenas estabelece competências para que, através da lei, as pessoas políticas os possam criar. Com relação à competência residual tributária da União Federal outorgada pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
A
É direito da União instituir impostos não previstos no artigo 153, da Carta Magna, desde que eles sejam não cumulativos e não tenham base de cálculo própria dos demais impostos descritos na Constituição.
B
É o direto da União instituir impostos e contribuições sociais por portaria, desde que não cumulativos.
C
Esse direito não está sujeito ao princípio de legalidade e somente pode ser utilizado em caso de guerra ou comoção interna grave.
D
É o direito de instituir taxas e contribuições de melhoria.
3Por vezes, a lei por si só não é de comando suficientemente claro ou necessita de uma complementação para que possa ser efetivamente cumprida. Essa complementação é chamada de normas complementares. Sobre normas complementares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) São normas complementares os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas. ( ) São as normas editadas pelo Presidente da República, com autorização expressa do legislativo. ( ) São também conhecidas como convênios celebrados entre os entes federativos (União, Estado, Distrito Federal e municípios). ( ) Têm força de lei, e após sessenta dias precisam ser apresentados ao Congresso, para que a referende ou não. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - F - V - F.
C
V - V - F - V.
D
F - V - F - V.
4A criação e progresso do Estado fez com que a necessidade de tributar fosse condição mínima para sua mantença e da própria sociedade, pois até os dias atuais a arrecadação de tributos é a principal fonte de receita pública. Sobre os conceitos de direito tributário e direito financeiro, analise as seguintes afirmativas: I- O Direito Financeiro é um ramo do direito público. II- O Direito Tributário é um ramo do direito privado que trata das relações entre o fisco, os contribuintes e os responsáveis. III- O Direito Tributário tem por objetivo a disciplina do orçamento público, das receitas públicas, da despesa pública e a dívida pública. IV- A terminologia “direito tributário” veio a ser adotada no ordenamento jurídico brasileiro apenas a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e III estão corretas.
C
Somente a afirmativa I está correta.
D
Somente a afirmativa II está correta.
5Sabe-se que uma das condições que caracterizam o sujeito como empresário é exercer atividade econômica. Contudo, além das condições, existem também alguns requisitos. Sobre tais requisitos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Obrigatoriedade de ter um empregado.
B
Habilidade técnica e curso superior.
C
Plano de negócios registrado na junta comercial.
D
Inscrição do empresário no órgão competente.
6A obrigação tributária é um fato jurídico previsto em lei que faz nascer o dever de pagar tributos ao Estado. O sujeito passivo, que é o contribuinte ou responsável, está obrigado por lei a satisfazer a obrigação tributária. Sobre a obrigação tributária, analise as seguintes afirmativas: I- A obrigação principal nasce com o fato gerador, e a prestação é a entrega do dinheiro ao Estado credor. II- A obrigação acessória nasce apenas com uma prestação positiva, ou seja, obrigação de fazer. III- A causa da obrigação tributária é o fato gerador e o objeto é a prestação a ser paga. IV- A obrigação acessória nasce com uma prestação positiva ou negativa, com interesse de arrecadar ou fiscalizar os tributos. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
Somente a afirmativa II está correta.
7A partir do Código Civil de 2002, art. 889 §3º, foi possível a criação de títulos de crédito a partir de meio eletrônico ou magnético de dados. A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenha alguns requisitos considerados essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Deve estar expresso na cártula a denominação “Nota Promissória”. ( ) Assinatura do credor e devedor. ( ) O valor a ser pago e a quem pagar. ( ) Assinatura do emitente ou mandatário. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - F - V - V.
D
F - F - V - V.
8Empresário e empreendedor muitas vezes são tidos como sinônimos, contudo, uma diferença básica percebida é que o empreendedor arrisca, inova, já o empresário age com mais cautela, conservadorismo. O ideal seria ser um empresário empreendedor, atingindo o equilíbrio. Para que a pessoa seja caracterizada como empresário, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses requisitos:
A
Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
B
Atividade econômica não organizada.
C
Somente pessoa física.
D
Sede própria.
9A sociedade empresária busca principalmente o lucro, realiza uma atividade organizada, visa à produção ou à circulação de bens e serviços. Ainda, a sociedade deverá ser inscrita no órgão competente, tendo como elemento o nome empresarial. Quanto ao que se trata de sociedade empresária, assinale a alternativa CORRETA:
A
Sociedade Anônima em conta de participação.
B
Sociedade Simples.
C
Sociedade em Nome Coletivo, sem participação nos lucros.
D
Sociedade Limitada.
10A obrigação tributária é um fato jurídico previsto em lei que faz nascer o dever de pagar tributos ao Estado. Os elementos que compõem a obrigação são o sujeito ativo, passivo, objeto e causa. Ainda, tal obrigação, de acordo com o Código Tributário Nacional, pode ser principal ou acessória. Sobre os aspectos da obrigação tributária, analise as seguintes afirmativas: I- Somente a obrigação acessória necessita de fato gerador, uma vez que a obrigação principal decorre de lei. II- A obrigação principal é quando o contribuinte possui o dever de pagar o tributo. III- A obrigação acessória é quando a lei prevê uma obrigação de fazer ou não fazer. IV- O não cumprimento da obrigação acessória a converte em obrigação principal. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa I está correta.
B
As afirmativas I e IV estão corretas.
C
As afirmativas I e III estão corretas.
D
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
11(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedoresnegociassem livremente os termos de um acordo para o pagamentos das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. Com relação à legislação pertinente, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015.
A
A decisão que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo extrajudicial, podendo ser questionado por meio do recurso de apelação.
B
Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.
C
A decisão que rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
D
A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.

Continue navegando